Estudo de Salmos 144:1 – Comentado e Explicado

De Davi. Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestra minhas mãos para o combate, meus dedos para a guerra;
Salmos 144:1

Comentário de Albert Barnes

Bendito seja o Senhor, minha força – Margem, como em hebraico, “minha rocha”. Veja as notas no Salmo 18:46 , onde a mesma expressão ocorre no hebraico.

O que ensina minhas mãos à guerra – hebraico, “à guerra”. Veja as notas no Salmo 18:34 . O hebraico não é exatamente igual, mas o sentido é o mesmo.

E meus dedos para lutar – hebraico, meus dedos para a luta. Ou seja, ele ensina meus dedos para que eu possa usá-los habilmente em batalha. Provavelmente a referência imediata aqui é ao uso do arco – colocando a flecha e puxando a corda.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 144.

Davi abençoa a Deus por sua misericórdia: ele ora para que Deus o liberte poderosamente de seus inimigos; ele promete louvar a Deus; ele ora pelo feliz estado do reino.

Um salmo de Davi.

Título. ???? ledavid. Este é evidentemente um salmo de triunfo, provavelmente na mesma ocasião com o 118º. Acho que sim, diz Mudge, em parte pela libertação específica de Davi da espada maligna de Ishbibenob; e em parte por isso parece ser uma vitória sobre os filisteus (para eles eu considero os filhos do estrangeiro, como o LXX. os chama de a???f???? ; e, misturando-se aos filhos de Israel, era natural, a título de distinção, chamá-los assim;) que, por suas guerras eternas contra Saul e Davi, certamente violando os tratados, parecem ser verdadeiramente caracterizados por pessoas cuja boca fala falsidade, etc. A partir da vitória, o autor aproveita a ocasião para descrever a felicidade das pessoas que vivem sob a proteção de Deus.

Salmos 144: 1 . Que ensina minhas mãos, etc. – Quem ensinou minhas mãos; e assim nos Salmos 144: 2 . Quem subjugou ou sujeitou meu povo à minha vontade. O verde torna isso, que reduz as nações à minha obediência.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 144: 1-2 . Bendito seja o Senhor, minha força – Em quem confio e em quem tenho poder para resistir e subjugar meus inimigos, e para cumprir os deveres de meu lugar e posição; quem ensina minhas mãos à guerra, etc. – Quem me dá essa habilidade em assuntos militares e essa destreza no gerenciamento de minhas armas, que está muito acima da minha educação e do curso anterior da vida; minha bondade – Ou, minha misericórdia, ou o Deus da minha misericórdia, como Deus é chamado, Salmos 59:10 ; Salmos 59:17 . Aquele que é excessivamente bom ou misericordioso comigo, como a própria bondade; que subjuga o povo debaixo de mim – que dispõe o coração do meu povo para receber e me obedecer como seu rei. “O que Davi aqui reconhece, no que diz respeito às suas vitórias, e à habilidade ou poder com que foram obtidas, deve ser igualmente reconhecido por todos os reis e generais terrestres no dia da batalha e conquista.”

Comentário de E.W. Bullinger

Título, de David = por David. A Septuaginta acrescenta “a respeito de Golias”. Isso pode ocorrer porque o Salmo 8, que se relaciona com Davi e Golias, tem as mesmas palavras nos Salmos 8: 4 que nos Salmos 144: 3 . De qualquer forma, o Salmo 144 é particularmente apropriado à vitória de Davi (1 Samuel 17). Não é uma “compilação” de “fragmentos” de alguns “Salmos perdidos”, mas um todo perfeito com um design perfeito, como mostra a Estrutura. .

Abençoado. Figura de linguagem Benedictio (App-6.). Não Beatitudo como nos Salmos 144: 15 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

força = rocha ou fortaleza. Compare Deuteronômio 32: 4 . 1 Samuel 2: 2 ; 2 Samuel 22:47 . 2 Samuel 18: 2 , 2 Samuel 18:31 , 2 Samuel 18:46 ; 2 Samuel 19:14 ; 2 Samuel 28: 1 ; 2 Samuel 62: 2 , 2 Samuel 62: 6 .

a guerra. . . lutar. Não apenas geralmente, mas especialmente no caso de Golias (1Sa 17). Veja o título.

Comentário de Adam Clarke

Ensina minhas mãos à guerra – Usar espada, machado de guerra ou lança.

E meus dedos para lutar – Para usar o arco e flechas, e a funda.

Comentário de John Calvin

1. Bendito seja Jeová, minha força (257) É muito evidente que Davi, já que celebra o favor de Deus em termos tão elevados, não apenas obteve o reino, mas obteve vitórias significativas. Quando ele chama a Deus de sua força , ele reconhece que qualquer coragem que lhe foi dada do alto, não apenas porque ele havia sido feito de um pastor rural um poderoso guerreiro, mas porque a constância e perseverança que ele demonstrou eram um presente de Deus . Esse termo responde melhor do que fomos para traduzi-lo como rock; pois, a título de explicação, ele acrescenta imediatamente depois que ele foi formado sob os ensinamentos de Deus para a guerra. As palavras certamente implicam um reconhecimento de que, embora de espírito de guerra, ele não nasceu para empreendimentos de guerra, mas precisava sofrer uma mudança. Que tipo de começo, por exemplo, ele mostrou no caso de Golias? Essa tentativa teria sido absurda em qualquer outra suposição que não fosse ele apoiado por apoio divino secreto, de modo a ser independente da mera ajuda humana. ( 1 Samuel 17:40 .)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *