Estudo de Salmos 35:3 – Comentado e Explicado

Brandi a lança e sustai meus perseguidores. Dizei à minha alma: Eu sou a tua salvação.
Salmos 35:3

Comentário de Albert Barnes

Tirar também a lança – A palavra aqui traduzida como “extrair” significa propriamente derramar; esvaziar; e é aplicado ao ato de esvaziar sacos, Gênesis 42:35 ; esvaziar garrafas, Jeremias 48:12 ; sacar uma espada de uma bainha, Êxodo 15: 9 ; Levítico 26:33 ; Ezequiel 5:12 . É aplicada a uma “lança”, como puxando-a para fora do local onde foi mantida ou como estendendo-a para fins de ataque. O primeiro provavelmente é o significado, e a idéia é que Davi orou a Deus para “se armar” – como faz um guerreiro – para defendê-lo. A lança era uma arma comum na guerra antiga. Às vezes era tão curto que podia ser brandido como uma espada na mão ou arremessado contra um inimigo, 1 Samuel 18:11 ; 1 Samuel 19:10 ; 1 Samuel 20:33 ; mas geralmente era fabricado desde que pudesse ser manuseado convenientemente. A lança era uma arma de “ataque”. As partes da armadura mencionadas no Salmo 35: 2 foram projetadas para defesa. A idéia do salmista é a de um guerreiro preparado igualmente para ataque ou defesa.

E pare o caminho contra aqueles que me perseguem – As palavras “o caminho” não estão no original. A palavra traduzida como “parar” – â? sâgar – significa corretamente fechar, fechar, como uma porta ou portão, Jó 3:10 ; 1 Samuel 1: 5 ; Gênesis 19: 6 , Gênesis 19:10 . A idéia aqui, de acordo com o uso da palavra, é: cala ou fecha o caminho contra aqueles que me perseguem. Então Gesenius a processa. Grotius, Michaelis, DeWette e outros, no entanto, consideram a palavra como um substantivo, significando o mesmo que o grego – s??a??? sagaris – uma espada de dois gumes, usada pelos citas, persas e amazônicos. Herodes. vii. 64. Ver Rosenmuller no local . Não é tão rendido, no entanto, em nenhuma das versões antigas. A Septuaginta traduz: “E cale-se contra os que me perseguem;” a Vulgata: “Preocupa-te contra os que me perseguem;” o aramaico tem: “Cala a boca contra aqueles que me perseguem.” A idéia correta provavelmente é aquela que é dada na versão comum. O salmista ora para que Deus saia ao encontro de seus inimigos; que ele os prenderia e os verificaria em sua marcha; que ele abrigaria o caminho deles e que assim os impediria de atacá-lo.

Diga para minha alma, eu sou a sua salvação – Diga para “mim”, eu te salvarei. Ou seja, dê-me alguma garantia de que você interporá e de que me protegerá dos meus inimigos. O homem só quer que essa garantia seja calma em relação a qualquer perigo. Quando Deus nos diz que ele será a nossa salvação; que ele vai nos proteger; que ele nos libertará do pecado, do perigo, do inferno, a mente pode e estará perfeitamente calma. Para um crente, ele dá essa garantia; a tudo o que ele está disposto a dar. Todo o plano de salvação é organizado com o objetivo de fornecer tal garantia e dar uma promessa à alma que Deus “salvará”. A morte perde então seus terrores; o homem redimido segue com calma – pois em todo o futuro – em todos os mundos – ele não tem mais nada a temer agora.

Comentário de E.W. Bullinger

parar = fechar. Alguns processam “machado de batalha” ou “barricada”.

perseguir = perseguir.

minha alma = eu (emph.) Hebraico. nephesh.

Comentário de Adam Clarke

Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação. Dá-me uma garantia de que defenderás o corpo e a alma contra os meus adversários.

Comentário de John Calvin

3. Diga para minha alma. Alguns expõem estas palavras assim: Declare para mim por inspiração secreta; e outros, Faça-me sentir que minha salvação está em suas mãos. Na minha opinião, Davi deseja tê-lo completamente consertado em sua mente e ser totalmente persuadido de que Deus é o autor de sua salvação. Isso ele foi incapaz, a partir do presente aspecto das coisas, de averiguar e determinar; pois tal é a insensibilidade e a tolice de nossa natureza, que Deus freqüentemente nos livra enquanto dormimos e somos ignorantes disso. Consequentemente, ele usa uma maneira de expressão muito forçada, ao orar para que Deus lhe conceda uma sensação viva de seu favor, de modo que, armado com esse escudo, ele possa sustentar todos os conflitos e superar todos os obstáculos opostos; como se ele dissesse: Senhor, tudo o que possa surgir para me desencorajar, confirma-me nesta persuasão, que minha salvação está seguramente em ti; e, embora as tentações me levem de um lado para outro, lembre-se de meus pensamentos de tal maneira, para que minha esperança de salvação possa se elevar superior a todos os perigos aos quais estarei exposto; (704) antes , mais, para que eu fique tão infalivelmente certo como se você o tivesse dito, que através do teu favor serei salvo.

Comentário de John Wesley

Também estenda a lança e pare o caminho contra os que me perseguem; diga à minha alma: Eu sou a tua salvação.

Diga – Por seu espírito me assegurando disso; e por sua providência efetuando-o.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *