Estudo de Salmos 34:19 – Comentado e Explicado

São numerosas as tribulações do justo, mas de todas o livra o Senhor.
Salmos 34:19

Comentário de Albert Barnes

Muitas são as aflições dos justos – Isso não pretende afirmar que as aflições dos justos são mais numerosas ou mais severas que as aflições de outros homens, mas que estão sujeitas a muito sofrimento e a muitas provações. A religião não os isenta do sofrimento, mas os sustenta nele; não os livra de todas as provações nesta vida, mas os apóia em suas provações, o que os ensina a considerar como uma preparação para a vida futura. De fato, existem mágoas especiais para os justos, ou que surgem sobre eles em virtude de sua religião, como provações de perseguição; mas há também dores especiais para os iníquos – como os efeitos da intemperança, desonestidade, crime. Os últimos são de longe mais numerosos que os primeiros; de modo que ainda é verdade que os iníquos sofrem mais que os justos nesta vida.

Mas o Senhor o livra de todos eles – Veja as notas no Salmo 34:17 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 34: 19-20 . Muitas são as aflições dos justos – No mundo elas podem ter tribulações, e suas aflições e angústias podem ser muitas (pois não devem prometer a si mesmas tanta prosperidade que as isentarão do julgamento de sua fé e paciência;), mas a O Senhor o livra de todos eles – isto é, no devido tempo, quando será melhor que eles sejam libertados. E nisso eles devem se achar felizes, porque Deus os apoiará em suas provações, e também lhes dará um fim quando Ele os tiver provado suficientemente. Ele guarda todos os seus ossos – Não apenas sua alma, mas seu corpo, e todas as suas partes e membros; nenhum deles está quebrado – Deus não permitirá que nenhum dano real lhe aconteça; embora ele possa ser freqüentemente afligido, ele não será destruído. Mas essas palavras, embora possam ser entendidas por homens justos em geral, dos quais são verdadeiras no sentido metafórico; ainda tem um significado adicional neles, sendo designado pelo Espírito de Deus para significar um grande mistério, a saber, que nenhum dos ossos de Cristo deve ser quebrado quando ele for morto, contrariando o costume usual de tratar aqueles que foram crucificados, cujas pernas costumavam ser quebradas, a fim de afastá-las da dor. Ver João 19:32 ; João 19:36 . A tradução do Dr. Kennicott deste e do versículo anterior torna a aplicação deles a Cristo perfeitamente natural e fácil, e merece bem a atenção do leitor. É assim que muitas são as aflições do Justo; mas deles o SENHOR o livra; o SENHOR guarda todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado. Esta tradução o hebraico bem suportará.

Comentário de E.W. Bullinger

o justo = um justo. Compare “ele” , próxima cláusula.

Comentário de Adam Clarke

Muitas são as aflições dos justos – nenhum comandante faria justiça a um soldado corajoso e habilidoso, recusando-lhe oportunidades de pôr à prova sua habilidade e bravura, combatendo com o adversário; ou impedindo-o de assumir o posto de perigo quando necessário. Os justos são soldados de Deus. Ele sofre para serem provados e, às vezes, para entrar na fase mais quente da batalha e em sua vitória o poder e a influência da graça de Deus são mostrados, assim como sua fidelidade.

Livra-o de todos eles – Ele pode muito bem combater de coração, quem sabe que se ele lutar no Senhor, ele será necessariamente o vencedor.

Comentário de John Calvin

19. Muitas são as aflições dos justos. O salmista aqui antecipa o pensamento que muitas vezes surge na mente: “Como é possível que Deus se preocupe com os justos, que são continuamente atormentados por tantas calamidades e provações? para que propósito serve a proteção de Deus, a menos que aqueles que são pacificamente inclinados desfrutem de paz e repouso? e o que é mais irracional do que aqueles que não causam problemas a ninguém devem ser atormentados e afligidos de todas as maneiras possíveis? ” Que, portanto, as tentações pelas quais somos continuamente atacados podem não abalar nossa crença na providência de Deus, devemos lembrar esta lição de instrução: embora Deus governe os justos e assegure sua segurança, eles ainda estão sujeitos e expostos a muitas misérias, que, sendo testados por tais provações, eles podem evidenciar sua constância invencível e experimentar tanto mais que Deus é seu libertador. Se eles fossem isentos de todo tipo de provação, sua fé diminuiria, deixariam de invocar a Deus e sua piedade permaneceria oculta e desconhecida. É, portanto, necessário que eles sejam exercitados com várias provações, e especialmente para esse fim, para que reconheçam que foram maravilhosamente preservados por Deus em meio a inúmeras mortes. Se isso raramente acontecer, pode parecer fortuito ou o resultado do acaso; mas quando males inumeráveis ??e intermináveis ??os atingem em sucessão, a graça de Deus não pode ser desconhecida, quando ele sempre estende a mão para eles. Davi, portanto, aconselha os fiéis a nunca perderem a coragem, quaisquer que sejam os males que possam ameaçá-los; já que Deus, que pode livremente libertá-los mil vezes mais uma vez da morte, nunca decepcionará sua expectativa. O que ele acrescenta a respeito de seus ossos não parece um pouco para ilustrar a verdade dessa doutrina e para nos ensinar que aqueles que são protegidos por Deus estarão livres de todo perigo. Ele, portanto, declara que Deus cuidará para que nenhum dos seus ossos seja quebrado; Nesse sentido, Cristo também diz que

“Todos os cabelos de nossa cabeça estão numerados” ( Lucas 12: 7 ).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *