Estudo de Salmos 22:9 – Comentado e Explicado

Sim, fostes vós que me tirastes das entranhas de minha mãe e, seguro, me fizestes repousar em seu seio.
Salmos 22:9

Comentário de Albert Barnes

Mas tu és aquele que me tirou do ventre – devo minha vida a ti. Isso é sugerido pelo sofredor como uma razão pela qual Deus deve agora interpor e protegê-lo. Deus o trouxe ao mundo, guardando-o nos perigos dos primeiros momentos de seu ser, e agora ele pede que, no dia da angústia, Deus irá interpor e salvá-lo. Não há nada impróprio em aplicar isso ao Messias. Ele era um homem, com todas as propensões e sentimentos inocentes de um homem; e ninguém pode dizer senão que, quando na cruz – e talvez com uma aptidão especial, podemos dizer quando viu sua mãe perto dele João 19:25 – esses pensamentos podem ter passado pela sua mente. Na lembrança dos cuidados dados em seus primeiros anos, ele pode agora ter olhado com um sincero pedido a Deus, para que, se fosse possível, ele pudesse libertá-lo.

Tu me fizeste esperar – Margem: “Me mantiveste em segurança.” A frase no hebraico significa: Tu me fizeste confiar ou ter esperança. Pode significar aqui também que ele foi feito para nutrir uma esperança do favor divino “desde muito cedo”, como era quando uma criança no seio; ou pode significar que ele tinha motivos para esperar ou confiar em Deus. O primeiro, parece-me, é provavelmente o significado; e a idéia é que, franzindo a testa nos primeiros anos, ele deixara de confiar em Deus; e ele agora alega esse fato como uma razão pela qual ele deveria se interpor para salvá-lo. Aplicado ao Redentor como homem, significa que em sua primeira infância ele confiou em Deus. Suas primeiras respirações foram de piedade. Suas primeiras aspirações foram pelo favor divino. Seu primeiro amor foi o amor de Deus. Agora ele chama isso de lembrança; isso ele agora pede como uma razão pela qual Deus não deveria. desenhe a luz de seu semblante e deixe-o sofrer sozinho. Ninguém pode provar que esses pensamentos não passaram pela mente do Redentor quando ele estava sofrendo as agonias da deserção na cruz; ninguém pode mostrar que eles seriam impróprios.

No peito da minha mãe – Na minha primeira infância. Isso não significa que ele literalmente acalentasse a esperança, mas que ele a fizera no período mais precoce de sua vida, como o primeiro ato de seu ser consciente.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 22: 9-10 . Mas tu és ele, etc. – Foi pela ordem particular de seu Pai que Cristo veio ao mundo; e, portanto, ele disse à sua entrada: Sacrifício e oferta não desejas, mas um corpo me preparaste: Hebreus 10: 5 . Quando eu estava nos seios de minha mãe, evidentemente se relaciona com a ordem milagrosa que Deus deu a José e Maria para levar ao Egito a criança Jesus, que ainda pendurava nos seios de sua mãe, Mateus 2: 20-21 . Fui lançado sobre ti desde o ventre, significa que Deus o levou em seu nascimento, e de uma maneira particular se encarregou de cuidar dele. Antigamente era costume, quando uma criança nascia, colocá-la no chão; e então aquele que a tirou dali se declarou pai e assumiu os cuidados de sua manutenção. Ver Gênesis 30: 3 ; Gênesis 50:23 . Portanto, quando os poetas exageravam a felicidade de um homem a quem todas as coisas eram bem-sucedidas de acordo com o seu desejo, eles diziam que ele foi levado por algum deus ou deusa.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 22: 9-10 . Tu és ele, etc. – Isso parece se referir à miraculosa concepção de Cristo, que era o Filho de Deus, em um sentido em que nenhum outro homem jamais foi, sendo formado, quanto à sua natureza humana, pelo poder de Deus, no ventre de um homem. virgem pura. Por isso, ele disse, em sua entrada no mundo: Sacrifício e oferta não o faria, mas um corpo me preparou. Tu me fizeste esperar – Ou, confiança, isto é, Tu me deste terreno suficiente para ter esperança e confiança, se eu tivesse sido capaz disso, por causa do teu maravilhoso e vigilante cuidado comigo, naquele estado fraco e desamparado; quando eu estava nos seios da minha mãe – quando eu era uma criança chupando. Isso era eminentemente verdadeiro para Cristo, a quem Deus tão miraculosamente preservou e providenciou em sua infância, dando, de maneira sobrenatural, uma ordem a José e Maria para carregá-lo para o Egito, conforme lemos Mateus 2: 20-21 . Fui lançado sobre ti desde o ventre – Tu me levaste desde o meu nascimento, e de uma maneira particular cobrou-se dos meus cuidados.

Comentário de E.W. Bullinger

make = cause.

esperança = confiar ou confiar. Hebraico. batah. App-69.

Comentário de Adam Clarke

Mas tu és aquele que me tirou do ventre – Tu me fizeste; e me guiou e me defendeu desde a mais tenra infância.

Comentário de John Calvin

9. Certamente tu. Aqui, Davi ergue novamente uma nova fortaleza, a fim de suportar e repelir as maquinações de Satanás. Ele enumera brevemente os benefícios que Deus havia concedido a ele, pelos quais há muito aprendera que ele era seu pai. Sim, ele declara que, mesmo antes de nascer, Deus havia mostrado para ele tanta evidência de seu amor paternal, que, embora agora dominado pelas trevas da morte, ele poderia, em boa base, arriscar-se a esperar sua vida. E é o Espírito Santo que ensina aos fiéis a sabedoria de reunir, quando são levados a circunstâncias de medo e angústia, as evidências da bondade de Deus, para assim sustentar e fortalecer sua fé. Devemos considerar isso como um princípio estabelecido, que, como Deus nunca se cansa no exercício de sua liberalidade, e como a doação mais exuberante não pode esgotar suas riquezas, segue-se que, como o experimentamos como pai desde a primeira infância , ele se mostrará o mesmo em relação a nós, até a velhice extrema. Ao reconhecer que ele foi tirado do útero pelas mãos de Deus, e que Deus o fez confiar nos seios de sua mãe, o significado é que, embora seja pela operação de causas naturais que os bebês vêm ao mundo , e são nutridos com o leite de sua mãe; ainda assim, a maravilhosa providência de Deus brilha intensamente. É verdade que esse milagre, devido à sua ocorrência comum, é menos explicado por nós. Mas se a ingratidão não pusesse em nossos olhos o véu da estupidez, seríamos arrebatados com admiração em todos os partos do mundo. O que impede a criança de perecer, como poderia, cem vezes em sua própria corrupção, antes que chegue a hora de produzi-la, mas que Deus, por seu poder secreto e incompreensível, a mantém viva em seu túmulo? E depois que é trazido ao mundo, vendo que está sujeito a tantas misérias, e não pode mexer um dedo para ajudar a si próprio, como poderia viver mesmo por um único dia, se Deus não o levasse ao seio paterno para nutrir e proteja-o? É, portanto, por uma boa razão, que o bebê é lançado sobre ele; pois, a menos que ele alimentasse os bebês macios e vigiasse todos os escritórios da enfermeira, mesmo no momento em que eles fossem criados, eles seriam expostos a cem mortes, pelas quais seriam sufocados em um instante. Finalmente, Davi conclui que Deus era seu Deus. Deus, é verdade, para toda a aparência, mostra a bondade semelhante que aqui é celebrada até à criação bruta; mas é apenas para a humanidade que ele se mostra pai de uma maneira especial. E, embora ele não dote imediatamente os bebês com o conhecimento de si mesmo, diz- se que lhes dá confiança, porque, ao mostrar de fato que ele cuida da vida deles, de certa maneira os atrai para si; como é dito em outro lugar,

“Ele dá à besta sua comida e aos jovens corvos que clamam” ( Salmos 147: 9 ).

Visto que Deus antecipa dessa maneira, por sua graça, os bebês antes que eles ainda usem a razão, é certo que ele nunca decepcionará a esperança de seus servos quando eles pedirem e invocarem. Este é o argumento pelo qual Davi lutou e se esforçou para vencer a tentação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *