Estudo de Salmos 39:10 – Comentado e Explicado

Afastai de mim esse flagelo, pois sucumbo ao rigor de vossa mão.
Salmos 39:10

Comentário de Albert Barnes

Retire o seu golpe de mim – E, no entanto, essa submissão calma, como expressa no Salmo 39: 9 , não tira o desejo de que a mão de Deus seja removida, e que o sofrimento que é trazido sobre nós possa cessar. A submissão perfeita não é inconsistente com a oração de que, se for a vontade de Deus, a calamidade possa ser removida: Lucas 22:42 . Na palavra aqui traduzida como “golpe” – nega – veja as notas no Salmo 38:11 . Aqui é equivalente a castigo ou julgamento. Refere-se à provação que ele estava enfrentando, o que quer que fosse, que ocasionou os sentimentos que ele diz no Salmo 39: 1-2, que ele se sentiu obrigado a reprimir quando estava na presença dos iníquos, mas em referência a que ele havia aprendido inteiramente a aceitar o Salmo 39: 9 . A partir desse julgamento, ele agora ora para que possa ser libertado.

Estou consumida – estou perdendo tempo. Não posso suportar por muito tempo. Devo afundar no túmulo se não for removido. Veja Salmo 39:13 .

Pelo golpe da tua mão – Margem, como no hebraico: “conflito”. Ou seja, o golpe que Deus dá a alguém quando ele tem, por assim dizer, um “conflito” ou um “conflito” com ele. Ele foi projetado aqui para expressar sua aflição, como se Deus o tivesse “atingido”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 39: 10-11 . Retire o seu golpe de mim – Mas, embora eu não possa, não vou abrir minha boca para reclamar, mas posso abri-la para orar, para que você retire o julgamento que me infligiu. Estou consumido, etc. – Ajude-me, portanto, antes que eu esteja total e irrecuperavelmente perdido. Quando tu com repreensões – Ou seja, com punições, que são freqüentemente chamadas; não corrige o homem por iniqüidade – Dost o castiga como sua iniqüidade merece. Você faz sua beleza consumir – hebraico, ????? , chamudo, desiderabile ejus, suas coisas desejáveis, como esta palavra significa, Lamentações 1:11 ; Daniel 9:23 ; Daniel 10: 3 ; Daniel 10:11 ; Daniel 10:19 ; sua beleza, força, riqueza, prosperidade e todas as suas excelências e felicidades atuais; como uma mariposa – como uma mariposa é facilmente esmagada em pedaços com um toque. Assim, os caldeus parafrasearam: Como uma mariposa quebrada em pedaços; ou melhor, como uma mariposa consome uma roupa, como Jó 13:28 ; Isaías 50: 9 , com o qual Deus compara seus julgamentos secretamente e insensivelmente consumindo um povo, Isaías 51: 8 ; Oséias 5:12 . Certamente todo homem é vaidade – Como foi afirmado, Salmos 39: 5 , e é confirmado por este meio. Pois, embora os homens no auge de sua prosperidade não acreditem nisso, ainda quando Deus contesta com eles por seus julgamentos, eles são forçados a reconhecê-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

golpe = pressão.

mão. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Retire o seu golpe de mim – Parece ser uma figura tirada de gladiadores ou pessoas disputando um único combate. Um é ferido para não poder mais manter a luta: ele cede e ora ao adversário para poupar a vida. Eu sou conquistado; Não posso mais segurar o concurso: tu és poderoso demais para mim. Ele chora o que nossos ancestrais costumavam chamar de covardes; a palavra dita por aquele que foi conquistado no calvário da batalha ou provado pelo combate.

Comentário de John Calvin

10 Tira de mim o teu golpe. Aqui, Davi confirma a oração que ele já havia apresentado, a saber, que, tendo obtido perdão de Deus, ele poderia, ao mesmo tempo, ser gentilmente tratado por ele. Essa oração, no entanto, não perturba o silêncio que ele acabara de mencionar; pois nossos desejos e orações, se enquadrados de acordo com a regra da palavra de Deus, não são negligentes e barulhentos, a fim de provocar o desagrado divino contra nós, mas procedem da calma quietude que a fé e a paciência produzem em nossos corações. De fato, é verdade que, quando alguém ora sinceramente a Deus, ele não pode deixar de confundir seus próprios sentimentos, manifestar suas queixas e manifestar um ardor extremo. Mas vemos que Davi, que antigamente lamentava suas misérias em lamentos altos, agora se põe calmamente a considerar e pesar o que merecia, e ora por perdão. Seu significado é que Deus mitigaria o castigo que ele infligira a ele. A razão segue imediatamente; porque desmaiei com o golpe da tua mão. Ao falar assim, Davi não alega isso como uma desculpa para atenuar sua falha, mas deseja que ele seja suportado em sua enfermidade. Como ele diz com respeito a si próprio individualmente, que ele é consumido, porque sente que a mão de Deus está contra ele, então ele imediatamente declara no versículo 11 a mesma verdade em termos gerais, nos dizendo que, se Deus começar a lidar conosco de acordo com as rigorosas exigências da lei, a conseqüência seria que todos pereceriam e ficariam totalmente sobrecarregados sob sua ira. Ele mostra claramente, em primeiro lugar, que não está falando de ninguém, nem mesmo de homens em geral, pois faz uso de uma palavra hebraica, que denota um homem conhecido por sua bravura, coragem ou excelência; (74) e depois, em segundo lugar, ele diz que, se Deus se pusesse a castigar essas pessoas, tudo o que eles consideram precioso por si consumiria ou seria dissolvido. A soma é que, entre os homens, não há ninguém dotado de tal poder e glória a quem a ira de Deus, se arder ferozmente contra ele, não trará imediatamente nada. Mas será necessário examinar as palavras mais minuciosamente. Davi não descreve simplesmente o caráter terrível da ira de Deus; mas, ao mesmo tempo, ele declara e declara sua justiça em todos os castigos que inflige aos homens. Às vezes, os julgamentos de Deus provocam medo e temor no coração dos homens pagãos, mas sua cegueira os enche de raiva, de tal forma que eles continuam a lutar contra Deus. Pelo termo repreensões, Davi significa punições severas, como são os sinais da justiça estrita e os sinais da ira divina. Sabemos que Deus muitas vezes exerce a vara de seu castigo sobre os verdadeiros crentes, mas ele faz isso de maneira que, ao puni-los, ele ao mesmo tempo lhes dê um gostinho de sua misericórdia e amor, e não apenas tempera os castigos. com a qual ele os visita, mas também os mistura com conforto, o que serve para torná-los muito mais toleráveis. Davi, então, não está falando neste lugar de castigo paternal, mas do castigo que Deus inflige aos réprobos, quando, como um juiz inexorável no exercício de seu ofício, ele executa contra eles o julgamento que eles mereceram. Ele nos diz que quando Deus faz com que esse rigor seja sentido, não há homem que não consuma imediatamente ou se afaste. À primeira vista, a comparação de Deus com uma mariposa pode parecer absurda; pois que relação existe, pode-se dizer, entre uma pequena minhoca e a infinita majestade de Deus? Eu respondo: Que Davi usou com muita propriedade esse símile, para que saibamos que, embora Deus não troveja abertamente do céu contra os réprobos, sua maldição secreta cessa de não consumi-los, assim como a mariposa, embora não percebida , desperdiça por seu segredo roendo um pedaço de pano ou madeira. (75) Ao mesmo tempo, ele alude à excelência (76) do homem, que ele diz ser destruída por corrupção, quando Deus é ofendido, assim como a mariposa destrói os mais preciosos panos ao desperdiçá-los. As Escrituras geralmente empregam de maneira muito apropriada várias semelhanças dessa maneira, e costumam aplicá-las algumas vezes em uma visão e outras em outra. Quando Ezequias ( Isaías 38:13 ) compara Deus a um leão, ele o faz em referência aos sentimentos de sua própria mente, porque estava tão prostrado e tomado de medo e terror. Mas, neste lugar, Davi nos ensina que, embora o mundo possa não perceber a terrível vingança de Deus, ele ainda consome os réprobos roendo-os secretamente. Esta frase, de que todo homem é vaidade, é novamente muito adequadamente repetida; pois até que somos vencidos pelo poder de Deus, e como ele foi humilhado no pó, nunca procuramos em nossos próprios corações, para que o conhecimento de nossa própria vaidade possa nos despojar de toda presunção. De onde é que os homens ficam tão insensatamente satisfeitos consigo mesmos, e até aplaudem a si mesmos, a menos que, desde que Deus tenha com eles, eles sejam voluntariamente cegos às suas próprias enfermidades? O único remédio, então, pelo qual os homens são curados do orgulho é quando, alarmados com a sensação da ira de Deus, eles começam não apenas a ficar insatisfeitos consigo mesmos, mas também a se humilhar até o pó.

“Com repreensões castigas o homem por iniqüidade,
Então tu destrói a sua bondade como uma mariposa
destrói uma roupa. ”

Esta é precisamente a interpretação de Calvin. A mariposa é chamada em hebraico ?? , cinza , por corroer e destruir a textura do tecido, etc. Veja o léxico de Parkhurst na palavra ?? . A metáfora aqui empregada é frequente nas Escrituras. Por exemplo, em Oséias 5:12 , Deus diz: “Estarei em Efraim como mariposa”, isto é, os consumirei; e em Isaías 50: 9 , é dito: “A mariposa os comerá como uma roupa”.

Comentário de John Wesley

Afasta o teu golpe de mim; sou consumido pelo golpe da tua mão.

Remover – Tire o julgamento que me infligiu.

Eu sou – me ajude antes que eu esteja completamente perdido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *