Estudo de Salmos 138:6 – Comentado e Explicado

Sim, excelso é o Senhor, mas olha os pequeninos, enquanto seu olhar perscruta os soberbos.
Salmos 138:6

Comentário de Albert Barnes

Embora o Senhor seja alto – Isso pode ser traduzido como “Pois o Senhor é altivo – e o humilde que ele vê – e o orgulho que ele conhece de longe.” A idéia é que Deus – tão alto e exaltado – vê e conhece toda a categoria entre as pessoas. A mente do salmista ficara impressionada com a sensação da grandeza e majestade de Deus, mas (como se pode dizer que alguém tão grande não pode considerar o homem, tão humilde e insignificante), acrescenta, que o fato da exaltação de Deus não impede que ele perceba os assuntos das pessoas: que os humildes da vida não precisam temer para que não sejam esquecidos; os orgulhosos não precisam esperar que escapem à atenção de seus olhos.

No entanto, ele respeita os humildes – Aqueles em vida humilde; o obscuro; o desconhecido. Aqui não significa que ele tenha algum favor especial em relação a eles, mas apenas que os vê. Sua condição baixa e obscura não impede que ele os observe, e eles não precisam temer que ele os ignore ou que sejam esquecidos. Compare as anotações em Tiago 4: 6 ; notas em 1 Pedro 5: 5 .

Mas os orgulhosos – aqueles de posição elevada e de sentimentos elevados; o altivo.

Ele sabe de longe – De longe. Embora ele seja exaltado – embora esteja no céu -, ele não está tão longe, mas os vê e os conhece completamente. Distância dele não é proteção para eles; nem podem os ímpios esperar escapar do fato de que Deus reina sobre mundos distantes.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 138: 6 . Embora o Senhor seja alto – E nem precisa de nenhuma de suas criaturas, nem pode ser beneficiado por elas. No entanto, ele respeita os humildes Para aqueles que são maus e obscuros no mundo; para mim, um pobre pastor desprezível, a quem ele preferiu antes dos grandes príncipes; e para os que são pouco aos seus próprios olhos. Mas o orgulho que ele conhece de longe – Mas, como para os grandes homens do mundo, que são exaltados pelo orgulho, ele os vê, como eles olham para os outros, com desprezo e desprezo, e os mantém a uma grande distância, como desdém para admiti-los em sua presença.

Comentário de E.W. Bullinger

respeito = respeito.

Comentário de Adam Clarke

Embora o Senhor seja alto – infinitamente grande como Deus é, ele considera até a parte mais baixa e mais desprezível de sua criação; mas o homem humilde e aflito atrai sua atenção particularmente.

Mas o orgulho que ele conhece de longe – Ele os vê à distância, e os tem em total escárnio.

Comentário de John Calvin

6. Porque Jeová é exaltado, etc. Neste versículo, ele elogia o governo geral de Deus no mundo. A coisa de todos os outros mais necessários a serem conhecidos é que ele não é indiferente à nossa segurança; pois, em palavras, estamos todos prontos para conceder isso, nossa descrença é demonstrada pelo feito que traímos com a menor aparência de perigo, e não daríamos lugar a esse alarme se tivéssemos uma sólida persuasão de estar sob sua proteção paternal. Alguns lêem, Jeová nas alturas, isto é, ele se senta no trono celestial que governa o mundo; mas prefiro considerar que há uma oposição pretendida – que a grandeza de Deus não impede que ele respeite os pobres e humildes da terra. Isto é confirmado pelo que é afirmado na segunda cláusula: Que, sendo altamente exaltado, ele reconhece de longe, ou à distância. Alguns leem ??? , gabah, no caso acusativo, e isso dá sentido às palavras que respondem bem ao contexto: Que Deus não honra os altivos e altivos olhando perto deles – que ele os despreza – enquanto, no que diz respeito para os pobres e humildes, que podem parecer estar a uma grande distância dele, ele cuida deles, como se estivessem perto dele. Para alguns, o verbo ??? , yada, é traduzido em esmagar, e eles assumem o significado de que Deus, enquanto Ele favorece os humildes, pisa nos poderosos que se gloriam em sua prosperidade. Há razões para duvidar, no entanto, se tal refinamento de significado deve ser anexado às palavras de Davi, e é suficiente concluir que ele aqui repete o mesmo sentimento anteriormente expresso, que Deus, embora altamente exaltado, percebe o que pode pensado para escapar de sua observação. Assim vimos ( Salmos 113: 6 ,)

“O Senhor habita no alto, mas se humilha a contemplar as coisas que estão no céu e na terra.”

O significado é que, embora a glória de Deus esteja muito acima de todos os céus, a distância em que ele é colocado não impede que ele governe o mundo por sua providência. Deus é altamente exaltado, mas ele cuida da folga, para que ele não precise mudar de lugar quando condescender a cuidar de nós. Nós somos pobres e humildes, mas nossa condição miserável é; Não há razão para que Deus não se preocupe conosco. Enquanto vemos com admiração a imensidão de sua glória elevada acima de todos os céus, não devemos descrer de sua disposição de nos promover sob seus cuidados paternos. As duas coisas são, com grande propriedade, reunidas aqui por Davi, que, por um lado, quando pensamos na majestade de Deus, não devemos ficar aterrorizados com o esquecimento de sua bondade e benignidade, nem, por outro, perder nossa reverência. por sua majestade em contemplar a condescendência de sua misericórdia. (197)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *