Estudo de Salmos 2:5 – Comentado e Explicado

Dirigindo-se a eles em cólera, ele os aterra com o seu furor:
Salmos 2:5

Comentário de Albert Barnes

Então ele deve falar com eles – Ou seja, essa aparente indiferença e despreocupação não durará para sempre. Ele nem sempre olha com calma, nem os faz cumprir seus propósitos sem interpor-se. Quando ele mostrar como considera seus planos – quão impotentes eles são, o quanto eles realmente são objetos de escárnio, considerados como uma tentativa de rejeitar sua autoridade – ele interpõe e declara seus próprios propósitos – sua determinação em estabelecer seu rei na colina de Sião. Isso está implícito na palavra “então”.

Em sua ira – Em raiva. Seu desprezo por seus planos será seguido de indignação contra si mesmos por formar tais planos e por seus esforços para executá-los. Uma dessas coisas não é inconsistente com a outra, pois o propósito dos rebeldes pode ser muito fraco e fútil, e, no entanto, sua maldade na formação do plano pode ser muito grande. A fraqueza do esquema, e o fato de ser vaidoso, não muda o caráter de quem o fez; o fato de ele ser tolo não prova que ele não é mau. Deus tratará o esquema e aqueles que o formam como merecem – aquele com desprezo, o outro com sua ira. A palavra “ira” aqui, dificilmente é necessário dizer, deve ser interpretada da mesma maneira que a palavra “risada” no Salmo 2: 4 , não como denotando um sentimento exatamente como o que existe na mente humana, sujeito como o homem tem uma paixão irracional, mas como é apropriado aplicá-la a Deus – a forte convicção (sem paixão ou sentimento pessoal) do mal do pecado, e a expressão de seu propósito de uma maneira adaptada para mostrar esse mal, e restringir outros de sua comissão. Significa que ele falará com eles como se estivesse zangado; ou que seu tratamento deles será como o que os homens experimentam quando estão zangados.

E vexá-los – A palavra aqui traduzida como “vex” – ??? bâhal – significa na forma original ou Qal, tremer; e então, na forma usada aqui, o Piel, para fazer tremer, aterrorizar, golpear com consternação. Isso pode ser feito por uma ameaça ou por algum julgamento indicativo de descontentamento ou raiva. Salmo 83:15 ; Daniel 11:44 ; Jó 22:10 . A idéia aqui é que ele os alarmaria ou os faria tremer de medo pelo que é especificado de seu propósito; ou seja, por sua determinação em colocar seu rei em sua colina sagrada, e colocando o cetro da terra em suas mãos. Seus desígnios, portanto, seriam frustrados e, se não se submetessem a ele, deveriam perecer (ver Salmo 2: 9-12 ).

Em seu desgosto doloroso – literalmente, em seu “calor” ou “ardor”, isto é, em sua raiva; quando falamos de alguém que está inflamado de raiva ou que arde de indignação; ou, enquanto falamos das paixões, acendendo uma chama. O significado aqui é que Deus ficaria descontente com seus propósitos e que a expressão de seu desígnio seria adaptada para preenchê-los com o alarme mais profundo. Naturalmente, todas essas palavras devem ser interpretadas de acordo com o que sabemos ser a natureza de Deus, e não de acordo com as mesmas paixões nos homens. Deus se opõe ao pecado e expressará sua oposição como se estivesse com raiva, mas será da maneira mais calma, e não como resultado da paixão. Será simplesmente porque deveria ser assim.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 2: 5 . Então ele lhes falará Isto denota, não Deus lhes está falando por uma voz audível; mas ele os fez saber, com plena convicção, pela decepção de seus planos e pela vingança deles, que Davi foi estabelecido rei em Jerusalém e deveria reinar em seu filho, o Messias, por todas as gerações. Pois Davi declara que Deus lhes falaria em sua ira; isto é, pelos efeitos disso; uma linguagem a mais expressiva e convincente de todas as outras. A palavra ??? bahal traduzida em vex (na margem de nossas Bíblias, problema ) tem um significado muito forte e significativo; implica que Deus deve colocá-los no máximo terror e consternação da mente e privá-los de todo poder e habilidade da alma e do corpo, para se salvar da vingança que deve ser executada neles.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 2: 5 . Então – No meio de todas as suas tramas e confiança no sucesso; ele deve falar com eles em sua ira – Ou seja, repreendê-los severamente, não apenas por seus profetas e outros mensageiros em palavras, mas por terríveis julgamentos, os efeitos de sua ira, que ele executará sobre eles. Ele os fará saber, com toda a sua convicção, pela decepção de seus planos e pela vingança contra eles: 1º, que Davi é estabelecido rei em Jerusalém; e, 2d, que o Messias, seu filho, reinará por todas as gerações. Em outras palavras, ao derramar sua indignação sobre os adversários de seu rei ungido, ele não deve evidentemente condenar e reprovar sua loucura e impiedade do que se tivesse realmente lhes falado com terrível majestade de seu trono eterno. A palavra ?????? , jebahaleemo, na próxima cláusula, tornou-se irritante e , na margem, incomoda-os, tem um significado muito forte, implicando “que Deus os colocaria no maior terror e consternação da mente e os privaria de todo poder. e capacidade da alma e do corpo de salvar-se da vingança que deveria ser executada sobre eles: ”uma previsão terrivelmente verificada na terrível destruição que ocorreu sobre os assassinos de Cristo e os perseguidores de sua igreja e povo.

Comentário de Adam Clarke

Então ele lhes falará em sua ira – Ele o fez aos judeus que rejeitaram o Evangelho, e os irritou e arruinou pelos exércitos romanos; ele fez isso com os imperadores romanos opostos, destruindo todas as facções em disputa, até que ele colocou o império sob o domínio de uma, e ele se converteu ao cristianismo, Constantino, o Grande.

Comentário de John Calvin

Além disso, ele atribui um discurso a Deus, não com o objetivo de instruir seus inimigos, mas apenas para convencê-los de sua loucura; de fato, pelo termo falar, ele significa apenas uma manifestação da ira de Deus, que os ímpios não percebem até que a sintam. Os inimigos de Davi pensaram que seria a coisa mais fácil do mundo destruir alguém que, vindo de uma cama de pastor média, tinha, em sua opinião, (27) presumivelmente assumido o poder soberano. A profecia e a unção de Samuel eram, em sua opinião, meras pretensões ridículas. Mas quando Deus finalmente os derrubou e colocou Davi no trono, ele, por esse ato, não falou tanto com a língua como com a mão, para se manifestar o fundador do reino de Davi. O salmista aqui mencionado, então, refere-se ao falar por ações, pelas quais o Senhor, sem pronunciar uma única palavra, manifesta seu propósito. Da mesma forma, sempre que ele defende o reino de seu Filho contra os ímpios, pelos sinais e inflições de sua ira, embora ele não fale uma única palavra, ainda assim, na verdade, ele fala o suficiente para se fazer entender. (28) Davi depois, falando em nome de Deus, mostra mais claramente como seus inimigos eram culpados de lutar perversamente contra o próprio Deus no ódio que eles carregavam contra aquele a quem Deus havia feito rei. A soma é a seguinte: os homens maus agora podem se comportar da maneira mais perversa que desejarem, mas sentirão por fim o que é fazer guerra contra o céu. O pronome I também é enfático, pelo qual Deus significa que ele está tão exaltado acima dos homens deste mundo, que toda a massa deles não poderia obscurecer sua glória no mínimo grau. Com tanta freqüência, então, como o poder do homem parece formidável para nós, lembremos o quanto é transcendido pelo poder de Deus. Nessas palavras, é apresentado diante de nós o propósito imutável e eterno de Deus de efetivamente defender, até o fim, o reino de seu Filho, do qual ele é o fundador; e isso pode muito bem sustentar nossa fé em meio às tempestades conturbadas do mundo. Quaisquer que sejam as conspirações, portanto, que os homens se formem contra ela, deixe que essa única consideração seja suficiente para nos satisfazer, para que não possam tornar ineficaz a unção de Deus. Aqui é feita menção ao monte Sião em termos expressos, não porque Davi foi ungido pela primeira vez sobre ele, mas porque, por fim, no tempo de Deus, a verdade da profecia foi manifestada e realmente estabelecida pelo rito solene de sua consagração. E embora Davi, nessas palavras, tivesse em consideração a promessa de Deus, e recordasse a atenção de si e de outros a ela, ainda assim, ao mesmo tempo, ele pretendia significar que seu próprio reinado é santo e inseparavelmente conectado ao templo de Deus. Mas isso se aplica mais apropriadamente ao reino de Cristo, que sabemos ser espiritual e unido ao sacerdócio, e essa é a parte principal da adoração a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *