Estudo de Salmos 22:19 – Comentado e Explicado

Porém, vós, Senhor, não vos afasteis de mim; ó meu auxílio, bem depressa me ajudai.
Salmos 22:19

Comentário de Albert Barnes

But be not thou far from me, O Lord – “ O Yahweh.” Others – all others – have forsaken me, and left me to perish. Now, in the day of my desertion and my peril, be thou near to me. See Psalm 22:11 . This is the burden of the prayer in the whole psalm, that God would not leave him, but sustain and deliver him. Compare Psalm 22:1 .

O my strength – Source of my strength; thou on whom I rely for support and deliverance.

Haste thee to help me – Help me speedily. Come to support me; come to deliver me from these dreadful sorrows. This is not necessarily a prayer to be rescued from death, but it would be applicable to deliverance from those deep mental sorrows that had come upon him – from this abandonment to unutterable woes.

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR *. Uma das 134 emendas dos Sopherim (App-32) pela qual “Jeová” do texto primitivo foi alterado para “Adonai”.

Comentário de Adam Clarke

Não fique longe de mim – No primeiro versículo ele pergunta: Por que me abandonou? Ou, como se estivesse espantado com a maldade deles, em que mãos você me permitiu cair? Agora ele ora: Não fique longe de mim. São Jerônimo observa aqui que é a humanidade de nosso abençoado Senhor que fala à sua divindade. Jesus era homem perfeito; e como homem ele sofreu e morreu. Mas esse homem perfeito e sem pecado não poderia ter sofrido esses sofrimentos, de modo a torná-los expiatórios, se ele não tivesse sido sustentado pela natureza divina. Todas as expressões deste Salmo que indicam qualquer fraqueza no que se refere a Cristo (e de fato se refere principalmente a ele), devem ser entendidas da natureza humana; pois que nele Deus e o homem estavam unidos, mas não confundidos, todo o Novo Testamento para mim evidencia, a masculinidade sendo um homem perfeito, a Divindade habitando corporalmente nessa masculinidade. Jesus, como Mans, foi concebido, nasceu, cresceu, aumentou em sabedoria, estatura e favor com Deus e o homem; fome, sede, sofrimento e morte. Jesus, como Deus, sabia todas as coisas, foi desde o princípio com Deus, curou os enfermos, lavou os leprosos e ressuscitou os mortos; acalmou a fúria do mar e pôs a tempestade por uma palavra; vivificou a natureza humana, ressuscitou-a dentre os mortos, elevou-a ao céu, onde, como o Cordeiro recém-morto, sempre aparece na presença de Deus por nós. Estes são todos os fatos das Escrituras. O homem que Cristo Jesus não pôde realizar esses milagres; o Deus naquele homem não poderia ter sofrido esses sofrimentos. No entanto, uma pessoa parece fazer e sofrer tudo; aqui, então, Deus se manifesta na carne.

Ó minha força – A divindade é o poxver pelo qual a humanidade foi sustentada neste conflito terrível.

Comentário de John Calvin

19. Não sejas, pois, longe de mim, ó Jeová! Devemos ter em mente tudo o que Davi até agora relatou sobre si mesmo. Como suas misérias atingiram o auge, e como ele não viu nem um único raio de esperança para encorajá-lo a esperar a libertação, é um exemplo maravilhoso do poder da fé, que ele não apenas suportou pacientemente suas aflições, mas que o abismo do desespero, ele surgiu para invocar a Deus. Notemos, portanto, particularmente, que Davi não derramou suas lamentações pensando que eram em vão e sem efeito, pois as pessoas que estão perplexas costumam derramar seus gemidos aleatoriamente. As orações que ele acrescenta mostram suficientemente que ele esperava uma questão como desejava. Quando ele chama Deus de sua força, por esse epíteto ele dá uma prova mais evidente de sua fé. Ele não ora de maneira duvidosa; mas ele promete a si mesmo a assistência que os olhos dos sentidos ainda não perceberam. Pela espada, pela mão do cachorro, pela boca do leão e pelos chifres dos unicórnios, ele sugere que ele estava atualmente exposto ao perigo de morte, e isso de várias maneiras. De onde nos reunimos, que, embora ele tenha desmaiado completamente quando está cercado pela morte, ele ainda continua forte no Senhor, e que o espírito da vida sempre foi vigoroso em seu coração. Alguns consideram as palavras apenas alma, ou apenas vida, como queridas e preciosas; (517), mas essa visão não me parece apropriada. Ele prefere dizer que, em meio a tantas mortes, não encontrou ajuda ou socorro no mundo inteiro; como nos Salmos 35:17, as palavras, apenas alma, (518) são usadas no mesmo sentido para uma pessoa que está sozinha e destituída de toda ajuda e socorro. Isso aparecerá mais claramente em Salmos 25:16 , onde Davi, chamando-se pobre e sozinho, sem dúvida reclama que foi completamente privado de amigos e abandonado do mundo inteiro. Quando é dito no final do versículo 21, responda-me ou ouça-me dos chifres dos unicórnios, esse modo de falar hebraico pode parecer estranho e obscuro para nossos ouvidos, mas o sentido não é de todo ambíguo. A causa é colocada apenas em vez do efeito; pois nossa libertação é a consequência ou o efeito de Deus nos ouvir. Se for perguntado como isso pode ser aplicado a Cristo, a quem o Pai não libertou da morte? Eu respondo, em uma palavra, que ele foi mais poderosamente libertado do que se Deus o impedisse de ser vítima de morte, mesmo sendo uma libertação muito maior ressurgir dentre os mortos do que ser curado de uma doença grave. A morte, portanto, não impediu a ressurreição de Cristo de dar testemunho de que ele havia sido ouvido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *