Estudo de Salmos 16:8 – Comentado e Explicado

Ponho sempre o Senhor diante dos olhos, pois ele está à minha direita; não vacilarei.
Salmos 16:8

Comentário de Albert Barnes

Eu sempre pus o Senhor diante de mim – De noite e também de dia; nas minhas meditações privadas, bem como nas minhas profissões públicas. Eu sempre me considero como na presença de Deus; Sempre me esforcei para sentir isso, seus olhos estavam em mim. Essa também é uma das características da piedade: sempre sentimos que estamos na presença de Deus e sempre agimos como se seus olhos estivessem sobre nós. Compare as notas em Atos 2:25 .

Porque ele está na minha mão direita – A mão direita era considerada o posto de honra e dignidade, mas também é mencionada como uma posição de defesa ou proteção. Ter um na mão direita é ter um perto de nós que possa nos defender. Assim, no Salmo 109: 31 , “Ele estará à direita dos pobres, para salvá-lo”, etc. Assim, Salmo 110: 5: “O Senhor à tua mão direita atacará reis no dia de sua ira. . ” Salmo 121: 5 , “o Senhor é teu guardião; o Senhor é a tua sombra sobre a tua mão direita. ” A idéia é que, quando usamos a mão direita em nossa “própria” defesa, parecemos ter um auxiliar adicional e necessário quando alguém está à nossa mão direita. O sentido aqui é que o salmista sentiu que Deus, como seu protetor, estava sempre perto dele; sempre pronto para interpor sua defesa. Temos uma expressão um tanto parecida quando dizemos que alguém está “à mão”; isto é, ele está perto de nós.

Não serei movido – estarei seguro; Não serei perturbado pelo medo; Eu serei protegido dos meus inimigos. Ver Salmo 10: 6 ; Salmo 15: 5 . Compare o Salmo 46: 5 . A linguagem aqui é a de quem confia em Deus em tempos de grandes calamidades, e que sente que está seguro sob o favor e a proteção divinos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 16: 8 . Antes de mim isto é, ele sempre considerou a vontade de seu Pai, sem se desviar dela em nenhum aspecto (Ver João 17: 4. ); e, consequentemente, sempre foi assegurado o auxílio de Deus e a fidelidade de suas promessas. À minha mão direita, há uma expressão figurativa, significando o socorro eficaz de Deus em favor de seu povo. Veja Salmos 73:23 ; Salmos 109: 31 ; Salmos 109: 31 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 16: 8 . Eu sempre coloquei o Senhor diante de mim – sempre o mostrei como testemunha e juiz, como meu patrono e protetor, no desempenho de meu cargo e em todas as minhas ações. Até agora, Davi parece ter falado principalmente em sua própria pessoa, e com especial atenção a si mesmo, mas agora ele parece ser transportado pelo Espírito de profecia, ser carregado acima de si mesmo e ter um olho apenas no homem Cristo Jesus, quem é e foi o fim da lei e o grande assunto e escopo de todas as profecias. Em outras palavras, tendo até agora falado de si mesmo como membro, ele agora começa a falar de si mesmo como um tipo de Cristo, no qual este e os versículos seguintes foram realizados de maneira verdadeira e completa. Cristo, como homem, sempre colocou diante de si a vontade e a glória de seu Pai, como muitas vezes ele próprio declara: ver João 10:18 ; João 14:31 . Ele está na minha mão direita – Para fortalecer, proteger, ajudar e me confortar. E essa assistência de Deus foi necessária para Cristo como homem. Não serei movido – nem pelo cumprimento de meu dever, nem pela conquista daquela glória e felicidade que estão preparadas para mim. Embora os arqueiros atiram gravemente contra mim, e homens e demônios busquem minha destruição, e Deus se coloca contra mim como inimigo; no entanto, tenho certeza de que ele me livrará de todas as minhas angústias.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu configurei, etc. Citado em Atos 2: 25-28 ; Atos 13:35 .

não ser movido. Compare Salmos 15: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Eu coloquei o Senhor sempre diante de mim – Este versículo, e todo o final do Salmo 16:11 , é aplicado por São Pedro à morte e ressurreição de Cristo. Atos 2:25 , etc.

Em tudo o que nosso Senhor fez, disse ou sofreu, ele manteve a glória do Pai e a realização de seu propósito constantemente em vista. Ele nos diz que não desceu do céu para fazer sua própria vontade, mas a vontade do Pai que o enviou. Ver João 17: 4 .

Ele está na minha mão direita – ou seja, eu tenho sua presença constante, aprovação e apoio. Tudo isso é falado por Cristo como homem.

Não serei movido – Nada pode desviar-me do meu propósito; nada pode me impedir de cumprir o conselho divino, em referência à salvação dos homens.

Comentário de John Calvin

8. Coloquei Jeová etc. O salmista novamente mostra a firmeza e a estabilidade de sua fé. Colocar Deus diante de nós nada mais é do que manter todos os nossos sentidos atados e em cativeiro, para que eles não se desviem e se desviem de qualquer outro objeto. Devemos olhá-lo com outros olhos que não sejam da carne, pois raramente seremos capazes de percebê-lo, a menos que elevemos nossas mentes acima do mundo; e a fé nos impede de dar as costas a ele. O significado, portanto, é que Davi manteve sua mente tão intensamente fixada na providência de Deus, a ponto de ser totalmente persuadida, de que sempre que qualquer dificuldade ou angústia lhe ocorresse, Deus estaria sempre à disposição para ajudá-lo. Ele acrescenta, também, continuamente, para nos mostrar como ele dependia constantemente da assistência de Deus, de modo que, em meio aos vários conflitos com os quais estava agitado, nenhum medo do perigo poderia fazê-lo desviar os olhos para outro lugar que não Deus em busca de socorro. E, portanto, devemos depender de Deus para continuar a ser plenamente persuadido de que ele está perto de nós, mesmo quando ele parece ser removido à maior distância de nós. Quando, assim, voltarmos os olhos para ele, as máscaras e as ilusões vãs deste mundo não nos enganarão mais.

Porque ele está na minha mão direita. Li esta segunda cláusula como uma sentença distinta da anterior. Para conectá-los como alguns fazem dessa maneira, pus o Senhor continuamente diante de mim, porque ele está à minha direita, daria um significado escasso às palavras e tiraria grande parte da verdade que nelas é ensinada, como faria Davi dizer, que ele mediu a presença de Deus de acordo com a experiência que ele teve dela; um modo de falar que não se tornaria de todo. Considero, portanto, as palavras: coloquei o Senhor continuamente diante de mim, como uma sentença completa, e Davi colocou o Senhor diante dele, com o objetivo de constantemente lhe reparar em todos os seus perigos. Para seu maior encorajamento a ter esperança, ele coloca diante de si o que é ter a assistência de Deus e os cuidados paternais, a saber, que isso implica manter-se firme e indiferente ao seu próprio povo com quem ele está presente. Davi então se considera seguro contra todos os perigos e promete a si próprio uma certa segurança, porque, com os olhos da fé, ele vê Deus como presente com ele. A partir dessa passagem, somos apresentados a um argumento que derruba a fabricação dos sorbonistas (330) de que os fiéis estão em dúvida com relação à sua perseverança final; pois Davi, em termos muito claros, estende sua confiança na graça de Deus para o tempo vindouro. E, certamente, seria uma condição muito infeliz estar, tremer de incerteza a cada momento, sem ter certeza da continuidade da graça de Deus para conosco.

Comentário de John Wesley

Eu sempre pus o Senhor diante de mim; porque ele está à minha direita, não me comoverá.

Eu estabeleci – sempre o apresentei à minha mente, como testemunha e juiz, como patrono e protetor. Até então, Davi parece ter falado com respeito a si mesmo, mas agora ele é transportado pelo espírito de profecia, e carregado acima de si mesmo, para falar como um tipo de Cristo, no qual este e os versículos seguintes foram realmente realizados. Cristo como homem sempre colocou a vontade e a glória de seu pai diante dele.

Mão direita – Para fortalecer, proteger, ajudar e consolar-me: como esta assistência de Deus era necessária a Cristo como homem.

Movido – Embora os arqueiros atirem severamente em mim, e homens e demônios busquem minha destruição, e Deus se coloque contra mim como um inimigo, mas estou certo de que ele me livrará de todas as minhas angústias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *