Estudo de Salmos 118:17 – Comentado e Explicado

Não hei de morrer; viverei para narrar as obras do Senhor.
Salmos 118:17

Comentário de Albert Barnes

Não vou morrer, mas viver – Evidentemente, o salmista havia apreendido que ele iria morrer; ou, ele sentiu que estava em perigo iminente de morrer. Nessa linguagem, ele parece, como no Salmo 118: 13 , voltar novamente às cenas mencionadas no salmo. Ele os vive novamente. Ele descreve os sentimentos que ele tinha então. Ele viu que estava em perigo. Seus inimigos eram espessos ao redor dele e buscavam sua vida. Mas ele tinha então a garantia de que eles não seriam vitoriosos; que eles não alcançariam seu objetivo; que ele seria protegido; que ele viveria para declarar o que Deus havia feito por ele. Ele não diz como tinha essa garantia, mas não há impropriedade em supor que ele a tivesse, como Ezequias teve em circunstâncias semelhantes (ver Isaías 38: 5-8 , Isaías 38:21 ), por uma intimação divina direta. Coisas como esta não são incomuns agora, quando, em perigo ou em doença, a mente fica fortemente impressionada com a crença de que haverá uma restauração da saúde e segurança, e quando a mente é calma e pacífica por essa crença – o próprio calma da mente sob tal crença contribuindo não um pouco para esse resultado. Por que devemos hesitar em acreditar que essa fé e esperança podem vir do Senhor? Compare Atos 27: 22-25 .

E declare as obras do Senhor – declare o que ele fez.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 118: 17-18 . Não morrerei, etc. – Esses versículos expressam quão perto da morte ele pensava estar. Eu não morrerei, isto é, como eu temia. Deus havia lhe dado alguma correção, a saber, colocando em risco sua pessoa e colocando-a em medo, ou possivelmente permitindo que ele recebesse alguma mágoa; mas não tinha permitido que ele fosse morto. Talvez esse perigo possa ser o mencionado, 2 Samuel 15:17 . Quando uma coisa deve ser descrita de maneira impressionante, geralmente é feita no hebraico por uma repetição dos mesmos termos um pouco variados, ou, o que acontece com a mesma coisa, sendo expressa de forma afirmativa e negativa, como aqui e em muitos outros lugares. Veja Mudge e Profecias Paralelas de Durell, p. 115

Comentário de E.W. Bullinger

trabalho. Alguns códigos, com uma edição impressa inicial, leem “obra” (singular)

Comentário de Adam Clarke

Eu não morrerei – eu estava quase morto; mas estou preservado, preservado para publicar as maravilhosas obras do Senhor.

Comentário de John Calvin

17. Não morrerei Davi fala como alguém emergindo do sepulcro. A mesma pessoa que diz: eu não morrerei, reconhece que ele foi resgatado da morte, ao qual estava próximo como alguém que a condenou. Por uma série de anos, sua vida esteve em perigo iminente, exposta a cada momento a mil mortes, e assim que ele foi libertado de um, ele entrou em outro. Assim, ele declara que não iria morrer, porque recuperou a vida, toda a esperança da qual abandonara inteiramente. Nós, cuja vida está escondida com Cristo em Deus, devemos mediar sobre esse cântico todos os nossos dias, Colossenses 3: 3 . Se ocasionalmente desfrutamos de algum relaxamento, somos obrigados a nos unir a Davi ao dizer que nós, que estávamos cercados pela morte, ressuscitamos para a novidade da vida. Enquanto isso, devemos perseverar constantemente no meio da escuridão: como nossa segurança está na esperança, é impossível que ela possa ser muito visível para nós. No segundo membro do versículo, ele aponta o uso adequado da vida. Deus não prolonga a vida de seu povo, para que eles se mimam com carne e bebida, durmam o quanto quiserem e desfrutem de todas as bênçãos temporais, mas para engrandecê-lo por seus benefícios, que ele diariamente os empilha. Sobre esse assunto, falamos nos Salmos 115: 0

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *