Estudo de Salmos 30:9 – Comentado e Explicado

Que proveito vos resultará de retomar-me a vida, de minha descida ao túmulo? Porventura vos louvará o meu pó? Apregoará ele a vossa fidelidade?
Salmos 30:9

Comentário de Albert Barnes

Que prova existe no meu sangue – Ou seja, que lucro ou vantagem haveria para ti se eu morresse? O que seria “ganho” por isso? O argumento que o salmista insiste é que ele poderia servir melhor a Deus por sua vida do que por sua morte; que sua morte, removendo-o da terra, o impediria de prestar o serviço que ele poderia por sua vida. O mesmo argumento é apresentado também no Salmo 6: 5 (veja as notas nesse versículo) e é encontrado novamente no Salmo 88: 10-12 , e no hino de Ezequias, Isaías 38: 18-19 . Veja as notas nessa passagem. A oração usada aqui deve ser entendida, não como uma oração na época da composição do salmo, mas como aquela que o salmista empregou na época em que ele pensava que sua montanha era forte, e quando Deus achou conveniente humilhá-lo por alguma calamidade – talvez por uma doença perigosa, Salmo 30: 6-7 .

Quando eu vou para o poço? para o túmulo; ou, se eu descer ao túmulo. Veja as notas no Salmo 30: 3 .

O pó te louvará? Aquilo que se transforma em pó; os restos sem vida. Veja as notas no Salmo 6: 5 .

Deve declarar a tua verdade? Um corpo sem vida pode se levantar em defesa da verdade ou tornar essa verdade conhecida pelos vivos? Isso mostra o que seu coração estava realmente preparado ou qual era o desejo predominante de sua alma. Era para tornar conhecida a verdade de Deus; celebrar seu louvor; trazer outros a um conhecimento com ele. Não se pode negar que a afirmação aqui feita se baseia em visões obscuras ou em um equívoco da condição da alma após a morte – um equívoco que podemos corrigir pela luz mais clara da religião cristã; mas ainda há uma verdade aqui de grande importância. É que tudo o que devemos fazer para tornar conhecido o caráter e as perfeições de Deus na Terra – para levar os outros ao conhecimento da verdade e salvar suas almas – deve ser feito antes de descermos ao túmulo. o que quer que possamos fazer para honrar a Deus no mundo futuro – na vasta eternidade em que entramos na morte -, tudo o que devemos fazer a esse respeito na Terra deve ser realizado antes que os olhos sejam fechados e os lábios sejam feitos. mudo na morte. Não voltaremos a fazer o que deixamos de fazer na terra; não voltaremos para reparar os males de uma vida inconsistente; não revisitaremos o mundo para verificar o progresso do erro que possamos ter mantido; não voltaremos a advertir os pecadores a quem deixamos de advertir. Nosso trabalho na terra será feito em breve – e finalmente e para sempre. Se devemos oferecer oração pela salvação de nossos filhos, vizinhos ou amigos, isso deve ser feito neste mundo; se devemos advertir e advertir os iníquos, isso deve ser feito aqui; se devemos fazer algo por esforço pessoal para a propagação do evangelho, isso deve ser feito antes de morrermos. O que quer que possamos fazer no céu, essas coisas não devem ser feitas lá, pois quando fecharmos os olhos na morte, nossos esforços pessoais para a salvação dos homens cessarão para sempre.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 30: 9 . Que lucro, etc. – Que ganho posso ter pelo meu sangue? Quando desço à cova, meu pó pode te louvar? Pode declarar a tua fidelidade? É oportuno perguntar: Será que o pó te louva? quando o corpo desce e se forma no túmulo, o que não aparece imediatamente na versão comum. O salmista expõe com Deus que o sofrimento de cair pela espada do inimigo não seria benéfico para o seu povo, nem para a causa da religião, pois ele seria impedido de celebrar publicamente os louvores a Deus e fazer aqueles regulamentos na solenidade de sua adoração que ele pretendia fazer, se Deus poupar sua vida e lhe dar a vitória. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 30: 9 . Que lucro há no meu sangue – Na minha morte violenta ou imatura? Que vantagem será para ti, para tua causa e povo, ou para qualquer um da humanidade? Quando eu desço à cova – Quando eu morro, e meu corpo está deitado na cova; louvará o pó? As palavras, assim apontadas, têm propriedade e força que não aparecem imediatamente na versão comum. “O salmista expõe a Deus que o sofrimento de cair pela espada do inimigo” ou de ser cortado de qualquer outra maneira no início de seu reinado “não traria nenhum benefício ao seu povo, nem ao povo. causa da religião; como ele seria impedido de celebrar publicamente os louvores a Deus e de fazer esses regulamentos nas solenidades de sua adoração, que ele pretendia fazer, se Deus poupar sua vida e dar-lhe a vitória. ” Chandler e Dodd.

Comentário de E.W. Bullinger

Que lucro. . . ? Figura do discurso Erotose. App-6.

existe. Fornecimento “[haverá]” .

sangue = alma. Compare Levítico 17:11 .

o pit. Hebraico. Shachath = destruição ( Salmos 55:23 ; Salmos 103: 4 ) ou corrupção ( Salmos 16:10 ; Salmos 49: 9. Jeremias 2: 6 ).

Deve . . . ? Figura do discurso Erotose. App-6. Compare Salmos 6: 5 ; Salmos 88:11 ; Salmos 115: 17 ; Salmos 118: 17 . Isaías 38:18 .

Comentário de Adam Clarke

Que proveito há no meu sangue – O fato de eu ser cortado não aumentará a tua misericórdia. Portanto, a espada não venha contra mim. Se poupado e perdoado, declararei a tua verdade; Direi a todos os homens que Senhor misericordioso e gracioso eu encontrei. Ouça, portanto, ó Senhor; Salmo 30:10 .

Comentário de John Calvin

9. Qual o lucro do meu sangue? Alguns explicam o versículo desta maneira: O que me servirá para viver, a menos que prolongar minha vida até que eu termine o curso de minha vocação? Mas essa exposição parece muito tensa, especialmente porque o termo sangue aqui significa morte, não vida: como se Davi tivesse dito: que proveito obterá da minha morte? Esta interpretação é mais confirmada pela seguinte cláusula, na qual ele reclama que seu corpo sem vida será inútil para celebrar os louvores a Deus. E ele parece mencionar expressamente a verdade de Deus, intimar que seria inadequado para o caráter de Deus tirá-lo do mundo por uma morte prematura, antes que Deus cumprisse a promessa que havia feito a ele sobre seu futuro herdeiro. Como existe uma relação mútua entre as promessas de Deus e nossa fé, a verdade é, por assim dizer, o meio pelo qual Deus mostra abertamente que ele não apenas faz promessas liberais para nós em palavras, para nos alimentar com esperanças vazias e depois para decepciona-nos. Além disso, para obter uma vida mais longa, Davi tira um argumento dos louvores de Deus, para celebrar o que nascemos e nutrimos: como se ele tivesse dito: com que propósito você me criou, ó Deus! mas que, durante todo o curso da minha vida, eu possa ser uma testemunha e um arauto da tua graça para expor a glória do teu nome? Mas minha morte interromperá a continuação deste exercício e me reduzirá ao eterno silêncio. Uma questão, no entanto, surge aqui: Não se pode dizer que a morte de verdadeiros crentes glorifica a Deus, assim como a sua vida? Respondemos: Davi fala não apenas da morte, mas acrescenta uma circunstância que eu já tratei no sexto Salmo. Como Deus havia prometido a ele um sucessor, com a esperança de lhe ser tirada uma vida mais longa, ele tinha boas razões para temer que essa promessa fosse frustrada por sua morte e, portanto, foi obrigado a exclamar: que lucro há em meu sangue? Preocupava muito a glória de Deus que ele fosse preservado vivo, até que, ao obter seu desejo, ele pudesse testemunhar a fidelidade de Deus, cumprindo completamente sua promessa a ele. Ao indagar no final do versículo, o pó te louvará? ele não quer dizer que os mortos sejam totalmente privados de poder para louvar a Deus, como eu já mostrei no sexto Salmo. Se os fiéis, enquanto sobrecarregados com um fardo de carne, exercem-se nesse dever piedoso, como devem desistir dele quando estão desonrados e libertados das restrições do corpo? Deve-se observar, portanto, que Davi não trata professamente o que os mortos fazem, ou como eles estão ocupados, mas considera apenas o propósito pelo qual vivemos neste mundo, que é este, para que possamos mostrar mutuamente um ao outro a glória de Deus. Tendo sido empregada neste exercício até o fim de nossa vida, a morte chega sobre nós e fecha a boca.

Comentário de John Wesley

Que lucro há no meu sangue quando desço à cova? O pó te louvará? deve declarar a tua verdade?

Lucro – O que você ganhará com isso? O pó – aqueles que estão mortos celebrarão a tua bondade na terra dos vivos? Ou será que o meu pó te louva?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *