Estudo de Salmos 3:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Davi, quando fugia de Absalão, seu filho. Senhor, como são numerosos os meus perseguidores! É uma turba que se dirige contra mim.
Salmos 3:1

Comentário de Albert Barnes

Senhor, como eles são aumentados – Como eles são multiplicados; ou quão numerosos eles são. Talvez a idéia seja que, a princípio, parecessem relativamente poucos, mas agora se multiplicaram tanto a ponto de pôr em risco sua coroa e sua vida. Esta é uma expressão apropriada na suposição de que se refere a Absalão. A princípio, o número daqueles que aderiram a Absalão não foi tão grande que provocou muito alarme; mas pelas artes de um demagogo, reclamando do governo, dizendo que se ele fosse julgado em terra firme, todo homem faria justiça a ele 2 Samuel 15: 4-5 , ele conquistou o coração do povo, e reuniu tantos sob seu estandarte que tornou necessário que o rei fugisse de Jerusalém para um lugar seguro.

Isso me incomoda – literalmente, meus inimigos. A alusão é para aqueles que agora estavam alistados sob Absalão e que estavam empenhados em tentar derrubar o governo.

Muitos são os que se levantam contra mim – isto é, que se tornaram meus inimigos.

Comentário de Albert Barnes

:Título

Um salmo de Davi – literalmente, pertencendo a Davi; isto é, pertencer a ele como autor. Isso está marcado no hebraico como o primeiro verso, e assim na versão siríaca, na Vulgata Latina e na Septuaginta, produzindo no hebraico e em cada uma dessas versões nove versos no salmo em vez de oito, como em nossa tradução. Isso pode ter sido prefixado ao salmo pelo próprio autor, pois não era incomum nos tempos antigos um autor prefixar seu nome à sua própria composição, como é comumente feito pelo apóstolo Paulo em suas epístolas. Não é absolutamente certo, no entanto, que isso tenha sido feito nos Salmos pelos próprios autores, mas pode ter sido feito por ele que coletou e organizou os Salmos, indicando a crença predominante em relação à autoria e sob o Espírito de Deus. inspiração.

Quando ele fugiu – Por ocasião de sua fuga. Ou seja, foi composto naquele momento ou posteriormente foi composto em memória dele. Veja Introdução, Seção 2.

De Absalão, seu filho – Veja a introdução, Seção 2.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 3.

A segurança da proteção de Deus.

Um salmo de Davi quando ele fugiu de Absalão, seu filho.

Título. ???? M?? mizmor ledavid; a palavra mizmor vem de z? zemer, cortar, gravar ou gravar, e denota um salmo ou canto; acho que não, como o Sr. Le Clerc supõe, porque essas composições foram cortadas em curtos períodos; mas porque foram gravadas e cortadas em notas, a música sendo gravada com a música; de modo que seja corretamente, um salmo na pontuação. A ocasião em que se declara ter sido escrito e a natureza do hino mostram que foi de Davi; e era impossível que um hino pudesse ser composto com maior propriedade ou sentimentos mais nobres da religião, em um evento tão extraordinário como o da rebelião de seu próprio filho, que atraíra vários da maioria das tribos de Israel para a conspiração; para que ele fosse entregue por muitos como absolutamente perdido, e seus inimigos pensaram que estava além do poder de Deus salvá-lo. Chandler. O salmo também é, em certo grau, típico da tristeza e agonia de nosso Salvador, e de sua oração no Monte das Oliveiras; ( Lucas 22:39 ; Lucas 22:41 .) O mesmo monte ao qual Davi subiu, quando ele deveria ter derramado a substância dessa oração. Veja 2 Samuel 15:30 . Para mais informações sobre os títulos dos salmos, veja a primeira nota no próximo salmo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 3: 1-2 . Senhor, como eles aumentam isso me incomoda! Este salmo responde em todas as partes à inscrição. Quando Davi foi reassentado em seu trono, ele o escreveu, para comemorar seu perigo e sua libertação. Davi começa com uma representação de seu perigo. Absalão havia roubado o coração de muitas pessoas. Achitophel visava sua destruição; e Shimei, com outros inimigos, o repreendeu, como totalmente abandonado por seu Deus; enquanto muitos de seus amigos, sem dúvida, tremiam por sua segurança; e, se o conselho de Achitophel tivesse sido seguido, sua ruína, moralmente falando, seria inevitável. A linguagem no segundo versículo parece ter sido a de seus inimigos, que imaginavam que eles o tinham como presa tão segura, que o próprio Deus não foi capaz de libertá-lo. Assim, os principais sacerdotes, escribas e anciãos insultaram seu grande filho, o Messias, quando o trouxeram à cruz; desafiando o poder do próprio Deus para resgatá-lo de suas mãos. Veja Mateus 27:43 e Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 3: 1 . Senhor, como eles aumentam isso me incomoda? Ele poderia muito bem dizê-lo, pois a festa que buscava sua ruína era muito numerosa e formidável. Absalão, seu filho, havia roubado o coração da generalidade do povo, e estava à frente deles: Aitofel, seu conselheiro, procurou sua ruína: Shimei, com outros inimigos, o reprovou como totalmente abandonado por Deus; enquanto muitos de seus amigos, sem dúvida, tremiam por sua segurança e, se o conselho de Aitofel tivesse sido seguido, sua ruína, moralmente falando, seria inevitável. Não é de admirar, então, que ele estivesse com um grande problema, pois certamente estava em grande perigo: mas no meio dele ele segue o método certo e recorre a Deus, seu forte ajudador. Ao subir o monte das Oliveiras, com a cabeça coberta e com os pés descalços, chorou e orou, chorou e creu, e Deus o ouviu de sua santa habitação.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Veja App-65.

quando. O primeiro salmo com um título histórico. Veja App-63e App-64. Compare 2 Samuel, capítulos 15-18.

como . . . ! Figura de discurso Exclamatio (App-6), para enfatizar.

aumentado = multiplicado.

Muitos = que multidões.

Comentário de Adam Clarke

Senhor, como eles aumentam isso me incomoda? Dizem-nos que o coração de todo o Israel foi atrás de Absalão, 2 Samuel 15:13 ; e David fica surpreso ao encontrar uma revolta repentina e geral. Não apenas as pessoas comuns, mas também seus conselheiros e muitos de seus principais capitães. Quão publicamente Deus se vinga dos pecados que Davi cometeu tão privadamente! Na horrível rebelião de Absalão, vemos o adultério de Bate-Seba e o assassinato de Urias. Agora as palavras de Natã começam a ser cumpridas: “A espada não se apartará de tua casa”.

Comentário de John Calvin

A história sagrada ensina que Davi não foi apenas destronado, mas abandonado por quase todos os homens; para que ele tivesse quase tantos inimigos quanto súditos. É verdade que o acompanhou em seu vôo alguns amigos fiéis; mas ele escapou em segurança, não tanto por sua ajuda e proteção como pelos esconderijos do deserto. Portanto, não é maravilhoso que ele tenha ficado horrorizado com os grandes números que se opunham a ele, pois nada poderia ter acontecido mais imprevisível, por sua parte, do que uma rebelião repentina. Era um sinal de fé incomum, quando ferido com tanta consternação, aventurar-se livremente para fazer sua queixa a Deus e, por assim dizer, derramar sua alma em seu seio. (38) E certamente o único remédio para acalmar nossos medos é este: lançar sobre ele todos os cuidados que nos incomodam; pois, por outro lado, aqueles que têm a convicção de que não são objetos de seu respeito devem ser prostrados e oprimidos pelas calamidades que os atingem.

No terceiro verso, ele expressa de maneira mais distinta e enfática o orgulho de seus inimigos em ridicularizá-lo como um náufrago e como uma pessoa cujas circunstâncias foram uma esperança passada. E ele quer dizer que a ousadia deles aumentou depois disso, porque eles estavam confiantes de que ele havia sido rejeitado por Deus. Talvez, nessas palavras também, a iniquidade deles seja indiretamente referida, na medida em que eles não prestaram contas da ajuda de Deus na preservação do rei a quem ele havia escolhido. E essa segunda visão é a mais provável, pois Absalão não se lisonjeava com a esperança do favor de Deus, mas, desconsiderando-o inteiramente, esperava a vitória de seu próprio poder. Davi, portanto, apresenta expressamente a ele e ao resto como falando dessa maneira, para mostrar que foi por um desprezo monstruoso e ultrajante a Deus que eles foram levados a tanta fúria contra ele, como se não levassem em conta o fato. muitas vezes maravilhosamente libertado dos maiores perigos. Os ímpios, quando se levantam para nos destruir, não podem abertamente irromper em uma presunção ousada que sustenta que é impossível para nós obtermos alguma vantagem do favor de Deus; todavia, como eles atribuem tudo à fortuna ou sustentam a opinião de que o sucesso de um homem será proporcional à sua força e, portanto, destemidamente avançam para alcançar seu objetivo, por todos os meios, seja certo ou errado, como se fosse sejam igualmente iguais, se Deus está zangado ou favorável a eles, é evidente que eles não atribuem nenhum valor a favor de Deus e zombam dos fiéis como se isso não lhes valesse nada estar sob os cuidados e a proteção de Deus. Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *