Estudo de Salmos 119:124 – Comentado e Explicado

Tratai vosso servo segundo vossa bondade, e ensinai-me vossas leis.
Salmos 119:124

Comentário de Albert Barnes

Lide com o seu servo de acordo com a sua misericórdia – não de acordo com a justiça – pois, como pecadores somos, nunca podemos pedir isso como um apelo a Deus. Ninguém que se conhece pode pedir a Deus que lide com ele de acordo com os rigorosos e severos princípios da justiça. Mas podemos pedir que ele lide conosco de acordo com a misericórdia – pois a misericórdia é o nosso único apelo, e a misericórdia de Deus – vasta e sem limites – constitui o fundamento de atração que precisamos. Ninguém pode ter outro; nenhum homem precisa desejar outro.

E ensina-me os teus estatutos – Veja as notas no Salmo 119: 12 . Mostra tua misericórdia comigo, ensinando-me a tua lei.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça.

Comentário de John Calvin

124. Lide com o teu servo de acordo com a tua bondade. As duas cláusulas deste versículo devem ser lidas corretamente; pois ele primeiro não deseja que Deus lide bem com ele, e depois deseja que ele seja seu mestre e professor. Ele o suplica no exercício dessa bondade e misericórdia, que costuma mostrar a todo o seu povo, para instruí-lo em sua lei. O objetivo do pedido do Profeta, então, é que Deus o ensine em seus estatutos. Mas ele começa com a misericórdia divina, empregando-a como argumento para prevalecer com Deus e conceder a ele o que ele deseja. Esta oração deve então ser resolvida da seguinte maneira: Senhor, trate gentilmente comigo e manifeste sua bondade para comigo, instruindo-me em seus mandamentos. Toda a nossa felicidade, sem dúvida, consiste em termos a verdadeira sabedoria que deve ser derivada da palavra de Deus; e nossa única esperança de obter essa sabedoria está no prazer de Deus em mostrar sua misericórdia e bondade para conosco. O Profeta, portanto, amplia a grandeza e a excelência do benefício de ser instruído na lei divina, quando pede que lhe seja concedido como um presente gratuito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *