Estudo de Salmos 132:8 – Comentado e Explicado

Levantai-vos, Senhor, para vir ao vosso repouso, vós e a arca de vossa majestade.
Salmos 132:8

Comentário de Albert Barnes

Levante-se, ó Senhor, para o seu descanso – Para o que é designado para seu lugar permanente de repouso, para que não possa mais ser removido de um lugar para outro. Fala-se da arca, considerada como o lugar onde Deus, por um símbolo apropriado, fica. Esse símbolo – a Shechiná – repousava na capa da arca. A mesma linguagem foi usada por Salomão na dedicação do templo: “Agora, portanto, levante-se, ó Senhor Deus, para o teu lugar de descanso, tu e a arca da tua força”, 2 Crônicas 6:41 .

Tu e a arca da tua força – A arca, o símbolo do poder divino, como se o poder de Deus residisse ali, ou como se o Todo-Poderoso tivesse sua morada lá. Talvez a linguagem tenha derivado do fato de que a arca, nas guerras dos hebreus contra seus inimigos, era um símbolo da presença e proteção divinas – aquela pela qual o poder divino era exercido.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 132: 8-10 . Levanta-te, ó Senhor, ao teu descanso, etc. – Veja notas em Números 10:35 ; 2 Crônicas 6: 41-42 . Que teus sacerdotes se vestam de justiça – Não apenas com aquelas vestes sacerdotais exteriores de glória e beleza que designaste para eles, mas, especialmente, com os ornamentos internos de justiça e verdadeira santidade, para que suas pessoas e serviços sejam aceitos por ti, por si e por todo o teu povo; e podem ser revestidos de salvação ( Salmos 132: 16 ), que é o efeito, ou conseqüente, das roupas anteriores. E que teus santos gritem de alegria – Todo o teu povo tenha motivo de regozijo nos sinais da tua bondade; que eles tinham eminentemente na dedicação do templo, como é significado 1 Reis 8:66 . Por causa do teu servo Davi – Em relação à tua bondade e promessas singulares concedidas a Davi, como isso é explicado nos versículos seguintes. Este versículo torna mais do que provável que Davi não era o pivô deste Salmo, pois ele nunca implorava misericórdias de Deus por seu próprio bem, mas constantemente pelo nome de Deus e por sua verdade, misericórdia, bondade, ou justiça. Não desvie a face do teu ungido – De mim, a quem ungiste para ser rei sobre o teu povo. Não me lances fora da tua presença; não rejeites nem negues o meu pedido.

Comentário de E.W. Bullinger

Surgir. Figura do discurso Elipse (App-6) = [e dirá] “Levanta-se, ó Senhor” . & c. Foi o que Salomão disse em 2 Crônicas 6:41 , veja Salmos 68: 1 (e observe ali), de acordo com Números 10:35 . Salmos 132: 8-10 registra o que Davi disse.

a arca da tua força. Ocorre apenas aqui e 2 Crônicas 6:41 . Veja notas em Êxodo 25:22 e 1 Crônicas 13: 3 .

Comentário de Adam Clarke

Levanta-te, ó Senhor, para o teu descanso; tu e a arca da tua força – Usando as mesmas expressões que Salomão usou quando dedicou o templo, 2 Crônicas 6:41 , 2 Crônicas 6:42 . Existem várias dificuldades nessas passagens. Ephratah pode significar a tribo de Efraim; e então entenderemos o local assim: “Aprendi que a arca estava na tribo de Efraim, e a vi em Kirjath-jearim, ou campo dos bosques, mas este não é um lugar apropriado para ela, porque o Senhor escolheu Jerusalém. ” É verdade que a arca permaneceu naquela tribo desde os dias de Josué até Samuel, durante trezentos e vinte e oito anos; e daí foi levado a Quiriate-Jearim, onde continuou setenta anos, até o início do reinado de Davi sobre todo o Israel.

Mas se tomarmos o Salmo 132: 6-8 , não como a continuação do voto de Davi, mas como as palavras dos cativos em Babilônia, a explicação será mais clara e fácil: “Ouvimos, ó Senhor, de nossos pais, que o teu tabernáculo esteve há muito tempo em Siló, na tribo de Efraim, e a nossa história nos informa que também foi em Kirjath-jearim, os campos da floresta, e depois foi trazido a Jerusalém, e ali se estabeleceu: mas Jerusalém está agora arruinada, o templo destruído e o teu povo em cativeiro. Levanta-te, Senhor, e restabelece a tua morada na tua cidade santa! ” Veja Calmet e outros neste lugar.

Comentário de John Calvin

8. Levanta-se, ó Jeová? (134) Tal linguagem como esta, convidando o grande Deus que preenche o céu e a terra a entrar em um novo local de residência, pode parecer estranha e severa, mas os símbolos externos da religião que Deus havia designado são mencionados nesses termos exaltados. honrá-los, e melhor garantir-lhes a consideração do povo de Deus. Se Deus não instituísse meio de relação sexual e nos chamasse para uma comunicação direta com o céu, a grande distância em que nos afastamos dele nos atingiria com consternação e paralisaria a invocação. Embora, portanto, ele não mude de lugar, sente-se que ele se aproxima sensivelmente. Foi assim que ele desceu entre seu povo antigo pela Arca da Aliança, que ele projetou para ser um emblema visível de seu poder e graça estar presente entre eles. Por conseguinte, a segunda cláusula do versículo é de caráter exegético , informando à Igreja que Deus deveria ser entendido como tendo chegado no sentido de fazer uma demonstração conspícua de seu poder em conexão com a Arca. Por isso, é chamada Arca de sua força, não uma mera sombra morta de olhar, mas o que certamente declarou a proximidade de Deus com sua Igreja. Pelo resto de que falamos, devemos entender o Monte Sião, porque, como veremos depois, Deus foi depois adorado apenas naquele lugar.

Comentário de John Wesley

Levanta-te, Senhor, para o teu descanso; tu e a arca da tua força.

Descanso – No teu local de descanso, o templo chamado Isaías 66: 1 , onde agora você tem uma habitação fixa.

A arca – O lugar da tua presença poderosa e gloriosa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *