Estudo de Salmos 111:9 – Comentado e Explicado

Enviou a seu povo a redenção, concluiu com ele uma aliança eterna. Santo e venerável é o seu nome.
Salmos 111:9

Comentário de Albert Barnes

Ele enviou redenção ao seu povo – na libertação deles do Egito. Ele agora o enviou em um sentido mais elevado sob o grande Libertador, o Salvador.

Ele ordenou sua aliança para sempre – Ele a ordenou ou designou. A aliança é aqui representada como se fosse obediente à vontade de Deus, ou sob seu controle. A aliança se refere aos seus arranjos com o seu povo; suas garantias de favor, com os termos nos quais esse favor será mostrado.

Santo e reverendo é o seu nome – Santo e para ser venerado; literalmente, “ser temido”. Ou seja, ele mostrou em tudo isso que ele é santo e que ele é um Ser que deve ser reverenciado.

Comentário de Scofield

redenção

(Veja Scofield “ Isaías 59:20 “) . Veja Scofield ” Êxodo 14:30 “.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele enviou, etc. Citado em Lucas 1:68 .

redenção. Envolve três coisas: (1) Seu povo; (2) Sua aliança; (3) o nome dele

Piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

reverendo = ser temido. Hebraico. nora “ de yare” ter medo. A parte nifal (como aqui) se tornou “terrível” (5); “ser temido” (3); “medroso” (2); “com medo” (1); “ter reverência” (1); “reverendo” (1); “terrível” (24); “atos terríveis” (1); “coisas terríveis” (5); “terribilidade” (1). Compare Salmos 45: 4 ; Salmos 47: 2 ; Salmos 65: 5 ; Salmos 66: 3 , Salmos 66: 5 ; Salmos 68:35 ; Salmos 76:12 ; Salmos 99: 3 ; Salmos 106: 22 , & c.

Comentário de Adam Clarke

Ele enviou redenção – Ele enviou Moisés para resgatá-los do Egito; vários juízes para libertá-los das mãos de seus opressores; Esdras, Neemias e Zorobabel, para livrá-los da Babilônia; e o Senhor Jesus para resgatar todo um mundo perdido do pecado, miséria e morte.

Santo e reverendo é o nome dele – A palavra reverendo nos vem dos latinos, reverendo , e é composta de re , intensivo e vereor , a ser temido; e o reverendo mais ou certo, reverendissimus , significa ser muito temido. Esses termos agora são apenas títulos de respeito eclesiástico, especialmente no ministério protestante; mas houve um tempo em que não havia títulos vazios. Tal era o poder do clero, que, quando não andavam no temor do Senhor, faziam o povo temer, e eles mesmos deviam ser temidos; mas, quando o poder secular foi adicionado ao espiritual, eles eram verdadeiramente reverendos e reverendissimi, a serem temidos e grandemente temidos. Mas o reverendo não é aplicado a Deus dessa maneira; nem a palavra ???? nora suporta esta significação; significa antes terrível: Santo e terrível, ou santo e tremendo, é o nome dele. Este título não pertence ao homem; nem qualquer ministro, ao assumir o título reverenciado, assume isso. De fato, a palavra reverendo, como agora usada, nos dá uma concepção muito imperfeita do termo original. Santo e tremendo é o nome de Deus. Ele é glorioso em santidade, temeroso em louvores, fazendo maravilhas, tanto no julgamento quanto no caminho da misericórdia.

Comentário de John Calvin

9 Ele enviou redenção ao seu povo O que ele já havia declarado é aqui repetido em palavras diferentes. E como a libertação de seu povo foi o começo de sua salvação, ela é introduzida pela primeira vez; a seguir está subordinada sua confirmação na lei, pela qual acontece que a adoção de Deus nunca poderia falhar. Pois, muito antes disso, Deus havia estabelecido sua aliança com Abraão, que também foi a ocasião da redenção do povo; no entanto, o que é mencionado aqui se refere exclusivamente à lei, pela qual a aliança foi ratificada, para nunca ser anulada. A quantia é que, na libertação do povo, Deus não fez a parte de um pai benéfico, apenas por um dia, mas que, na promulgação da lei, ele também estabeleceu sua graça, que a esperança da vida eterna pode continuar para sempre na Igreja. Além disso, você deve prestar atenção cuidadosa ao que eu já adverti em outros lugares, e ao qual eu divulgarei mais detalhadamente nos Salmos 119: 0 , onde é mencionada a lei: Que os mandamentos não devem ser tomados sempre abstratamente, para o Santo O espírito, de maneira especial, refere-se às promessas que estão em Cristo, pelas quais Deus, reunindo seu povo escolhido para si mesmo, os gerou novamente para a vida eterna.

Comentário de John Wesley

Ele enviou a redenção ao seu povo; ele ordenou sua aliança para sempre: santo e reverendo é o seu nome.

Redenção – A libertação do Egito, que era um tipo dessa maior redenção por Cristo.

Comandado – Nomeado ou estabelecido firmemente por seu poder e autoridade.

Para sempre – Através de todas as gerações sucessivas de seu povo até o fim do mundo.

Reverendo – Terrível para seus inimigos, venerável aos olhos de seus povos e santo em todos os seus tratos com todos os homens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *