Estudo de Salmos 119:57 – Comentado e Explicado

Minha partilha, Senhor, eu o declaro, é guardar as vossas palavras.
Salmos 119:57

Comentário de Albert Barnes

Tu és a minha porção, ó Senhor – Isso inicia uma nova divisão do salmo, indicada pela letra hebraica Cheth ( ? ch ), que pode ser representada em inglês por “ch”. Sobre o significado da linguagem aqui, veja as notas no Salmo 16: 5 . Deus era para ele o que outras pessoas buscam em riqueza, honra, prazer, fama. Para ele, Deus era tudo e em todos. Ele não perguntou mais nada.

Eu disse – formei o propósito e o expressei. É o design deliberado e estabelecido da minha vida.

Que eu guardaria suas palavras – Que eu te obedeceria o tempo todo; para guardar todos os teus mandamentos.

Comentário de Joseph Benson

CHETH.

Salmos 119: 57-58 . Tu és a minha porção, ó Senhor – Enquanto outros homens colocam sua porção e felicidade nas coisas do mundo, eu te escolhi para minha porção e meu principal tesouro; e tu és uma porção suficiente e excelente para mim: veja notas nos Salmos 16: 5 ; Salmos 73:26 . Eu disse que guardaria suas palavras – eu não apenas a propus no meu próprio coração, mas a professei antes dos outros, e não me arrependo. Eu implorei teu favor, etc. – Tua presença graciosa e assistência misericordiosa.

Comentário de E.W. Bullinger

A divisão é melhor assim feita, dispensando a suposta elipse: Eu disse: “Jeová é a minha parte, para que eu cumpra a Tua palavra”.

Comentário de Adam Clarke

Em sexto lugar. Para manter-se firme em suas atuais resoluções, ele se liga ao Senhor. “Eu disse que guardaria suas palavras.” Teus votos estão sobre mim, e não devo aumentar minha culpa quebrando-os.

Sétimo. Ele não procurou em vão; Deus se revela na plenitude da bênção para ele, de modo que ele é capaz de exclamar: Tu és a minha parte, ó Senhor! Toda a minha alma confia em ti, o meu espírito repousa supremamente satisfeito contigo. Não tenho outra herança, nem desejo nenhuma. Aqui, então, está a maneira de procurar, a maneira de encontrar e a maneira de ser feliz. Outros efeitos dessa conversão podem ser vistos abaixo.

Comentário de Adam Clarke

Em sexto lugar. Para manter-se firme em suas atuais resoluções, ele se liga ao Senhor. “Eu disse que guardaria suas palavras.” Teus votos estão sobre mim, e não devo aumentar minha culpa quebrando-os.

Sétimo. Ele não procurou em vão; Deus se revela na plenitude da bênção para ele, de modo que ele é capaz de exclamar: Tu és a minha parte, ó Senhor! Toda a minha alma confia em ti, o meu espírito repousa supremamente satisfeito contigo. Não tenho outra herança, nem desejo nenhuma. Aqui, então, está a maneira de procurar, a maneira de encontrar e a maneira de ser feliz. Outros efeitos dessa conversão podem ser vistos abaixo.

Comentário de John Calvin

57. Tu és a minha parte, ó Jeová! O significado desta cláusula é duvidoso, porque o termo Jeová pode ser traduzido no caso nominativo ou vocativo, e a frase, eu disse, pode estar relacionada à parte anterior ou posterior do verso. Uma lição é: Jeová é a minha parte e, portanto, resolvi observar a tua lei. Outra é, ó Deus! quem é minha parte, resolvi observar a tua lei. Um terceiro é, eu disse ou resolvi, que Deus é a minha parte, a fim de observar sua lei. Um quarto é, eu disse ou resolvi, ó Senhor! que minha parte é observar a tua lei; e esta é a leitura que eu aprovo. A seguinte interpretação é bastante aplicável: Que Deus é a nossa parte, deve animar e encorajar-nos a observar sua lei. Já vimos em várias outras passagens que Deus é denominado patrimônio dos fiéis, porque somente ele é suficiente para toda a felicidade deles. E, visto que ele nos escolheu por sua possessão peculiar, é apenas razoável da nossa parte que descansemos satisfeitos somente com ele; e se fizermos isso, nossos corações também estarão dispostos a cumprir sua lei e, renunciando a todas as concupiscências da carne, nosso supremo prazer e firme resolução serão os mesmos.

Eu já disse que essa exposição não é inconsistente com o escopo da passagem e que fornece uma doutrina muito útil. Mas a última e quarta leitura, das quais observei aprovar, são mais simples: – Estou plenamente convencido de que minha melhor parte consiste em guardar a lei de Deus; – e isso está de acordo com o ditado de Paulo: “A piedade é o melhor ganho” ( 1 Timóteo 6: 6 ). Aqui, Davi faz uma comparação entre a observância da lei e o bem imaginário que cativa a ambição da humanidade. “Todos cobiçam o que lhe parece bom, e deleite-se com seus próprios prazeres; Não tenho motivo para invejá-los, desde que retenha isso como minha porção, a completa rendição de mim mesmo à palavra de Deus. ”

Comentário de John Wesley

CHETH. Tu és a minha porção, ó Senhor; eu disse que guardaria as tuas palavras.

Disse – eu tenho professado e possuído.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *