Estudo de Salmos 46:8 – Comentado e Explicado

Vinde admirar as obras do Senhor, os prodígios que ele fez sobre a terra.
Salmos 46:8

Comentário de Albert Barnes

Venha, observe as obras do Senhor – Vá adiante e veja o que o Senhor fez. Veja, no que a mão dele realizou, quão seguros estamos se confiarmos nele.

Que desolações ele fez na terra – ou na terra. A palavra “desolação” pode se referir a qualquer “ruína” ou “derrota” que ele trouxera sobre a terra de Israel ou sobre as nações no exterior – a destruição de cidades, vilas ou exércitos, como prova de seu poder, e de sua capacidade de salvar aqueles que confiam nele. Mas, se isso se refere à invasão da terra de Israel por Senaqueribe, pode apontar para o que ocorreu aos seus exércitos quando o anjo do Senhor saiu e os feriu em seu acampamento Isaías 37:36 , e ao conseqüente libertação de Jerusalém do perigo. Sem impropriedade, talvez, isso possa ser considerado como um apelo aos habitantes de Jerusalém para que saiam e vejam por si mesmos quão completa foi a libertação; quão total é a ruína de seus inimigos; Quão abundante é a prova de que Deus foi capaz de proteger seu povo em tempos de perigo. Acrescenta grande beleza a este salmo ao supor que ele “foi” composto naquela ocasião, ou em vista dessa invasão, pois cada parte do salmo pode receber uma bela e ampla ilustração do que ocorreu naquele período memorável. Nada “poderia” fornecer uma prova mais clara do poder de Deus para salvar e da propriedade de confiar nele em tempos de perigo nacional do que uma pesquisa no campo dos assírios, onde cento e oitenta e cinco mil homens havia sido ferido em uma noite pelo anjo de Deus. Compare 2 Reis 19:35 ; 2 Crônicas 32:21 ; Isaías 37:36 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 46: 8-9 . Vinde, contemplai as obras do Senhor – Aproximai- vos todos os que duvidam que Deus esteja conosco e consideremos seriamente essas maravilhosas vitórias, que seria impossível obtermos sem a ajuda de Deus; que desolações ele fez na terra – isto é, entre as pessoas da terra que eram vizinhas e hostis a nós, e pensavam ter nos destruído, 2 Samuel 8: 1 ; 1 Crônicas 18: 1 . Mark, suplico-lhe, quantas cidades tomamos e que desolações fizemos, com a ajuda dele, em seu país. Todas as operações da providência devem ser consideradas obras do Senhor, e seus atributos e propósitos devem ser notados nelas, particularmente quando ele se volta contra os inimigos de sua igreja naquela mesma destruição que eles planejaram trazer sobre ela. Ele faz cessar as guerras – Ele terminou nossas guerras e nos estabeleceu em uma paz firme e bem fundamentada; até o fim da terra – Ou desta terra, a saber, de Israel, de um extremo ao outro. Ou, ele pode ser entendido como falando de maneira mais geral, que Deus, quando quiser, põe fim às guerras das nações e as coroa em paz. Pois a guerra e a paz dependem de sua vontade e palavra, tanto quanto tempestades e acalma no mar.

Comentário de E.W. Bullinger

eis = contemplar.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4. Mas alguns códigos, com a primeira edição impressa e siríaca, lêem “Elohim” , Deus. Compare Salmos 66: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Vinde, eis as obras do Senhor – Veja impérios destruídos e regenerados; e de maneira a mostrar que uma agência sobrenatural está em ação. Somente pela mão de Deus essas grandes mudanças poderiam ser efetuadas.

Comentário de John Calvin

8 Vinde, considere as obras de Jeová O salmista parece ainda continuar neste versículo a história de uma libertação pela qual Deus havia dado abundante evidência de que ele é o protetor mais eficiente e fiel de sua Igreja, para que os piedosos dela derivem. coragem e força para lhes permitir superar quaisquer tentações que possam surgir posteriormente. As manifestações que Deus deu a seu favor para nos preservar devem ser mantidas continuamente diante de nossos olhos como meio de estabelecer em nossos corações uma persuasão da estabilidade de suas promessas. Por essa exortação, tacitamente repreendemos a indiferença e a estupidez daqueles que não dão tão grande conta do poder de Deus como deveriam; ou melhor, o mundo inteiro é acusado de ingratidão, porque dificilmente um em cada cem reconhece que ele tem ajuda e segurança abundantes em Deus, de modo que todos estão cegos para as obras de Deus, ou melhor, voluntariamente, fecham os olhos para eles. aquilo que, no entanto, provaria o melhor meio de fortalecer sua fé. Vemos quantos atribuem à fortuna aquilo que deve ser atribuído à providência de Deus. Outros imaginam que obtêm, por sua própria indústria, tudo o que Deus lhes concedeu, ou atribuem a segunda causa o que procede somente dele; enquanto outros estão totalmente perdidos para todos os sentidos. O salmista, portanto, chama justamente todos os homens e os exorta a considerar as obras de Deus; como se ele tivesse dito: A razão pela qual os homens não repousam a esperança de seu bem-estar em Deus é que eles são indiferentes à consideração de suas obras, ou tão ingratos, que não fazem metade da conta deles que deveriam fazer. . Como ele se dirige em geral a todos os homens, aprendemos que mesmo os piedosos ficam sonolentos e despreocupados a esse respeito, até serem despertados. Ele exalta muito o poder de Deus em preservar seu povo escolhido, que geralmente é desprezado ou não estimado como deveria ser, quando é exercido de maneira comum. Ele, portanto, coloca diante deles as desolações de países, devastações maravilhosas e outras coisas milagrosas, que movem com mais força as mentes dos homens. Se alguém preferir entender o que se segue – Ele faz cessar as batalhas – de alguma ajuda especial concedida por Deus, ainda assim deve ser considerado como pretendido levar os fiéis a esperar tanta ajuda dele no futuro como eles já haviam experimentado. . Parece que o profeta, a partir de um exemplo particular, pretende mostrar em geral como Deus pode defender sua Igreja. Ao mesmo tempo, aconteceu mais de uma vez que Deus reprimiu em toda a terra da Judéia todos os tumultos perigosos pelos quais ela foi distraída e afastou as guerras para longe dela, privando os inimigos de sua coragem, quebrando seus arcos, e queimando seus carros; e é muito provável que o profeta, por um exemplo particular, aproveite para lembrar aos judeus quantas vezes Deus desapontou os maiores esforços de seus inimigos. Uma coisa, no entanto, é bastante certa, que Deus é aqui apresentado como adornado com esses títulos, que devemos buscar a paz dele, mesmo quando o mundo inteiro está em alvoroço e agitado de maneira terrível.

Comentário de John Wesley

Vinde, eis as obras do Senhor, que desolações ele fez na terra.

Desolações – Entre aqueles que eram vexatórios para o povo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *