Estudo de Salmos 34:15 – Comentado e Explicado

Os olhos do Senhor estão voltados para os justos, e seus ouvidos atentos aos seus clamores.
Salmos 34:15

Comentário de Albert Barnes

Os olhos do Senhor estão sobre os justos – Esta é outra das maneiras pelas quais o salmista diz que a vida será prolongada, ou que aqueles que desejam a vida podem encontrá-la. O Senhor será o protetor dos justos; ele vigiará e os defenderá. Veja as notas em Jó 36: 7 .

E seus ouvidos estão abertos ao seu clamor – Ou seja, quando estão em perigo e em perigo. Ele os ouvirá e os livrará. Tudo isso parece ser declarado como resultado da experiência do próprio salmista; Ele descobriu que os olhos de Deus estavam sobre ele em seus perigos e que seus ouvidos estavam abertos quando ele o invocou Salmos 34: 6 ; e agora, a partir de sua própria experiência, ele assegura a outros que o caminho para garantir a vida e encontrar a prosperidade é seguir um caminho que garanta o favor e a proteção de Deus. O pensamento geral é que a virtude e a religião – o amor à verdade e o amor à paz – o favor e a amizade de Deus tenderão a prolongar a vida e torná-la próspera e feliz. Todas as declarações da Bíblia concordam com isso, e toda a experiência do homem confirma isso.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 34:15 . Os olhos do Senhor estão sobre os justos isto é, Ele os observa com aprovação, e os vigia constantemente para protegê-los e supri-los; e, por outro lado, a face do Senhor está contra os que praticam o mal, como ele os vê com desagrado, e os marca por vingança. O Sr. Mudge lê o versículo 16 entre parênteses, como entrando apenas pelo tchau; pois o assunto geral refere-se a homens bons, e o versículo 17 está ligado ao 15º. Seus olhos estão abertos ao seu clamor; – Eles choram, etc.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 34: 15-16 . Os olhos do Senhor estão sobre os justos – Isso é acrescentado para mostrar que a prática desses deveres ( Salmos 34: 13-14 ) é a verdadeira e a melhor e, de fato, a única maneira de ver esse bem proposto e prometido; tanto porque essas pessoas justas, de qualquer maneira que possam encontrar afrontas e ferimentos de homens, estão sob os cuidados especiais de Deus, significados neste versículo, e aqueles que praticam os males proibidos ali descobrirão, a seu custo, que Deus é seu inimigo Salmos 34:16 . O rosto do Senhor – isto é, sua raiva, freqüentemente chamada de rosto, porque a raiva se descobre no rosto de uma pessoa; é contra os que praticam o mal – que cometem pecado conhecido em todos os casos, especialmente nos mencionados acima. Para cortar a lembrança deles, etc. – Exterminá-los completamente e destruí-los, e assim privar a eles e a seus filhos dessa felicidade mundana, que é a única coisa que eles desejam, e buscar por suas más ações.

Comentário de E.W. Bullinger

orelhas. Figura do discurso, Anthropopatheia. App-6.

Comentário de John Calvin

15. Os olhos de Jeová estão sobre os justos. O melhor suporte de nossa paciência é uma firme persuasão de que Deus nos considera, e que, como todo homem persevera em um caminho de retidão e equidade, assim ele será preservado em paz e segurança sob sua proteção. Portanto, para que os fiéis não pensem que estão expostos ao capricho do mundo, enquanto tentam manter-se inocentes, e que, sob a influência desse medo, não se desviem do caminho certo , Davi exorta-os a refletir sobre a providência de Deus e a ter certeza de que estão seguros sob suas asas. Ele diz, então, que os olhos do Senhor estão sobre os justos, para preservá-los, a fim de que os bons e os simples possam perseverar os mais alegremente em sua retidão. Ao mesmo tempo, ele os encoraja a súplicas e orações, se a qualquer momento o mundo os perseguir injustamente. Ao dizer que os ouvidos do Senhor estão abertos ao seu clamor, ele ensina que o homem que é arbitrário e injustamente perseguido, encontrará um remédio pronto e adequado em todas as aflições, chamando a Deus como seu vingador. Por outro lado, ele declara que, embora Deus às vezes pareça piscar nos delitos dos homens e pareça ignorá-los, porque ele não lhes inflige punição imediata, mas nada escapa à sua inspeção. Enquanto os ímpios, diz ele, por causa da impunidade deles se endurecem no pecado, Deus está observando, para que ele retire sua lembrança da terra ( 1 Pedro 5:10 .) Ele fala particularmente desse tipo de punição, porque os ímpios não apenas esperam que sejam felizes durante toda a vida, mas também imaginam que gozarão da imortalidade neste mundo. Pedro, em sua Primeira Epístola, (698) aplica essa passagem muito criteriosamente, com o objetivo de aliviar nossas tristezas e apaziguar nossa impaciência, sempre que o orgulho e a arrogância dos iníquos nos levarem além dos limites devidos. Nada é mais útil para preservar nossa moderação do que depender da ajuda de Deus e ter o testemunho de uma boa consciência, para confiar em seu julgamento. Se for contestado, que os homens bons experimentam o contrário, que, depois de muito tempo afligidos, por fim não encontram ajuda ou consolo; Eu respondo que a ajuda que Deus concede aos justos nem sempre é manifestada, nem concedida na mesma medida; e, no entanto, ele alivia tanto os problemas deles como nunca os abandonará. Além disso, mesmo os melhores homens geralmente se privam da ajuda de Deus; pois apenas uma em cem persevera em um curso de integridade que, por sua própria culpa, não merece a imposição de algum mal sobre si mesmo. Mas assim que caem, para que o pecado não se enraíza neles, Deus os castiga e os castiga com mais severidade do que os réprobos, a quem ele poupa para a destruição completa. (699) E, no entanto, por mais que muitas coisas pareçam estar misturadas e confusas no mundo, os homens bons descobrirão que Deus não lhes prometeu ajudar em vão contra a violência e os ferimentos dos iníquos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *