Estudo de Salmos 135:5 – Comentado e Explicado

Em verdade, sei que o Senhor é grande, e nosso Deus é maior que todos os deuses.
Salmos 135:5

Comentário de Albert Barnes

Pois eu sei – eu, como representante de Israel, e falando em nome do povo. Isso é dito como fundamento ou motivo de louvor. Foi a convicção completa do salmista de que Deus era grande acima de tudo, que se dizia ser deuses, e que ele só era digno de adoração.

Que o Senhor é grande – Veja as notas no Salmo 95: 3 .

E que nosso Senhor está acima de todos os deuses – Todos os que são adorados como deuses.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 135: 5 . Acima de todos os deuses Ou seja, “infinitamente superior a todas as divindades imaginadas que outras nações adoram como seus deuses”. Mudge apresenta a primeira cláusula; sim, eu mesmo experimentei que o Senhor, etc. e ele observa, que ??? ani, parece ter ênfase, mostrar que o autor havia experimentado o poder divino, talvez ao armar ou contrariar os elementos a seu favor.

Comentário de E.W. Bullinger

nosso SENHOR = Adonim. App-4.

Deuses. Hebraico. “elohim. App-4. Usado aqui para governantes terrestres ( Salmos 82: 6 ), como representando Deus. Veja nota em Êxodo 22: 9 e compare Romanos 13: 1-7 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é grande – Ilimitado em seu poder: outra razão.

Está acima de todos os deuses – Toda classe de ser, idolatrada ou não; porque ele é a fonte da existência. Esta é uma quinta razão.

Comentário de John Calvin

5. Pois eu sei que Jeová é grande. Temos aqui uma descrição geral do poder de Deus, para mostrar aos israelitas que o Deus que eles adoravam era o mesmo que fez o mundo, e governa tudo de acordo com a sua vontade. qualquer outro além dele. Ele não excluiria os outros quando falasse de conhecer a si mesmo a grandeza de Deus, mas deve ser considerado como uma ocasião de sua própria experiência para estimular os homens a atenderem a esse assunto em geral e despertar para o reconhecimento do que existe abundantemente. aberto à observação. A imensidão de Deus é o que ninguém pode compreender; ainda assim, sua glória, na medida em que foi considerada adequada, foi suficientemente manifestada para deixar todo o mundo sem desculpa para a ignorância. Como alguém que apreciou a vista dos céus e da terra fechou os olhos para ignorar o Autor deles sem pecado do corante mais profundo? É com a visão, então, de nos despertar com mais eficácia – que o salmista faz referência a si mesmo ao convidar-nos ao conhecimento da glória de Deus; ou melhor, ele repreende nosso descuido por não estar vivo o suficiente para ser considerado. A segunda parte do versículo torna a verdade da observação que eu já afirmei ainda mais aparente – que o objetivo do salmista era reter os israelitas a serviço e temor do único Deus verdadeiro, por uma declaração no sentido de que o Deus que fez convênio com seus pais foi o mesmo que criou o céu e a terra. Assim que fez menção a Jeová, acrescentou que ele era o Deus de Israel. Segue-se como conseqüência necessária que todos os que se afastam desse Deus preferem um deus que não tem direito ao título, e que judeus e turcos, por exemplo, em nossos dias, são culpados de simples insignificância quando pretendem adorar a Deus o Criador do mundo. Onde as pessoas divergem da lei e do evangelho, qualquer demonstração de piedade pode ter como resultado uma renúncia ao Deus verdadeiro. O salmista tinha, portanto, em seus olhos quando vestiu Deus com um título específico, para limitar os israelitas a isso. Deus que foi estabelecido na doutrina da lei. Se por ????? , Elohim, entendemos os falsos deuses dos gentios – o título é dado a eles apenas por concessão, pois não poderia ser atribuído adequadamente ao que são meras mentiras ‘vaidades; e o significado é que a grandeza de Deus eclipsa completamente qualquer pretensa divindade. Mas a expressão parece incluir os anjos, como já foi observado, nos quais há algum reflexo da divindade, como principados e poderes celestes, mas que são exaltados por Deus, e atribuídos um lugar subordinado que pode não interferir com a glória dele. (160)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *