Estudo de Salmos 20:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Que o Senhor te escute no dia da provação, e te proteja o nome do Deus de Jacó.
Salmos 20:1

Comentário de Albert Barnes

O Senhor te ouve no dia da angústia – De acordo com a visão expressa na introdução ao salmo, esta é a linguagem das pessoas que oram por seu rei ou que expressam a esperança de que ele seria libertado da angústia e seria bem-sucedido no que empreendera, no processo de uma guerra aparentemente de defesa. A palavra “problema” aqui usada parece implicar que ele estava cercado de dificuldades e perigos; talvez, ele estivesse cercado por inimigos. Parece que ele estava saindo em guerra para livrar seu país de problemas, tendo oferecido sacrifícios e orações Salmos 20: 3 com o objetivo de garantir o favor divino na expedição. O ponto ou o momento do salmo é quando esses sacrifícios foram oferecidos e quando ele estava prestes a embarcar em sua empresa. Nesse momento, as pessoas levantam a voz de simpatia e encorajamento, e oram para que esses sacrifícios sejam aceitos e para que ele encontre a libertação que desejava.

O nome do Deus de Jacó – A palavra nome é frequentemente colocada nas Escrituras para a própria pessoa; e, portanto, isso é equivalente a dizer: “Que o Deus de Jacó te proteja”. Veja Salmo 5:11 ; Salmo 9:10 ; Salmo 44: 5 ; Salmo 54: 1 ; Êxodo 23:21 . Jacó foi o patriarca de quem, após seu outro nome, o povo hebreu derivou seu nome Israel, e a palavra parece aqui ser usada com referência ao povo e não ao ancestral. Compare Isaías 44: 2 . O Deus de Jacó, ou o Deus de Israel, seria termos sinônimos e denotaria que ele era o Protetor da nação. Como tal, ele é invocado aqui; e a oração é que o Grande Protetor do povo hebreu agora defendesse o rei nos perigos que o cercavam e no empreendimento que ele empreendera.

Defenda-te – Margem, como em hebraico, coloca-te em um lugar alto. A palavra significa o mesmo que defendê-lo, pois a idéia é estar em um lugar alto, uma torre, uma montanha, uma rocha elevada, onde seus inimigos não possam alcançá-lo ou assaltá-lo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 20.

A igreja abençoa o rei em suas façanhas: a confiança dela no socorro de Deus.

Para o músico chefe, Um Salmo de Davi.

Título. ???? ????? ????? lamnatseach mizmor ledavid. Este Salmo deve ter sido escrito para o serviço do tabernáculo e ser cantado em partes pela congregação e pelo próprio Davi (Veja a nota no Salmos 20: 9. ) A fim de orar por seu bom sucesso em alguns grandes expedição; o que é provável, a partir dos Salmos 20: 7. , foi contra os amonitas e os sírios, que vieram com grande número de cavaleiros e carros para lutar com ele. Ver 2 Samuel 6: 8 . 1 Crônicas 19: 7 . Mudge observa que os três primeiros versículos parecem ter sido falados pelo povo, ou sacerdotes do templo, antes da vinda do rei para oferecer sacrifício, antes de partir em sua expedição. Os cinco seguintes, não por David, mas pelo sumo sacerdote, ao ver bem o sacrifício prometer, por serem felizes consumidos em cinzas, juntaram-se talvez aos outros sinais usuais de favor; o que o faz irromper novamente no sexto verso; Agora sei que eu, & c. O último verso foi cantado pelo povo ou pelos padres como um coro.

Salmos 20: 1 . Defenda-te Levante-se. Houb.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 20: 1 . O Senhor te ouve no dia da angústia – Muitas vezes era um dia de angústia com Davi. “Nem a coroa em sua cabeça”, diz Henry, “nem a graça em seu coração o isentariam de problemas”. Mas em seu problema ele recorreu a Deus; e nisso tudo, mesmo o maior dos homens, deve imitá-lo. Embora ele fosse um homem de negócios e um homem de guerra, ainda assim ele era constante em suas devoções. Embora tivesse profetas, sacerdotes e muitas pessoas boas entre seus súditos para orar por ele, ele não achava que isso o desculpava de orar por si mesmo. Ninguém deve esperar benefício pelas orações da igreja, ou por seus ministros ou amigos por eles, que são capazes de orar por si mesmos, e ainda assim o negligenciam. As orações dos outros por nós devem ser desejadas, não para substituir, mas para apoiar as nossas. O nome do Deus de Jacó – ou seja, o próprio Deus, pois os nomes são frequentemente colocados para as pessoas. Ele o chama de Deus de Jacó, ou Israel, não apenas para distingui-lo dos deuses falsos, mas como um argumento para reforçar a oração, porque Deus fez uma aliança com Jacó e sua posteridade. Que Deus, por sua providência, te guarde a salvo e longe do alcance do mal, mesmo Deus que preservou Jacó nos dias de sua angústia; e que Deus, por sua graça, te guarde fácil e feliz do medo do mal.

Comentário de Scofield

defender

Heb. “colocá-lo em um lugar alto.”

Comentário de E.W. Bullinger

Para o principal músico. Veja App-64.

O Senhor. Hebraico. Jeová. Veja App-4.

ouvir = responder.

nome. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), App-6, para a própria pessoa. Ocorre três vezes neste Salmo: Salmos 20: 1 , o Nome Defensor; Salmos 20: 5 , o Nome Exibido; Salmos 20: 7 , o Nome que Entrega.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Deus de Jacó = Deus de Jacó : ou seja, o Deus que encontrou Jacó quando ele não tinha nada e não merecia nada (além de ira), e deu a ele tudo. O NT “Deus. , Psalms 46:11 ; Psalms 75:9 ; Psalms 76:6 ; Psalms 81:1 , Psalms 81:4 ; Psalms 84:8 ; Psalms 94:7 ; Psalms 114:7 ; Psalms 146:5 . de toda graça “ , Veja nota em Gênesis 32:28 ; Gênesis 43: 6 ; Gênesis 45:26 , Gênesis 45:28 ; esse título divino ocorre nos Salmos 46: 7 , Salmos 46:11 ; Salmos 75: 9 ; Salmos 76 : 6 ; Salmos 81: 1 , Salmos 81: 4 ; Salmos 84: 8 ; Salmos 94: 7 ; Salmos 114: 7 ; Salmos 146: 5 .

defender = deve defender. Até hoje, chamar o nome de uma pessoa de posição ou poder trará proteção a alguém em perigo contra a violência de um inimigo. Nos Salmos sempre usados ??por Deus.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor te ouve – Davi já havia oferecido o sacrifício e orado. O povo implora a Deus para socorrê-lo no dia da angústia; de perigo pessoal e nacional.

O nome do Deus de Jacó – refere-se à luta de Jacó com o anjo; Gênesis 32:24 ; (nota), etc. E quem era esse anjo? Evidentemente, ninguém menos que o Anjo da Aliança, o Senhor Jesus, em quem estava o nome de Deus, a plenitude da Divindade corporalmente. Ele era o Deus de Jacó, que abençoou Jacó, e lhe deu um novo nome e uma nova natureza. Veja as notas no local acima em Gênesis.

Comentário de John Calvin

A inscrição mostra que o salmo foi composto por Davi; mas, embora ele tenha sido o autor, não há absurdo em falar de si mesmo na pessoa dos outros. Tendo sido comprometido com o ofício de um profeta, ele com grande propriedade preparou isso como uma forma de oração para o uso dos fiéis. Ao fazer isso, seu objetivo não era tanto elogiar sua própria pessoa, emitindo autoritariamente uma ordenança real ordenando ao povo o uso dessa oração, como mostrando, no exercício de seu ofício como professor, que ela pertencia a toda a Igreja se preocupa e se esforça para que o reino que Deus erigiu continue seguro e próspero. Muitos intérpretes vêem essa oração como oferecida apenas em uma ocasião específica; mas nisto não posso concordar. A ocasião de sua composição a princípio pode ter surgido de alguma batalha em particular que estava prestes a ser travada, contra os amonitas ou contra alguns outros inimigos de Israel. Mas o propósito do Espírito Santo, em meu julgamento, era entregar à Igreja uma forma comum de oração que, como podemos entender pelas palavras, deveria ser usada sempre que ela estivesse ameaçada por algum perigo. Deus ordena ao seu povo, em geral, que ore pelos reis, mas havia um motivo especial, que não se aplicava a nenhum outro reino, por que a oração deveria ser feita em nome desse reino; pois foi somente pela mão de Davi e sua semente que Deus havia determinado governar e manter seu povo. É particularmente de notar que, sob a figura deste reino temporal, foi descrito um governo muito mais excelente, do qual dependia toda a alegria e felicidade da Igreja. O objetivo, portanto, que Davi tinha expressamente em vista, era exortar todos os filhos de Deus a nutrir uma solicitude tão santa sobre o reino de Cristo, que os incitaria à oração contínua em seu favor.

1. Que Jeová ouça você etc. O Espírito Santo, apresentando ao povo a oração para que Deus responda às orações do rei, deve ser visto como ao mesmo tempo admoestando reis que é seu dever implorar a proteção de Deus em todos os assuntos deles. Quando ele diz: No dia da angústia, ele mostra que eles não serão isentos de problemas, e ele faz isso para que não fiquem desanimados, se a qualquer momento ocorrerem situações de perigo. Em suma, os fiéis, para que o corpo não seja separado da cabeça, favorecem as orações do rei por suas súplicas comuns e unidas. O nome de Deus é aqui colocado para o próprio Deus e não sem uma boa razão; por a essência de Deus ser incompreensível para nós, cabe a nós confiar nEle, na medida em que sua graça e poder são conhecidos por nós. Do seu nome, portanto, procede a confiança em invocá-lo. Os fiéis desejam que o rei seja protegido e auxiliado por Deus, cujo nome foi chamado entre os filhos de Jacó. Não posso concordar com aqueles que pensam que a menção é feita a esse patriarca, porque Deus o exerceu com várias aflições, não muito diferentes daquelas com as quais ele tentou seu servo Davi. Sou bastante de opinião de que, como é habitual nas Escrituras, as pessoas escolhidas são denotadas pelo termo Jacó. E a partir deste nome, o Deus de Jacó, os fiéis se incentivam a orar pela defesa de seu rei; porque era um dos privilégios de sua adoção viver sob a conduta e proteção de um rei posto sobre eles pelo próprio Deus. Portanto, podemos concluir, como eu disse antes, que sob a figura de um reino temporal nos é descrito um governo muito mais excelente. (470) Visto que Cristo, nosso Rei, sendo um sacerdote eterno, nunca deixa de fazer intercessão com Deus, todo o corpo da Igreja deve se unir em oração com ele; (471) e mais além, não podemos ter esperança de ser ouvido, a menos que ele vá diante de nós e nos conduza a Deus. (472) E serve em grande parte para acalmar nossas tristezas considerar que Jesus Cristo, quando estamos aflitos, conta suas angústias como suas, desde que, ao mesmo tempo, tenhamos coragem e continuemos resolutos e magnânimos na tribulação; o que devemos estar preparados para fazer, uma vez que o Espírito Santo aqui nos avisa que o reino de Cristo estaria sujeito a perigos e problemas.

Comentário de John Wesley

O SENHOR te ouve no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te defende;

Deus de Jacó – Deus fez uma aliança com Jacó e sua posteridade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *