Estudo de Salmos 36:10 – Comentado e Explicado

Continuai a dar vossa bondade aos que vos honram, e a vossa justiça aos retos de coração.
Salmos 36:10

Comentário de Albert Barnes

O continue – Margem, como no hebraico: “prolongar-se”. A palavra hebraica significa “desenhar”; portanto, “extrair”, no sentido de “continuar” ou “prolongar”. Compare o Salmo 85: 5 ; Salmo 109: 12 ; Jeremias 31: 3 . O desejo do salmista aqui é que Deus tornaria a manifestação de sua benignidade “contínua” ou “perpétua” para Seu povo; para que não seja instável e interrompido, mas sempre duradouro ou constante. É o enunciado de uma oração para que seu favor seja sempre manifestado aos amigos.

Tua benevolência – Tua misericórdia, Salmo 36: 5 , Salmo 36: 7 . “Para aqueles que te conhecem.” Esses são teus amigos. A palavra “conhecer” é freqüentemente usada para denotar a religião verdadeira: João 17: 3 ; Filemom 3:10 ; Efésios 3:19 ; 2 Timóteo 1:12 .

E tua justiça – Teu favor; tua proteção. Ou seja, mostre a eles a justiça ou a glória do seu caráter. Lide com eles de acordo com os justos princípios que pertencem ao teu caráter. Compare as notas em 1 João 1: 9 .

Para os retos de coração – Aqueles que são puros e santos em suas intenções ou propósitos. Compare o Salmo 7:10 . Toda verdadeira retidão tem seu lugar no coração, e o salmista ora para que Deus mostre seu favor contínuo àqueles que ele vê serem verdadeiros de coração para si mesmos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 36:10 . Continua a tua benignidade para com aqueles que te conhecem – Ou seja, que te conhecem de forma sincera para te amar, pois todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus; enquanto aquele que não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor, 1 João 4: 7 . Como você começou, continue assim a manifestação e a exibição de sua bondade amorosa para com ambos, nesta vida e na próxima. Hebraico, mes ????? , meshok chasdecha, estende ou extrai tua benignidade ou misericórdia: não seja como uma fonte selada, mas seja atraída para seu conforto. E a tua justiça para os retos de coração – Ao dar-lhes a proteção e assistência que tendes por natureza, e por tua promessa empenhada em dar-lhes.

Comentário de Adam Clarke

Continua tua benignidade – Literalmente, “tira tua misericórdia”. A alusão à primavera ainda é mantida.

Para aqueles que te conhecem – Para aqueles que te reconhecem no meio de uma geração torta e perversa.

E tua justiça – Aquela graça que justifica o ímpio e santifica o ímpio.

Para o íntegro de coração – ?? ????? levishrey leb , para o reto de coração; para aqueles que têm apenas um fim em vista e um objetivo para esse fim.

Isto é verdade para todo penitente genuíno e para todo crente verdadeiro.

Comentário de John Calvin

10. Prolonga a tua misericórdia aos que te conhecem. Davi agora se põe a orar. E, primeiro, ele pede, em geral, que Deus continue sua misericórdia a todos os piedosos, e então ele pede particularmente em seu favor, implorando a ajuda de Deus contra seus inimigos. Diz-se que os que afirmam que Deus aqui prolonga ou estende sua misericórdia, porque é exaltada acima dos céus, se entrega a um estilo de falar demasiado pueril. Quando Davi falou disso em tais termos em um versículo anterior, sua intenção não era, como eu já disse, representar a misericórdia de Deus como fechada no céu, mas simplesmente declarar que foi difundida em todo o mundo; e aqui o que ele deseja é exatamente isso, que Deus continuaria a manifestar, até o fim, sua misericórdia para com seu povo. Com a misericórdia de Deus, ele conecta sua justiça, combinando-as como causa e efeito. Já dissemos em outro lugar, que a justiça de Deus se manifesta ao empreender a defesa de seu próprio povo, reivindicando sua inocência, vingando seus erros, restringindo seus inimigos e provando ser fiel na preservação de seu bem-estar e felicidade. contra todos os que os atacam. Agora, já que tudo isso é feito por eles livremente por Deus, Davi, com boas razões, menciona particularmente sua bondade e a coloca em primeiro lugar, para que possamos aprender a depender inteiramente de seu favor. Também devemos observar os epítetos pelos quais ele descreve os verdadeiros crentes; primeiro, ele diz, que eles conhecem a Deus; e, em segundo lugar, que eles são retos no coração. Aprendemos disso que a verdadeira piedade brota do conhecimento de Deus e, novamente, que a luz da fé deve necessariamente nos dispor à retidão de coração. Ao mesmo tempo, devemos sempre ter em mente que só sabemos que Deus está correto quando lhe damos a honra a que ele tem direito; isto é, quando depositamos total confiança nele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *