Estudo de Salmos 113:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor.
Salmos 113:1

Comentário de Albert Barnes

Louvai ao Senhor – Margem, como em hebraico, “Aleluia”. Veja as notas no Salmo 106: 1 .

Louvai, ó servos do Senhor – vocês que professam servi-lo e obedecê-lo; que o reconhecem como seu Deus. No original, esta também é a palavra “Hallelu”, ????? halelû Louvado seja o nome do Senhor – Ainda a mesma palavra “Hallelu”. O nome do Senhor é colocado aqui, como costuma ser, para o próprio Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 113.

Uma exortação a louvar a Deus por sua excelência e por sua misericórdia.

ESTE e os cinco salmos seguintes foram chamados pelos judeus de ??? hallel, ou hinos; eram usados ??nas festas das novas luas e em outras ocasiões solenes, especialmente na noite pascal, depois de comerem o cordeiro. O evangelista faz alusão a esse costume, Mateus 26:30 . Marcos 14:26 . A intenção deste salmo é, excitar os homens a louvar a Deus por sua boa providência, vários exemplos dos quais são aqui mencionados; e particularmente sua misericórdia para com o mundo gentio, ao tornar a mulher estéril uma alegre mãe de filhos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 113: 1-3 . Louvai, ó servos do Senhor – levitas, que são particularmente dedicados a esta obra solene, e às vezes denominam os servos de Deus, em um sentido especial, e todas as almas fiéis. Bendito seja o nome do Senhor a partir deste momento, etc. – Que a obra de louvar a Deus não morra conosco, mas que os que vierem depois de nós o louvem; sim, seja ele louvado por todas as gerações do tempo, e que nós e todos os seus santos o louvem na eternidade. Desde o nascer do sol, & c. – Em todo o mundo habitável, de um extremo ao outro; o nome do Senhor deve ser louvado – isto é, deve ser louvado em todas as nações, porque todas as nações desfrutam do benefício de suas gloriosas obras de criação e providência: e em todas as nações há provas mais manifestas de sua infinita sabedoria, poder e bondade. Todas as nações também deveriam ser resgatadas pelo Messias, e é seu propósito e promessa graciosos levar todas as nações ao conhecimento de sua verdade.

Comentário de E.W. Bullinger

O terceiro desses três Salmos de Aleluia (111, 113). Os Salmos deste grupo são chamados de Salmos de Hallel (113, 118). Os Salmos 113 e 114 foram cantados antes da refeição pascal (mas depois do segundo dos quatro copos de vinho); 115, 118 depois. O último provavelmente cantado pelo Senhor Jesus ( Mateus 26:30 ). Louvai ao SENHOR. Hebraico Hallelu-Jah.

O SENHOR. Jah hebraico. App-4.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Louvai, ó servos – Provavelmente um endereço para os levitas. O anglo-saxão louvou ao Senhor, vocês cavalheiros. Knapa ou knave significava entre nossos ancestrais um servo; às vezes um homem, um homem jovem.

Comentário de John Calvin

1 Louvai, servos do Senhor! Este salmo contém razões abundantes para todos os homens, sem exceção, para louvar a Deus. Somente os fiéis sendo dotados de percepção espiritual para reconhecer a mão de Deus, o profeta se dirige a eles em particular. E se considerarmos como os homens frios e insensíveis são nesse exercício religioso, não consideraremos a repetição do chamado para louvar a Deus supérflua. Todos reconhecemos que fomos criados para louvar o nome de Deus, enquanto, ao mesmo tempo, sua glória é desconsiderada por nós. Tal apatia criminosa é justamente condenada pelo profeta, com o objetivo de nos despertar para um zelo incansável em louvar a Deus. A repetição, então, da exortação a louvá-lo, deve ser considerada como uma referência tanto à perseverança quanto ao ardor nesse serviço. Se, pelos servos de Deus, alguns preferem entender os levitas, a quem foi cometida a acusação de celebrar seus louvores segundo a Lei, não sou muito contra isso, desde que não excluam o restante dos fiéis, sobre quem anteriormente Deus designou os levitas como líderes e principais músicos, para que ele fosse louvado por todo o seu povo, sem exceção. Quando o Espírito Santo se dirige expressamente aos levitas em relação ao assunto dos louvores de Deus, é planejado que, pelo exemplo deles, eles possam mostrar o caminho para os outros, e que toda a Igreja possa responder em um coro sagrado. Agora que somos todos “um sacerdócio real” ( 1 Pedro 2: 9 ) e como Zacarias testifica ( Zacarias 14:21 ) que, sob o reinado de Cristo, o pior dos povos serão levitas, não há dúvida de que , exceto os incrédulos que são mudos, o profeta nos convida a todos em comum a prestar esse serviço a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *