Estudo de Salmos 28:6 – Comentado e Explicado

Bendito seja o Senhor, que ouviu a voz de minha súplica; nele confiou meu coração e fui socorrido.
Salmos 28:6

Comentário de Albert Barnes

Bendito seja o Senhor, porque ele ouviu a voz das minhas súplicas – Esta é uma daquelas passagens que freqüentemente ocorrem nos Salmos, quando houve uma oração sincera e ansiosa oferecida a Deus, e quando a resposta à oração parece seja imediato. A mente do articulado ansioso e perturbado se acalma; as promessas de Deus são trazidas diretamente para a alma; a paz que foi buscada é obtida; e aquele que iniciou o salmo com profunda ansiedade e perturbação da mente, se alegra com o fim das evidências do favor e do amor divinos. O que assim aconteceu com o salmista ocorre frequentemente agora. A resposta à oração, no que diz respeito à tranqüilidade e segurança da mente, é muitas vezes imediata. O espírito perturbado fica calmo; e seja qual for o resultado em outros aspectos, o coração se torna pacífico e confiante e sente a certeza de que tudo ficará bem. É suficiente sentirmos que Deus nos ouve, pois, se é assim, temos a certeza de que tudo está certo. Nesse sentido, certamente, é correto procurar uma resposta imediata às nossas orações. Veja Isaías 65:24 , nota; Daniel 9:21 , note.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 28: 6-7 . Bendito seja o Senhor, etc. – Com que rapidez as tristezas dos santos se transformam em alegria, e suas orações em louvor! Foi com fé que Davi orou, Salmos 28: 2 , Ouça a voz da minha súplica, e pela mesma fé que ele agora agradece que Deus ouviu sua voz – Os que oram com fé podem se alegrar na esperança. Meu coração confia nele, e sou ajudado – Deus já o havia ouvido e respondido; e, ao que parece, havia assegurado a ele por seu Espírito que ele responderia e atenderia mais plenamente a seus pedidos.

Comentário de John Calvin

6. Bendito seja o Senhor, que ouviu. Esta é a segunda parte do salmo em que o profeta começa a dar graças a Deus. Já vimos como ele se dedicou à oração em meio a seus perigos; e agora, por essa ação de graças, ele nos ensina que suas orações não foram em vão. Assim, ele confirma, por seu próprio exemplo, que Deus está pronto para levar ajuda ao seu povo sempre que o buscarem em verdade e sinceridade. Ele declara a mesma verdade mais plenamente no próximo versículo, chamando Deus de sua força e seu escudo; pois estava convencido de que Deus o ouvira disso, de que fora maravilhosamente preservado. Ele acrescenta que havia sido ajudado em relação à sua confiança e esperança; pois muitas vezes acontece que aqueles que invocam a Deus, não obstante, carecem de sua graça por meio de sua própria incredulidade. Em terceiro lugar, ele diz que acrescentará à sua alegria um testemunho de sua gratidão. Homens maus e hipócritas fogem para Deus quando estão sobrecarregados de dificuldades, mas assim que escapam deles, esquecendo seu libertador, se alegram com alegria frenética. Em resumo, Davi não confiou em vão, pois ele verdadeiramente descobriu por experiência que Deus possui poder sempre presente para preservar seus servos; e que isso era motivo de verdadeira e sólida alegria para ele, que ele achou Deus sempre favorável a ele. Por essa razão, ele também promete que estaria consciente de Deus e agradecido a ele. E, sem dúvida, quando Deus espalha alegria em nossos corações, é abrir a boca para cantar seus louvores.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *