Estudo de Salmos 3:4 – Comentado e Explicado

Apenas elevei a voz para o Senhor, ele me responde de sua montanha santa.
Salmos 3:4

Comentário de Albert Barnes

Eu clamei ao Senhor – Ou seja, nesses problemas, como ele sempre fez na aflição. A forma do verbo aqui é futura – “eu vou chorar” ou clamo ao Senhor; provavelmente, no entanto, pretendia afirmar com ele um hábito geral, que quando surgiam problemas ele sempre invocava o Senhor. Ele fala agora de si mesmo como se estivesse no meio do problema; dá expressão ao sentimento que ele sempre teve em suas tristezas; e diz: “Invocarei o Senhor”, declarando assim seu propósito de apelar com confiança. Assim, a linguagem não é tão retrospectiva quanto indica o estado uniforme de sua mente em meio a aflições.

Com a minha voz – não apenas mentalmente, mas ele expressou a profunda angústia de sua alma em palavras. Assim o Salvador fez no jardim do Getsêmani Mateus 26:39 ; e assim, talvez, a maioria das pessoas o sofra profundamente. É natural, então, pedir ajuda; e, além do fato de que podemos esperar que qualquer oração então, embora apenas mental, traga alívio ao ser respondida, há uma medida de alívio encontrada pelo próprio ato de dar expressão ou respirar fundo e, por assim dizer, reprimir. sentimentos da alma. Nos tempos mais calmos, nos satisfazemos com aspirações não proferidas, com ejaculações suaves, com doce comunhão mental com Deus; em provações avassaladoras, expressamos nossos sentimentos na linguagem sincera dos argumentos.

E ele me ouviu – ou “então ele me ouve”; isto é, quando eu ligo. O salmista se refere ao que ele constantemente achava verdade, que Deus era um ouvinte de oração.

Fora de sua colina sagrada – Sião. Veja as notas no Salmo 2: 6 . Aquele era o lugar para o qual Davi havia retirado a arca e, portanto, era considerado como a morada especial do Altíssimo. Para ele, enquanto morava em Sião, a oração estava acostumada a ser oferecida, e ali ele estava acostumado a responder à oração. A esse fato, Davi aqui se refere como um exemplo que havia sido ilustrado em seus dias anteriores. Para aquele Deus que o havia respondido, ele sentiu que agora poderia apelar com confiança.

Selah – Indicando outra estrofe ou pausa musical. Veja as notas no Salmo 3: 2 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 3: 4-5 . Clamei ao Senhor com minha voz – Pela oração me recomendei à proteção divina; e ele me ouviu do seu santo monte – Fora do céu, chamado Salmos 15: 1 . Deitei-me e dormi – Com segurança, lançando todos os meus cuidados sobre Deus. Eu acordei – como depois de um sono doce e imperturbável, como se nenhum perigo estivesse perto de mim. “Foi um argumento de coragem estabelecida e mostra a vantagem indescritível de uma verdadeira e genuína confiança em Deus, que Davi conseguiu, em circunstâncias tão angustiantes e perigosas, se deitar, dormir calmamente e acordar em paz. Mas o que esse homem não pode fazer, que é sustentado por Deus, sustentado por ele, como a palavra ?????? , jesmecheni, significa corretamente, inspirando sua mente com confiança e coragem. ” Chandler. Mas lembre-se, essa paz e serenidade foram os efeitos do perdão do amor, e não foram experimentadas por ele até que, em conseqüência do genuíno arrependimento por suas transgressões sujas, ele foi feito participante do perdão e provou que o Senhor é gracioso: ver Salmos 32: 3-5 .

Comentário de E.W. Bullinger

chorou = deve chorar.

ouvido = responderá.

colina sagrada. Veja nota no Salmo 2: 6 .

Selah. Conectando a paz que vem da oração, como em Filipenses 1: 4 , Filipenses 1: 6 . Veja App-66.

Comentário de Adam Clarke

Chorei ao Senhor com a minha voz – ele foi exposto a muito perigo e, portanto, precisava de fervor.

Ele me ouviu – não obstante meus inimigos disseram e meus amigos temeram que não houvesse ajuda para mim em meu Deus; no entanto, ele me ouviu fora de sua colina sagrada. Selah: marque isso e incentive-o. Deus nunca abandona aqueles que confiam nele. Ele nunca fecha a oração dos aflitos.

Comentário de John Calvin

4. Com a minha voz clamei ao Senhor. Ele aqui nos informa que nunca havia sido tão derrotado pela adversidade ou desprezado por desprezos ímpios, (42) a ponto de ser impedido de dirigir suas orações a Deus. E era uma prova infalível de sua fé exercitá-la orando mesmo em no meio de suas angústias. Nada é mais impróprio do que carrancudo roer a parte com a qual somos travados e reter nossos gemidos de Deus, (43) se, de fato, temos alguma fé em sua promessa. Tampouco há redundância de expressão nessas palavras. Eu chorei com minha voz. David menciona distintamente sua voz. Melhor é expressar que, por mais que o ímpio possa se enfurecer contra ele, ele não foi de modo algum impressionado, mas pronunciado. uma voz alta e distinta, o nome do seu Deus; e fazer isso era uma questão difícil sob uma tentação tão grave e severa. Ele também menciona particularmente sua voz, a fim de mostrar que ele opõe a voz da oração aos protestos tumultuosos daqueles que culpam a fortuna ou amaldiçoam a Deus, ou dão lugar a reclamações excessivas; aqueles em suma, que com apaixonada confusão derramam sua tristeza imoderada. Mas o significado de Davi me parece ser principalmente isso: em meio às blasfêmias de seus inimigos, pelas quais eles se esforçavam para subjugar sua fé, ele não foi posto em silêncio, mas elevou sua voz a Deus, a quem os ímpios imaginavam ter se tornado. inimigo dele. Ele acrescenta que não chorou em vão, para encorajar todos os piedosos à mesma constância. Quanto à expressão, da colina de sua santidade ou, que significa as mesmas coisas de sua colina sagrada, é incorretamente explicada sobre o céu, como já foi feito por alguns. Confesso que o céu costuma ser chamado, em outros lugares, do palácio sagrado de Deus; mas aqui Davi, sem dúvida, tem uma referência à arca da aliança, que naquele tempo ficava no monte Sion. E ele afirma expressamente que foi ouvido dali, embora tivesse sido obrigado a fugir para o deserto. A História Sagrada relata ( 2 Samuel 15:24 ) que, quando o sacerdote Abiatar ordenou que a arca fosse carregada pelos levitas, Davi não a sofreria. E nisso a maravilhosa fé do homem santo parece conspícua. Ele sabia que o Senhor havia escolhido Sião para ser a morada da arca, mas, apesar disso, estava disposto a ser arrancado daquele símbolo sagrado da presença divina (o que era doloroso para ele como se suas próprias entranhas tivessem sido arrancado dele), do que fazer qualquer inovação não sancionada pela vontade do céu. Agora, ele se vangloria de que, apesar de ter sido privado da visão da arca, e apesar da distância em que foi removido dela, Deus estava perto dele para ouvir suas orações. Por essas palavras, ele sugere que ele manteve um meio devido, na medida em que não desprezava o sinal visível, que o Senhor havia designado por causa da grosseria dos tempos, nem atribuindo uma importância supersticiosa a um determinado lugar, alimentando concepções carnais de a glória de Deus. Assim, ele não espalhou palavras ociosas que desapareceriam no ar, como costumam fazer os incrédulos, que oram também, mas duvidam de que lugar devem dirigir seu discurso. Davi se voltou diretamente para o tabernáculo, de onde Deus havia prometido ser misericordioso com seus servos. Daí a confiança com que ele orou; e essa confiança não foi sem sucesso. Em nossos dias, uma vez que em Cristo é cumprido o que antes era sombreado pelas figuras da lei, uma maneira muito mais fácil de se aproximar de Deus é aberta para nós, desde que não se desvie consciente e voluntariamente do caminho.

Comentário de John Wesley

Clamei ao Senhor com a minha voz, e ele me ouviu da sua santa colina. / * Selah * /.

Sua colina – Fora do céu, assim chamado, Salmo 15: 1 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *