Estudo de Salmos 30:1 – Comentado e Explicado

Salmo. Cântico para a dedicação da casa de Deus. De Davi. Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes, não permitistes que exultassem sobre mim meus inimigos.
Salmos 30:1

Comentário de Albert Barnes

Eu te exaltarei literalmente: “Eu te exaltarei”; isto é, ele tornaria Deus primeiro e supremo em seus pensamentos e afetos; ele faria o que pudesse para torná-lo conhecido; ele o elevaria alto em seus louvores.

Pois tu me elevaste – Ou seja, do estado de perigo em que eu era Salmo 30: 2-3 . A palavra hebraica usada aqui significa extrair adequadamente, como de um poço; e então, entregar, libertar. Como Deus o havia levantado, era apropriado que ele mostrasse sua gratidão “levantando” ou exaltando o nome de Deus.

E não fizeste meus inimigos se regozijarem sobre mim – não os fez triunfar sobre mim; isto é, tu me livraste deles. Ele se refere ao fato de que ele havia sido salvo de uma doença perigosa e que seus inimigos não tinham sido autorizados a exultar por sua morte. Compare as notas no Salmo 41: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 30.

Davi louva a Deus por suas libertações: exorta os outros a louvá-lo pelo exemplo do trato de Deus com ele.

Um Salmo e Cântico, na dedicação da casa de Davi.

Título. ???? ????? mizmor shiir. Um salmo e uma canção, etc. – Esta excelente composição é adequada para a ocasião em que foi escrita: pois nada poderia ser mais apropriado do que a lembrança da conduta passada da Providência, em meio às várias mudanças de condição que haviam assistido a Davi, as numerosas e perigosas angústias que haviam acontecido com ele, e as libertações que Deus lhe causara sazonalmente; até que, finalmente, ele foi levado ao auge da prosperidade, quando viu Jerusalém bem fortificada, e seus numerosos edifícios erguendo-se sob suas mãos, e seu próprio palácio magnificamente terminado para a residência de si e da família. Este salmo é escrito com grande força e elegância de dicção, e os sentimentos de piedade nele são verdadeiramente nobres e instrutivos. A maneira pela qual ele descreve as interposições do favor de Deus e a gratidão de seu próprio coração é calorosa, sentenciosa e afetante; sendo os períodos curtos, geralmente sem as partículas conectivas, e respondendo aos eventos que se aglomeravam justos um após o outro e aos vários afetos que o inspiravam. Tampouco o excelente design dela deve ser esquecido; que consiste em lembrar aos homens a loucura e a vaidade dessa presunção que os faz esquecer de si mesmos e depender com carinho da continuidade de sua prosperidade externa; e mostrar-lhes que, quando suas expectativas desse tipo forem mais altas, elas poderão estar mais próximas de uma grave decepção por uma repentina reversão de suas circunstâncias, a fim de convencê-las com mais eficácia de que, como toda a prosperidade deles é originalmente de Deus , a continuação depende exclusivamente de seu favor. E, por outro lado, somos instruídos que todas as aflições da vida estão sob uma direção divina; que nunca devemos nos desesperar, mas devemos nos aplicar a Deus, quando exercitados com eles, por súplicas freqüentes e esperança em sua misericórdia, que pode e nos livrará deles, se, no todo, for necessário promover nossa melhor e maior felicidade. Dr. Chandler.

Na dedicação da casa de Davi A palavra original chan? chanukkah significa iniciar, ou o primeiro uso que é feito de qualquer coisa. Era comum, quando alguém terminava uma casa e entrava nela, celebrá-la com grandes regozijamentos, manter um festival para o qual seus amigos eram convidados e realizar algumas cerimônias religiosas para obter a proteção do céu. Ver Deuteronômio 20: 5 .

Salmos 30: 1 . Tu me levantaste Ou Tu me levantaste. O verbo ??? dalah é usado em seu significado original, para denotar o movimento alternativo dos baldes de um poço; uma descendo à medida que a outra se eleva e vice-versa; e aqui é aplicado, com admirável propriedade, para apontar as várias reciprocidades e mudanças das fortunas de Davi, como descritas neste salmo, como prosperidade e adversidade; e particularmente aquele gracioso reverso de sua condição aflita que ele agora celebra, tendo Deus o elevado a grande honra e prosperidade; pois, tendo construído seu palácio, ele percebeu que o Senhor o havia estabelecido rei sobre Israel e que havia exaltado seu reino, por causa de seu povo Israel. 2 Samuel 5:12 e veja Schultens em Provérbios 20: 5 e Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 30: 1 . Tu me levantaste – hebraico, grego , dillitani, evexisti eu, Buxtorff. O Dr. Waterland mostra : Tu me desenhaste, a saber, do poço profundo, ou águas, às quais grandes perigos e aflições são frequentemente comparados. “O verbo é usado, em seu significado original, para denotar o movimento alternativo dos baldes de um poço; uma descendo à medida que a outra se eleva e vice-versa; e aqui é aplicado com admirável propriedade apontar as várias reciprocidades e mudanças das fortunas de Davi, descritas neste Salmo, quanto à prosperidade e adversidade; e particularmente aquele gracioso reverso de sua condição aflita, que ele agora celebra, Deus o tendo elevado a grande honra e prosperidade: pois, ao construir seu palácio, ele percebeu que o Senhor o havia estabelecido rei sobre Israel e que ele havia exaltado seu reino, por causa de seu povo Israel, 2 Samuel 5:21 . ” Chandler.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. Veja App-65.

Música. Hebraico. Shir. O único Shir no primeiro livro. Veja App-65.

dedicação. Hebraico. hanak. Utilizado em casas de Deuteronômio 20: 5 .

da casa de Davi. Compare 2 Samuel 7: 1 , 2 Samuel 7: 2 . Não é o templo.

me levantou = como fora de um poço.

Comentário de Adam Clarke

Eu te exaltarei – porque você me levantou – eu te levantarei, pois você me levantou. Tu me fizeste abençoado, e eu te farei glorioso. Tu me engrandeceste na tua misericórdia; e eu mostrarei o teu louvor e falarei bem do teu nome.

Fiz algumas observações sobre este salmo na introdução.

Neste Salmo, encontramos sete estados mentais diferentes, distintamente marcados:

  1. Está implícito, no primeiro versículo, que Davi estava em grande angústia e quase dominado por seus inimigos.
  • Ele exalta Deus por tê-lo levantado e preservado da crueldade de seus adversários, Salmo 30: 1-3 .
  • Ele é levado a uma grande prosperidade, confia no que havia recebido e esquece de depender totalmente do Senhor, Salmo 30: 4-6 .
  • O Senhor esconde seu rosto dele, e ele é levado a uma grande angústia, Salmo 30: 7 .
  • Ele sente sua perda e faz sérias orações e súplicas, Salmo 30: 8-10 .
  • Ele é restaurado para o favor divino e cheio de alegria, Salmo 30:11 .
  • Ele pretende se gloriar somente em Deus e confiar nele para sempre, Salmo 30:12 .
  • Como é impossível para qualquer homem ter passado por todos esses estados ao mesmo tempo; supõe-se que o Salmo, como muitos outros da mesma aparência, tenha sido formado a partir dos memorandos de um diário. Veja este ponto ilustrado na introdução.

    Tu me levantaste – Fora da cova em que caí: a vã curiosidade e falta de confiança em Deus, que me levaram a numerar as pessoas. O bispo Horsley traduz: Porque você me deprimiu. Agradeço a Deus por minha humilhação e aflições, porque elas têm sido o meio de me ensinar lições de grande proveito e importância.

    Comentário de John Calvin

    1. Eu te louvarei, ó Jeová! Como Davi foi trazido, por assim dizer, da sepultura para o ar vivificante, ele promete exaltar o nome de Deus. É Deus quem nos levanta com suas próprias mãos quando somos mergulhados em um abismo profundo; e, portanto, é nosso dever, de nossa parte, cantar seus louvores com nossas línguas. Pelos inimigos que, diz ele, obtiveram alegria em relação a ele, podemos entender inimigos domésticos e estrangeiros. Embora as pessoas malvadas e mal dispostas o lisonjeavam com adulação servil, elas ao mesmo tempo acalentavam ódio secreto contra ele, e estavam prontas para insultá-lo assim que surgisse uma oportunidade. No segundo verso, ele conclui que foi preservado pelo favor de Deus, alegando como prova disso, que quando estava no ponto da morte, dirigiu suas súplicas somente a Deus, e que imediatamente sentiu que não tinha feito isso em vão. Quando Deus ouve nossas orações, é uma prova que nos permite concluir com certeza que ele é o autor de nossa salvação e da libertação que obtemos. Como a palavra hebraica ??? , rapha, significa curar, os intérpretes foram levados, a partir dessa consideração, a restringi-la à doença. Mas, como é certo, que às vezes significa restaurar ou instalar novamente e , além disso , é aplicado a um altar ou a uma casa quando se diz que eles são reparados ou reconstruídos, pode significar, de maneira adequada, aqui qualquer libertação. A vida do homem está em perigo de muitas outras maneiras além da simples doença. e sabemos que é uma forma de expressão que ocorre em todos os lugares nos Salmos, para dizer que Davi foi restaurado à vida sempre que o Senhor o libertou de qualquer perigo grave e extremo. Por uma questão de amplificação, portanto, ele acrescenta imediatamente : Trouxeste minha alma da sepultura. Ele calculou que não podia expressar suficientemente em palavras a magnitude do favor que Deus lhe havia conferido, a menos que comparasse a escuridão daquilo. período para uma cova e cova, na qual ele foi forçado a se jogar às pressas, para proteger sua vida se escondendo, até que a chama da insurreição se apague. Como alguém restaurado à vida, portanto, proclama que havia sido maravilhosamente libertado da morte atual, como se tivesse sido restaurado à vida depois de morto. E, com certeza, parece que na história sagrada, quão completamente ele estava sobrecarregado de desespero por todos os lados.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *