Estudo de Salmos 147:2 – Comentado e Explicado

O Senhor reconstrói Jerusalém, e congrega os dispersos de Israel.
Salmos 147:2

Comentário de Albert Barnes

O Senhor edifica Jerusalém – edifica os muros; ele restaura a cidade; ele fez com que o templo fosse reconstruído. Esse idioma seria aplicável a um retorno do cativeiro. Pode haver uma alusão aqui à linguagem no Salmo 102: 16 : “Quando o Senhor edificar Sião, ele aparecerá em sua glória.” Veja as notas nessa passagem. O que se fala como o que seria no futuro é aqui mencionado como realizado e como base de louvor.

Ele reúne os párias de Israel – os que foram exilados de sua terra natal e os que foram espalhados como párias em um país estrangeiro. Esta é a linguagem apropriada para usar na suposição de que o salmo foi composto após o retorno do exílio, pois é nessa linguagem que esse retorno foi predito pelos profetas. Isaías 11:12 : “e ele ajuntará os marginalizados de Israel, e congregará os dispersos de Judá”, etc. Isaías 56: 8 : “o Senhor Deus, que ajunta os marginalizados de Israel”, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

edifica Jerusalém = é o construtor de Jerusalém (particípio). Nenhuma referência ao edifício pós-exílico. Compare Salmos 122: 3 .

ajunta = ajunta .

proscritos = os expulsos.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor constrói – O salmista parece ver os muros se erguendo sob seus olhos, porque os marginalizados de Israel, aqueles que estiveram em cativeiro, agora estão reunidos para fazer o trabalho.

Comentário de John Calvin

2. Jeová edificando, etc. Ele começa com a misericórdia especial de Deus para com sua Igreja e seu povo, escolhendo adotar uma nação dentre todas as outras e escolhendo um local fixo onde seu nome possa ser chamado. Quando ele é chamado aqui o construtor de Jerusalém, a alusão não é tanto à forma e estrutura externas, como ao culto espiritual a Deus. É uma figura comum no tratamento da Igreja falar dela como um edifício ou templo. O significado é que a Igreja não era de ereção humana, mas formada pelo poder sobrenatural de Deus; pois não era da dignidade do lugar em si que Jerusalém se tornava a única habitação de Deus em nosso mundo, nem chegou a essa honra por conselho, indústria, esforço ou poder do homem, mas porque Deus teve o prazer de consagrá-la a si mesmo. . Ele empregou o trabalho e a instrumentalidade dos homens na construção de seu santuário ali, mas isso nunca deve tirar de sua graça, que por si só distinguia a cidade santa de todas as outras. Ao chamar Deus de antigo e arquiteto da Igreja, seu objetivo é nos conscientizar de que, por seu poder, ele permanece em uma condição firme ou é restaurado quando está em ruínas. Por isso, deduz que está em seu poder e arbitramentos reunir aqueles que foram dispersos. Aqui, o salmista confortaria aqueles miseráveis ??exilados espalhados em vários quadrantes, com a esperança de serem recuperados de sua dispersão, pois Deus não os adotara sem um propósito definido em um corpo. Como ele ordenou que seu templo e altar fossem erguidos em Jerusalém e fixou seu assento ali, o salmista incentivaria os judeus que eram exilados de seu país natal, a ter boa esperança de um retorno, sugerindo que não era menos apropriado. A obra de Deus para erguer sua Igreja quando arruinada e caída, do que fundá-la a princípio. Não era, portanto, o objetivo do salmista celebrar diretamente a livre misericórdia de Deus na primeira instituição da Igreja, mas argumentar, desde o original, que Deus não faria com que sua Igreja caísse completamente, tendo-a fundado com o projeto. de preservá-lo para sempre; pois ele não abandona o trabalho de suas próprias mãos. Esse conforto deve ser melhorado por nós mesmos no período atual, quando vemos a Igreja de todos os lados tão miseravelmente despedaçada, levando-nos a esperar que todos os eleitos que foram anexados ao corpo de Cristo sejam reunidos para a unidade da Igreja. a fé, embora agora espalhada como membros arrancados uns dos outros, e que o corpo mutilado da Igreja, que é diariamente distraído, sejam restaurados em sua totalidade; pois Deus não permitirá que sua obra falhe.

No versículo seguinte, ele insiste na mesma verdade, a figura sugerindo que, embora a Igreja trabalhe abaixo e seja oprimida por muitas doenças, Deus a recuperará rápida e facilmente de todas as suas feridas. A mesma verdade, portanto, é evidentemente transmitida, sob uma forma diferente de expressão – que a Igreja, embora nem sempre esteja em uma condição florescente, está sempre segura e protegida, e que Deus a milagrosamente a curará, como se fosse. um corpo doente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *