Estudo de Salmos 25:3 – Comentado e Explicado

Não, nenhum daqueles que esperam em vós será confundido, mas os pérfidos serão cobertos de vergonha.
Salmos 25:3

Comentário de Albert Barnes

Sim, que ninguém que te espere se envergonhe – “Esperar no Senhor” é uma expressão que denota verdadeira piedade, como indicando nossa dependência dele e como implicando que lhe procuremos o comando que é regular nossa conduta e pela graça necessária para nos proteger e salvar. Compare Isaías 40:31 . Veja também Isaías 8:17 ; Isaías 30:18 ; Salmo 40: 1 ; Salmo 69: 3 . Esta petição é indicativa do desejo do coração piedoso de que ninguém que professa servir a Deus possa ser envergonhado; para que nunca sejam vencidos pelo pecado; para que nunca caiam sob o poder da tentação; para que não falhem na salvação eterna.

Sejam envergonhados os que transgridem sem justa causa – Isso não implica que nenhum pecador transgrida de outra maneira que não sem causa, ou que eles tenham boas razões para pecar; mas traz à vista um pensamento proeminente em relação ao pecado, que é sem causa. Se os iníquos tivessem alguma boa razão para o curso de sua vida – se fossem compelidos a fazer o mal – se as tentações sob as quais agiam fossem tão poderosas que não pudessem resistir a eles – se não fossem voluntárias em suas transgressões – então a verdadeira benevolência exigiria de nós a oração para que eles não fossem confundidos ou envergonhados. Contudo, como nenhuma dessas circunstâncias ocorre no caso do pecador, não há falta de benevolência na oração para que todos os obreiros do mal sejam confundidos; isto é, para que não triunfem em um curso maligno, mas que seus planos sejam derrotados e que sejam presos em sua carreira. Não há benevolência em desejar o triunfo da maldade; não há falta de benevolência em orar para que todos os planos dos homens maus sejam confundidos, e todos os propósitos do mal sejam frustrados. A verdadeira benevolência exige que oremos para que todos os seus planos sejam presos e que o pecador não seja bem-sucedido em sua carreira. Uma pessoa pode estar certa de que está agindo de acordo com os princípios da benevolência quando se esforça para impedir a consumação dos planos e dos desejos dos iníquos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 25: 3 . Que transgridem sem causa Que lidam com perfídia em vão. Salmos 25:13 . A sua alma habitará à vontade ] Permanecerá no bem. Ou, seu próprio eu descansará quieto em abundância, e sua semente herdará a terra. Mudge.

Comentário de E.W. Bullinger

não deixe ninguém. Hebraico “nenhum com ( lo ; grego. Ou, objetivo)” . Compare “não”, Salmos 25: 2 .

transgredir = agir com traição. Hebraico. bagad.

Comentário de Adam Clarke

Que ninguém que espere em ti tenha vergonha – Embora ele já tivesse um fardo suficiente, ele sentiu pelos outros em circunstâncias semelhantes e tornou-se um intercessor em favor deles.

Transgredir sem justa causa – Talvez ?????? bogedim possa aqui significar pessoas idólatras. “Não se envergonhem os que te esperam e te adoram; mas terão vergonha dos que em vão adoram, ou confiam em falsos deuses.” Ver Malaquias 2: 11-16 . Os caldeus nos pediram o mal e nos oprimiram: confiam em seus ídolos, vêem a vaidade de sua idolatria.

Comentário de John Calvin

3. Sim, nenhum deles, etc. Se essas palavras devem ser explicadas na forma de um desejo, como se Davi tivesse dito: Que ninguém que te espera seja envergonhado (553) , então, neste versículo, ele continua sua oração e estende a todos os fiéis em comum o que ele havia falado sozinho. Mas estou bastante inclinado a entender as palavras em um sentido diferente e a vê-las como significando que Davi mostra o fruto da graça divina que deve proceder de sua libertação. E há uma força peculiar na palavra sim; pois como ele sabia que foi visto por muitos e que o relato de sua confiança em Deus foi amplamente divulgado, seu significado é que o que deve ser feito em sua pessoa se estenda por toda parte, como exemplo para outros, e deve tem o efeito de reviver e animar todos os filhos de Deus, por um lado, e de lançar ao chão a arrogância dos ímpios, por outro. As palavras também podem ser entendidas em outro sentido, a saber, que Davi, para fortalecer sua fé, apresenta diante de si uma promessa que Deus freqüentemente faz em sua palavra. Mas o sentido em que os interpretei parece ser mais adequado. Pelos ímpios que negociam falsamente sem causa, ele sem dúvida significa especialmente seus inimigos. Consequentemente, ele declara que, quando for entregue, não desfrutará exclusivamente do benefício disso; mas que seu fruto se estenda a todos os verdadeiros crentes; assim como por outro lado, a fé de muitos teria sido abalada se ele tivesse sido abandonado por Deus. Na última cláusula do versículo, que ele coloca em oposição à primeira, ele argumenta que, quando os ímpios mentem confundidos, isso redunda na glória de Deus, porque a vanglória em que eles se entregam à prosperidade é uma zombaria aberta de Deus , enquanto, apesar de seu julgamento, eles se destacam mais ousadamente ao fazer o mal. Quando ele acrescenta, sem justa causa, apenas tende a mostrar a natureza agravada da ofensa. A maldade de um homem é sempre mais intolerável, quando, não provocado por erros, ele se põe, por vontade própria, a ferir inocentes e inocentes.

Comentário de John Wesley

Sim, que ninguém que te espera se envergonhe; se envergonhe, que transgride sem causa.

Causa – Sem nenhuma provocação minha.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *