Estudo de Salmos 25:17 – Comentado e Explicado

Aliviai as angústias do meu coração, e livrai-me das aflições.
Salmos 25:17

Comentário de Albert Barnes

Os problemas do meu coração – As tristezas que surgem no coração – particularmente das lembranças do pecado.

São ampliadas – tornaram-se ótimas. Eles aumentavam quanto mais ele refletia sobre os pecados de sua vida.

Oh, tira-me das minhas angústias – dos meus pecados e dos perigos que me cercam. Essas duas coisas, problemas externos e a consciência interior da culpa, não são raramente combinadas. O problema externo tem uma tendência a trazer à tona a lembrança de transgressões passadas e a sugerir a indagação se a aflição não é uma visita divina ao pecado. Qualquer fonte de tristeza pode atrair muitas outras em seu caminho. As leis da associação são tais que, quando a mente repousa sobre uma fonte de alegria, e é animada por isso, inúmeras outras bênçãos serão sugeridas para aumentar a alegria; e quando uma grande tristeza se apodera da alma, todas as menores tristezas da vida passada se aglomeram em torno dela, de modo que parecemos ser totalmente abandonados por Deus e pelo homem.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25: 17-20 . As angústias do meu coração são ampliadas – Minhas angústias externas são acompanhadas de graves angústias da minha mente e do meu coração pelos meus pecados que os adquiriram e pelo teu grande desagrado manifestado neles. Veja minha aflição – com compaixão, como Êxodo 3: 7-8 ; Salmos 31: 7 ; Salmos 106: 44 . E perdoe todos os meus pecados – A aquisição e a contínua causa do meu problema. “Davi une essa petição à precedente, porque considerou, quaisquer que sejam as aflições e cruzes que lhe foram trazidas, quão justas elas poderiam ser, com relação a seus inimigos, quais eram as causas aparentes delas; ainda que, de acordo com a designação ou permissão de Deus, eles possam ser os efeitos e o castigo de seus pecados. ” – Dodd. Guarda minha alma – Eu mesmo, ou minha vida, como essa palavra é comumente usada: pois sua alma estava fora do alcance de seus inimigos, que só podiam matar seu corpo, Lucas 12: 4 .

Comentário de E.W. Bullinger

ampliado, etc. , ou problemas aumentaram meu coração: isto é, tornaram-no mais compreensivo.

O traz: ou Tu trouxeste.

Comentário de Adam Clarke

Os problemas do coração de maio são ampliados – Os males do nosso estado cativo, em vez de diminuir, parecem se multiplicar, e cada um se prolonga.

Comentário de John Calvin

17. Os problemas do meu coração são ampliados. Neste versículo, ele reconhece não apenas que ele teve que enfrentar exteriormente seus inimigos e os problemas que eles o ocasionaram, mas que ele também foi afligido interiormente por tristeza e angústia de coração. Também é necessário observar a maneira de expressão que ele emprega aqui, e pela qual ele sugere que o peso e o número de suas provações haviam se acumulado a tal ponto que encheram todo o seu coração, assim como uma inundação de águas rompendo todas as barreiras. , e estendendo-se por toda parte, abrange um país inteiro. Agora, quando vemos que o coração de Davi às vezes estava cheio de angústia, não precisamos mais nos perguntar se às vezes a violência da tentação nos domina; mas vamos perguntar com Davi que, mesmo que estejamos no estado de desespero, Deus nos socorrerá.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *