Estudo de Salmos 135:13 – Comentado e Explicado

Ó Senhor, vosso nome é eterno! Senhor, vossa lembrança passa de geração em geração,
Salmos 135:13

Comentário de Albert Barnes

Teu nome, ó Senhor, dura para sempre – Tu és o Deus eterno e imutável. As gerações de pessoas passam; os reinos da terra mudam; os ídolos perecem, mas tu és o mesmo. O objetivo aqui parece trazer a imagem ou a idéia de Deus à mente como ele era quando ele executou essas grandes obras, como um Deus interposto em favor de seu povo e digno de louvor. A idéia é que ele é o mesmo agora que era então; e como ele então impressionou o mundo com um senso de sua majestade e poder, e como ele então interpôs em nome de seu povo por poderosos sinais e maravilhas, deveríamos sentir que, sendo um Deus imutável, ele pode fazê-lo agora, e é agora igualmente digno. de confiança, adoração e louvor.

E teu memorial – Tua lembrança; a lembrança de si mesmo. Ou seja, o que você fez para garantir uma lembrança entre as pessoas é de tal natureza que causa a mesma impressão em todos os tempos vindouros. Os eventos foram tais que a memória deles nunca deveria passar da humanidade.

Ao longo de todas as gerações – Margem, como em hebraico, Para geração e geração. Nunca haverá uma geração na Terra, nos últimos períodos, para a qual a memória dessas coisas não deva ser transmitida.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 135: 13 . Teu memorial Veja Êxodo 12:14 . Mudge diz que memorial é apenas outra palavra para nome; e ambos significam o mesmo que existência.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 135: 13-14 . Teu nome, ó Senhor, dura para sempre – Essas maravilhosas obras tuas nunca serão esquecidas. Eles, juntamente com a terra que você nos deu através deles, e da qual ainda desfrutamos, são um monumento eterno de teu poder e bondade, e uma obrigação e um incentivo para nós, confiar em ti, em todo o nosso presente ou dificuldades futuras. Pois o Senhor julgará o seu povo – no devido tempo, defenderá a causa do seu povo ou julgará por eles. E ele se arrependerá, etc. – Ele se lembrará daquela sentença severa que por seus pecados havia passado sobre eles.

Comentário de E.W. Bullinger

Seu nome. Compare Salmos 135: 13 com Êxodo 3:15 .

Comentário de John Calvin

13. Ó Jeová! teu nome é para sempre Há muitas razões pelas quais o nome de Deus sempre deve ser mantido no mundo, mas aqui o salmista fala mais especialmente do louvor eterno que lhe é devido por preservar sua Igreja e seu povo, sendo a causa Imediatamente acrescentou – que Deus julgará o seu povo. O mundo inteiro é um teatro para a demonstração da bondade, sabedoria, justiça e poder divinos, mas a Igreja é a orquestra, por assim dizer – a parte mais visível dela; e quanto mais próximas forem as abordagens que Deus faz de nós, mais íntima e condescendente a comunicação de seus benefícios, mais atentamente somos chamados a considerá-los. O termo julgar no hebraico expressa o que pertence ao governo justo e legítimo, (166) o tempo futuro denotando ações contínuas aparentemente, como costuma acontecer, de modo que o que o salmista diz é equivalente a isso – que Deus sempre vigia e preserva seu povo, e estando assim sob o cuidado guardião de Deus, eles seriam colocados em segurança. Ou podemos supor que o salmista emprega o tempo no futuro para nos ensinar que, sob aflição, devemos ter uma esperança sustentada, não dando lugar ao desânimo, embora Deus possa parecer ter nos ignorado e abandonado, pois qualquer atraso temporário pode haver de sua ajuda, ele aparecerá como nosso juiz e defensor na época apropriada e, quando perceber que fomos suficientemente humilhados. Isso pode se recomendar o significado verdadeiro, porque o salmista parece aludir à expressão de Moisés ( Deuteronômio 32:36 ), cujas próprias palavras ele cita. Como algum alívio sob os castigos divinos que o povo sofreria, Moisés predisse que Deus surgiria como seu juiz, para ajudá-lo e libertá-lo quando estivesse em situação extrema. E é isso que o escritor do Salmo atual, quem quer que tenha sido, faz uso de uma aplicação geral à Igreja, declarando que Deus nunca permitiria que ela fosse completamente destruída, pois no evento de sua destruição ele deixaria de ser um rei. Propor a mudança do tempo verbal do verbo para o passado e entender que Deus se mostrou o juiz de seu povo contra os egípcios coloca um sentido fraco na passagem, e que não se encaixa no contexto, deste Salmo ou do endereço de Moisés. O verbo hebraico n , nacham, significa arrependerse ou receber consolo, e ambos os significados respondem suficientemente bem. Por um lado, quando Deus retorna em misericórdia ao seu povo, embora isso não implique nenhuma mudança nele, ainda há uma mudança aparente no próprio evento. Assim, diz -se que ele se arrepende quando começa a mostrar misericórdia ao seu povo, em vez de manifestar seu descontentamento em justos julgamentos contra eles. Mais uma vez, diz-se que ele recebe consolo ou é apaziguado e reconciliado com seu povo, quando, em lembrança de sua aliança, que perdura para sempre, ele os visita com misericórdia eterna, embora os tenha corrigido por um momento. ( Isaías 54: 8. ) O significado, em suma, é que o descontentamento de Deus para com seu povo é apenas temporário e que, ao se vingar de seus pecados, ele se lembra da misericórdia no meio da ira, como diz Habacuque. ( Habacuque 3: 2. ) Assim, Deus é mencionado como homem, manifestando a afeição de um pai e restaurando seus filhos, que mereciam ter sido expulsos, porque ele não suporta ‘que o fruto de seu próprio corpo lhe seja arrancado. . Tal é o sentido da passagem – que Deus tem compaixão por seu povo porque são seus filhos, que ele não seria de luto por eles e deixado sem filhos, que ele é digno deles, como querido por ele, e que tendo-os reconhecido como seus filhos, ele os aprecia com um terno amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *