Estudo de Salmos 31:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Junto de vós, Senhor, me refugio. Não seja eu confundido para sempre; por vossa justiça, livrai-me!
Salmos 31:1

Comentário de Albert Barnes

Em ti, Senhor, eu confio – Este é o fundamento das petições que se seguem; ou a razão pela qual o salmista apela a Deus. Era sua firme confiança nEle; em seu caráter; em Suas promessas; em Sua capacidade de libertá-Lo em tempos de perigo. Compare as notas no Salmo 7: 1 .

Nunca me deixe envergonhar – Ou seja, nunca me dê ocasião de me envergonhar por ter confiado em Ti. Seja Teu trato comigo, de modo a mostrar que minha confiança foi bem fundamentada. A palavra não é usada aqui no sentido de não querer confessar sua fé em Deus, ou seu amor por Ele, como costuma ser agora (compare Romanos 1:16 ; Romanos 5: 5 ; 2 Timóteo 1:12 ), mas no sentido de estar tão “desapontado” a ponto de envergonhar-se por ter confiado assim naquilo que não era digno de confiança. Veja as notas em Jó 6:20 ; compare também Isaías 30: 5 ; Jeremias 2:26 ; Jeremias 14: 3-4 . O salmista ora para que Deus interponha em seu favor em resposta às suas orações, e que ele mostre que ele era digno da confiança que havia depositado nele, ou que ele era um Deus confiável no tempo da provação ; em outras palavras, para que ele não seja submetido à censura dos iníquos por ter em seus problemas confiado em um Deus assim.

Livra-me na tua justiça – na manifestação do teu caráter justo; na exibição desse personagem como justo; como fazer justiça entre homem e homem; como pronunciar uma sentença justa entre mim e meus inimigos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 31.

Davi, demonstrando sua confiança em Deus, anseia por sua ajuda: ele se alegra com sua misericórdia, ora com sua calamidade; louva a Deus por sua bondade.

Para o músico chefe. Um salmo de Davi.

Título. ???? ????? ????? lamnatseach mizmor ledavid. – O bispo Patrick supõe que este salmo tenha sido composto por Davi logo após os estreitos a que foi reduzido no deserto de Maon, quando fugiu de Queila, e foi tão perseguido por Saul que, sem a proteção extraordinária de Deus, infalivelmente teria caído em suas mãos. Mas Mudge tem uma opinião diferente: “Existem”, diz ele, “muitos golpes neste salmo que nos indicam o profeta Jeremias como seu autor. O versículo 13 começa com exatamente as mesmas palavras que são encontradas em Jeremias 20:10 . O relato de seus inimigos concorda bem com o povo de Anatote, que planejara tirar sua vida, e de uma maneira traiçoeira, atraindo-o para dizer coisas sobre as quais eles poderiam fundamentar uma acusação: a milagrosa preservação que ele encontrou em Jerusalém durante o cerco, Salmos 31: 19-21 , onde outros sofreram extremamente, é outra prova “.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 31: 1-3 . Nunca me deixe ter vergonha – Ou seja, da minha confiança em suas promessas. Livra-me na tua justiça – Por, ou para, ou de acordo com a tua fidelidade e bondade, ambas as quais muitas vezes vêm sob o nome de justiça. Entregue-me rapidamente – Por causa da grandeza e urgência do meu perigo, que está pronto para me engolir. Por amor do teu nome, conduza-me – Pela glória do teu nome, isto é, do teu poder, e verdade, e misericórdia ao teu miserável servo. E me guie – Liderar e guiar são duas palavras que expressam a mesma coisa com mais ênfase. Dirija-me de maneira clara e contínua a um caminho correto e seguro: pois, sem a tua conduta, não posso discernir o caminho certo nem continuar nele.

Comentário de Scofield

Confiar em

(Veja Scofield “ Salmos 2:12 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Veja App-65.

de Davi = por Davi, ou relacionado ao verdadeiro Davi.

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

eu confio = fugi para me refugiar. Veja App-69.

Comentário de Adam Clarke

Em ti, Senhor, confio em ti confio em ti para todo bem que necessito; não me deixes confundir por não receber o fim da minha fé, o suprimento dos meus desejos e a salvação da minha alma.

Comentário de John Calvin

1. Em ti, ó Jeová! eu coloquei minha confiança. Alguns pensam que esse salmo foi composto por Davi, depois que ele inesperadamente escapou do deserto de Maon; ao qual não me oponho, embora seja apenas uma conjectura duvidosa. Certamente ele celebra um ou mais dos maiores de seus perigos. No começo, ele nos diz que tipo de oração ele ofereceu em sua agonia e angústia; e sua linguagem respira afeto da natureza mais ardente. Ele acredita que ele confiou no Senhor ou continuou a confiar nele; pois o verbo no passado parece denotar um ato continuado. Ele sustentava como princípio que a esperança que depende de Deus não pode ser decepcionada. Enquanto isso, vemos como ele não apresenta nada além de fé; prometendo a si mesmo libertação apenas porque está convencido de que será salvo pela ajuda e favor de Deus. Porém, como essa doutrina já foi exposta, e ainda ocorrerá com mais frequência do que uma vez, é suficiente, atualmente, dar uma olhada nela. Oh! que todos nós a praticássemos de tal maneira que, sempre que nos aproximarmos de Deus, poderemos com David declarar que nossas orações procedem dessa fonte, ou seja, de uma firme convicção de que nossa segurança depende do poder de Deus. Deus. A partícula que significa para sempre pode ser explicada de duas maneiras. Como Deus às vezes retira seu favor, o significado pode não ser inadequado. Embora agora eu esteja privado de sua ajuda, ainda assim não me rejeite totalmente, nem para sempre. Assim, Davi, desejando armar-se com paciência contra suas tentações, faria um contraste entre essas duas coisas – estando em perigo por um tempo e permanecendo em um estado de confusão. (636) Mas se alguém preferir entender suas palavras dessa maneira: “Quaisquer que sejam as aflições que me sucedem, que Deus esteja pronto para me ajudar, e sempre e depois estenda sua mão para mim, conforme o caso”, eu não rejeite esse significado mais do que o outro. Davi deseja ser libertado na justiça de Deus, porque Deus mostra sua justiça ao cumprir sua promessa a seus servos. É muito refinamento do raciocínio afirmar que aqui Davi se dedica à justiça que Deus concede livremente ao seu povo, porque sua própria justiça pelas obras não teve proveito. Ainda mais fora de lugar é a opinião daqueles que pensam que Deus preserva os santos de acordo com sua justiça; isto é, porque, tendo agido de maneira tão meritória, a justiça exige que eles obtenham sua recompensa. É fácil ver pelo uso frequente do termo nos Salmos, que a justiça de Deus significa sua fidelidade, no exercício do qual ele defende todo o seu povo que se compromete com sua guarda e proteção. Davi, portanto, confirma sua esperança a partir da consideração da natureza de Deus, que não pode negar a si mesmo e que sempre continua como ele.

Comentário de John Wesley

Em ti, Senhor, confio; nunca me deixes envergonhar; livra-me na tua justiça.

Envergonhado – Da minha confiança na tua promessa.

Livra-me – De acordo com a tua fidelidade e bondade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *