Estudo de Salmos 35:5 – Comentado e Explicado

Sejam como a palha levada pelo vento, quando o anjo do Senhor vier acossá-los.
Salmos 35:5

Comentário de Albert Barnes

Sejam como joio diante do vento – Como joio é jogado para longe em um grão que penetra. Veja as notas no Salmo 1: 4 .

E deixe o anjo do Senhor persegui-los – afaste-os ou espalhe-os. Os anjos são frequentemente representados nas Escrituras como agentes empregados por Deus para punir pessoas más. Veja 2 Reis 19:35 ; Isaías 37:36 ; 1 Crônicas 21:12 , 1 Crônicas 21:30 ; 2 Samuel 24:16 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 35: 5 . E que o anjo do Senhor os persiga E um anjo do Senhor dirigindo: isto é, um vento muito violento. Ele faz o vento dos seus anjos, etc. Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 35: 5 . Deixe-os ser – ou serão; como joio diante do vento – Ou seja, disperso e perseguido de um lugar para outro, encontrando descanso e segurança em lugar nenhum. E deixe o anjo do Senhor – a quem Deus emprega para defender seu povo e destruir seus inimigos; persegui-los – conduza-os para a destruição, pois o joio é impulsionado por um vento forte.

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

vento. Hebraico. ruach.

o anjo do SENHOR. Ver nota nos Salmos 34: 7 .

Comentário de Adam Clarke

Deixe o anjo do Senhor persegui-los. Por anjo, podemos entender um desses espíritos, bons ou maus, comumente assim denominados, ou qualquer coisa usada pelo próprio Deus como instrumento de sua confusão.

Comentário de John Calvin

A mesma coisa que ele expressa com mais clareza no versículo seguinte, orando para que o anjo do Senhor os conduza por lugares escuros e escorregadios, para que a razão e o entendimento possam falhar com eles, e que eles não saibam para onde ir, nem o que tornar-se, nem sequer deu tempo para respirar. Não precisamos nos surpreender que este trabalho seja designado aos anjos, por cuja instrumentalidade Deus executa seus julgamentos. Ao mesmo tempo, essa passagem pode ser exposta tanto aos demônios quanto aos santos anjos, que estão sempre prontos para executar as ordens divinas. Sabemos que é permitido ao diabo exercer seu domínio sobre os réprobos; e, portanto, costuma-se dizer que “um espírito maligno de Deus veio sobre Saul” ( 1 Samuel 18:10 .) Mas como os demônios nunca executam a vontade de Deus, a menos que sejam obrigados a fazê-lo quando Deus deseja servir a si mesmo deles. ; as Sagradas Escrituras declaram que os santos e eleitos anjos são, em um sentido muito mais elevado, os servos de Deus. Deus, então, executa seus julgamentos pelos anjos maus e reprovadores; mas ele dá aos anjos eleitos a preeminência sobre eles. Por essa razão, também, bons anjos são chamados justamente de “principados”, como em Efésios 3:10 ; Colossenses 1:16 e outras passagens semelhantes. Se for contestado que não é de se estranhar que os anjos, que são ministros da graça e da salvação, e os guardiões designados dos fiéis, sejam empregados na execução do julgamento dos réprobos, a explicação é simplesmente esta: eles não podem assistir pela preservação dos piedosos sem estarem preparados para lutar – que eles não podem socorrê-los com seu auxílio sem também se oporem a seus inimigos e se declararem contra eles. O estilo de imprecação que o salmista emprega aqui pode ser explicado apenas tendo em mente o que eu disse em outro lugar, a saber, que Davi não apela simplesmente à sua própria causa, nem pronuncia imprudentemente os ditames da paixão, nem com zelo não recomendado deseja a destruição de seus inimigos; mas, sob a orientação do Espírito Santo, ele diverte e expressa contra os reprovados os desejos caracterizados por grande moderação e que estavam muito distantes do espírito daqueles que são impelidos pelo desejo de vingança ou ódio, ou alguma outra emoção desordenada da carne.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *