Estudo de Salmos 23:3 – Comentado e Explicado

restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.
Salmos 23:3

Comentário de Albert Barnes

Ele me leva ao lado das águas tranquilas – Margem, “águas tranquilas”. Não águas estagnadas, mas águas não tempestuosas e tempestuosas; águas tão calmas, suaves e tranquilas, que sugerem a idéia de repouso, e tão prontas para descansar. Aplicada ao povo de Deus, isso denota a calma – a paz – o repouso da alma, quando a salvação flui como uma corrente que corre suavemente; quando não há apreensão de carência; quando o coração está; paz com Deus.

Ele restaura minha alma – literalmente: “Ele faz com que minha vida retorne”. DeWette, “Ele me apressa” ou me faz viver. A palavra alma ”aqui significa vida, ou espírito, e não a alma no sentido estrito em que o termo é usado agora. Refere-se ao espírito quando exausto, cansado ou triste; e o significado é que Deus acelera ou vivifica o espírito quando está exausto. A referência não é à alma que vagueia ou se desvia de Deus, mas à vida ou espírito exausto, cansado, perturbado, ansioso, desgastado com cuidado e labuta. o coração, assim exausto, Ele re-anima. Ele traz de volta seu vigor. Ele encoraja isso; excita-o a novos esforços; enche-o de nova alegria.

Ele me conduz pelos caminhos da justiça – nos caminhos certos, ou nos caminhos certos. Ele me conduz no caminho reto que leva a si mesmo; Ele não me permite vagar de maneiras que levariam à ruína. Em referência ao Seu povo, é verdade:

(a) que Ele os conduz no caminho pelo qual eles se tornam justos, ou pelo qual eles são “justificados” diante dele; e

(b) que Ele os conduz no caminho da “retidão” e da “verdade”. Ele os guia no caminho para o céu; Seu constante cuidado é evidenciado que eles “podem” trilhar esse caminho.

Por causa de seu nome – por Sua própria causa; ou, para que Seu nome seja honrado. Não é principalmente por conta deles; não é apenas para que possam ser salvos. É para que Ele seja honrado:

(a) em serem salvos;

(b) da maneira em que é feito;

(c) na influência de toda a sua vida, sob Sua orientação, como tornando conhecido Seu próprio caráter e perfeições.

Compare Isaías 43:25 ; Isaías 48: 9 ; Isaías 66: 5 ; Jeremias 14: 7 . O sentimento expresso neste versículo é o da confiança em Deus; uma garantia de que ele sempre lideraria seu povo no caminho em que deveriam seguir. Compare o Salmo 25: 9 . Isso ele sempre fará se as pessoas seguirem as instruções de Sua palavra, os ensinamentos de Seu Espírito e a orientação de Sua providência. Ninguém que se submete a Ele dessa maneira jamais se perderá!

Comentário de Thomas Coke

Salmos 23: 3 . Ele restaura minha alma, etc. – Ele refresca, etc. Mudge. “Quando estou pronto para desmaiar, ele me atualiza e me traz vida novamente.” Ver Salmos 19: 8 . Nos caminhos da retidão, Green torna muito corretamente, depois de Schultens, nos caminhos certos: “nos caminhos certos e seguros para mim”. Ver Provérbios 8:20 . E ele justamente observa, que é correto manter o sentido metafórico e seguir a imagem de um pastor, sob o qual Deus está representado, e não entrar nele, como no caso de nossa versão do terceiro versículo e retorne a ele novamente no dia 4.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 23: 3 . Ele restaura minha alma – hebraico, ????? ?????? , naphshi jeshobeb, minha alma ele traz, ou trará de volta, ou seja, de seus erros ou andanças. Nenhuma criatura está mais pronta para se desviar do que uma ovelha, ou mais perdida para encontrar o caminho de volta. E todos que gostamos de ovelhas se perderam e ainda são propensos a fazê-lo; deixar o caminho certo da verdade e do dever e desviar-se para caminhos secundários. Mas quando Deus nos mostra nossos erros, nos dá arrependimento e nos traz de volta ao nosso dever novamente, ele restaura nossas almas; e se ele não o fizesse, vagaríamos sem parar e seríamos desfeitos. Ele me conduz pelos caminhos da retidão – nos caminhos claros, retos e seguros, nos quais as ovelhas do pasto do Senhor não são feridas, nem cansadas, nem em perigo de perambular. Pela sua palavra e sua providência, ele me direciona para os caminhos corretos da verdade e da santidade, e pelo seu Espírito ele se inclina e me permite escolher esses caminhos e continuar a caminhar por ele; pelo seu nome – não por mérito algum em mim, mas apenas pela demonstração e glória de sua misericórdia, fidelidade e bondade.

Comentário de E.W. Bullinger

restaura = traz de volta, como nos Salmos 19: 8 , JEOVÁ-ROPQUEKA. App-4.

alma. Hebraico. nephesh.

leva. Hebraico. nahal, guiar, conduzir.

caminhos da justiça = caminhos justos. JEOVÁ-ZIDKENU. App-4.

nome “s = próprio. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Ele restaura minha alma – traz de volta minha vida da destruição; e converte minha alma do pecado, para que não pereça eternamente. Ou, depois que ele se afastou dele, cura seus desvios e o restaura a seu favor. Veja a paráfrase antiga desta cláusula na nota anterior.

Nos caminhos da justiça – ??? ?????? bemageley tsedek , “nos circuitos” ou “órbitas da justiça”. Em muitos lugares das Escrituras, o homem parece estar representado sob a noção de um planeta secundário movendo-se em volta de seu principal; ou como um planeta girando em torno do sol, de quem recebe seu poder de girar, com toda a sua luz e calor. Assim, o homem se refere ao Sol da justiça; somente por seu poder ele é capaz de andar de pé; por sua luz ele é iluminado; e pelo seu calor ele é vivificado e habilitado a produzir bons frutos. Quando ele mantém sua própria órbita, tendo a luz da glória de Deus refletida na face de Jesus Cristo, ele é capacitado a iluminar e fortalecer os outros. Quem é iluminado pode iluminar; quem é alimentado pode alimentar.

Pelo seu nome – Para mostrar a glória de sua graça, e não por qualquer mérito em mim. Os motivos de conduta de Deus para com os filhos dos homens são derivados das perfeições e bondade de sua própria natureza.

Comentário de John Calvin

3. Ele restaura minha alma Como é um dever de um bom pastor cuidar de suas ovelhas, e quando elas estão doentes ou fracas para amamentá-las e apoiá-las, Davi declara que essa foi a maneira pela qual ele foi tratado por Deus. A restauração da alma, como a traduzimos, ou a conversão da alma, como ela é literalmente traduzida, é da mesma importância que fazer de novo ou de recuperar, como já foi dito no salmo 19, no sétimo verso. Pelos caminhos da justiça, ele quer dizer caminhos fáceis e claros. (534) Como ele ainda continua sua metáfora, seria impróprio entender isso como se referindo à direção do Espírito Santo. Ele afirmou um pouco antes que Deus liberalmente o fornece tudo o que é necessário para a manutenção da vida atual, e agora ele acrescenta que ele é defendido por ele de todos os problemas. A quantidade do que é dito é que Deus não está de modo algum desejando ao seu povo, visto que ele os sustenta por seu poder, os revigora e os acelera, e evita deles o que é prejudicial, para que possam andar à vontade de maneira clara e direta. caminhos. Que, no entanto, ele pode não atribuir nada ao seu próprio valor ou mérito, Davi representa a bondade de Deus como a causa de tão grande liberalidade, declarando que Deus lhe concede todas essas coisas por causa de seu próprio nome. E certamente ele nos escolheu para ser suas ovelhas, e seu desempenho para conosco todos os ofícios de um pastor, é uma bênção que procede inteiramente de sua bondade livre e soberana, como veremos no sexagésimo quinto salmo.

Comentário de John Wesley

Ele restaura a minha alma; ele me conduz pelos caminhos da justiça por causa do seu nome.

Restoreth – Heb. Ele a traz de volta; de seus erros e errantes.

Para – Não para qualquer valor em mim, mas para a glória de sua justiça, e fidelidade e bondade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *