Estudo de Salmos 29:2 – Comentado e Explicado

Rendei-lhe a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor com ornamentos sagrados.
Salmos 29:2

Comentário de Albert Barnes

Dê ao Senhor a glória devida ao seu nome – Margem: “a honra do seu nome”. A honra de Seu nome é aquela que lhe é devida ou que lhe pertence apropriadamente. O “nome” é colocado aqui, como costuma ser, para o próprio Deus; e o significado é: “Atribua a Deus a honra que lhe é devida”. Esta é uma afirmação dirigida aos anjos; é uma afirmação certamente não menos vinculativa para as pessoas. É praticamente um apelo a todas as criaturas do universo para atribuir a devida honra a Deus.

Adore o Senhor – Esta exortação é feita particularmente em vista das manifestações de Seu poder na tempestade. A idéia é que quem é capaz de exercer o poder que é exibido em uma tempestade, tem direito a adoração e louvor.

Na beleza da santidade – Margin, “em seu santuário glorioso”. A frase hebraica significaria corretamente “beleza sagrada”. Alguns supuseram que isso significa “em adornos sagrados”, ou em vestes consagradas usadas pelos sacerdotes nos serviços sagrados do santuário, ou quando eles vieram à presença do Senhor. Então DeWette entende isso. Mas a interpretação mais provável é aquela que a refere ao estado do coração – o ornamento “interno” – com o qual devemos nos aproximar de Deus – a um estado de espírito santo e puro – aquela beleza ou adequação da alma que consiste em santidade ou pureza. Disto, as roupas externas do sacerdócio eram apenas um emblema, e é isso que Deus deseja naqueles que se aproximam dEle em um ato de adoração. Pode-se acrescentar que não existe “beleza” como essa; que não há beleza externa, charme de pessoa ou pele, adorno de roupas caras, que podem ser comparadas a isso. É isso que Deus busca, e com isso Ele ficará satisfeito, seja sob uma forma externa menos ou mais atraente; seja sob roupas ricas e caras, ou sob a roupa simples e decente da pobreza.

Comentário de E.W. Bullinger

O nome dele = Ele mesmo. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Adoração = Curvar-se.

a beleza da santidade = Seu santuário glorioso. Compare 2 Crônicas 20:21 . 2 Crônicas 96: 9 . Êxodo 28: 2 .

Comentário de Adam Clarke

A glória devida ao seu nome – Antes, a glória do seu nome. O nome dele é Mercy; a natureza dele é amor. Atribua misericórdia, amor, poder e sabedoria a ele. Tudo isso está implícito no nome Jeová.

Na beleza da santidade – ??? ????? behadrath kodesh , “as belas vestes da santidade”. Que os sacerdotes e levitas vestam suas melhores e mais limpas roupas; e que todo o serviço seja conduzido de maneira a não desonrar a Divina Majestade. A Vulgata e outros leram, No palácio de sua santidade. Vamos todos ao templo e retornemos graças a Deus por sua preservação durante esta terrível tempestade. Veja no Salmo 29: 9 ; (Nota).

Comentário de John Wesley

Dá ao Senhor a glória devida ao seu nome; adora o Senhor na beleza da santidade.

Dê, … – A honra que ele merece: seja o Todo-Poderoso e o único Deus verdadeiro.

Santidade – Ou, em sua casa santa e bonita.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *