Estudo de Salmos 33:19 – Comentado e Explicado

a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome.
Salmos 33:19

Comentário de Albert Barnes

Livrar sua alma da morte – preservar suas “vidas” – pois assim a palavra “alma” deve ser entendida aqui. O significado é mantê-los vivos. Ou seja, Deus é o seu protetor; Ele os guarda e os defende quando em perigo.

E para mantê-los vivos na fome – Em tempos de falta. Compare Jó 5:20 . Ele pode provê-los quando as colheitas falham. A fome foi um dos males a que os habitantes da Palestina e dos países orientais em geral foram particularmente expostos, e é frequentemente referido nas Escrituras.

Comentário de E.W. Bullinger

entregar = resgate.

sua alma = eles mesmos. Hebraico. nephesh (App-13),

Comentário de Adam Clarke

Livrar sua alma da morte – vigiar e protegê-los em todos os perigos e emergências repentinas, para que não percam a vida por acidente.

E para mantê-los vivos na fome – Não apenas impeça a morte súbita por uma interposição instantânea do meu poder, mas os impeça de uma morte prolongada, por suprimentos extraordinários concedidos de maneira extraordinária; porque eu sou tudo em todos e em todos os lugares.

Comentário de John Calvin

Novamente, quando é afirmado que Deus, em tempos de fome e escassez, tem remédios em prontidão para preservar a vida dos piedosos, somos ensinados que os fiéis só prestam a devida honra à sua providência quando não permitem que seus corações desapontem na extrema indigência; mas, pelo contrário, aumentam suas esperanças até do túmulo. Deus muitas vezes deixa seus servos famintos por um tempo para que depois os sacie, e ele os espalha pelas trevas da morte, para depois restaurá-los à luz da vida. Sim, apenas começamos a confiar firmemente nele quando a morte se apresenta diante de nossos olhos; pois, até que tenhamos conhecido por experiência a vaidade das ajudas do mundo, nossas afeições continuam enredadas nelas e casadas com elas. O salmista caracteriza os crentes por duas marcas, que compreendem toda a perfeição de nossa vida. A primeira é que servimos reverentemente ao Senhor; e o segundo, que dependemos de sua graça. Os hipócritas podem se gabar em voz alta de sua fé, mas nunca provaram nem um pouco da bondade divina, de modo a serem induzidos a procurar nele o que precisam. Pelo contrário, quando os fiéis se entregam de todo o coração ao serviço e temor a Deus, esse afeto brota da fé; ou melhor, a parte principal da adoração correta, que os fiéis prestam a Deus, consiste nisso: eles dependem de Sua misericórdia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *