Estudo de Salmos 59:10 – Comentado e Explicado

Ó meu Deus, vós sois todo bondade para mim. Venha Deus em meu auxílio, faça-me deleitar pela perda de meus inimigos.
Salmos 59:10

Comentário de Albert Barnes

O Deus da minha misericórdia deve me impedir – ou melhor, “Meu Deus – a misericórdia dele deve me impedir”. Isso está de acordo com a presente leitura do texto hebraico e provavelmente está correto. O salmista olha para Deus como seu Deus, e então surge o sentimento de que sua misericórdia – favor – sua bondade amorosa – “o” impediria “. Sobre a palavra “impedir”, veja as notas no Salmo 21: 3 ; compare o Salmo 17:13 ; Salmo 18: 5 . O significado aqui é que Deus “iria adiante dele” ou “anteciparia” suas necessidades.

Deus me deixará ver meu desejo sobre meus inimigos – Ou seja, Ele me deixará vê-los desconcertados e decepcionados com seus planos. Isso equivale a dizer que Deus lhe daria a vitória ou não os deixaria triunfar sobre ele. Veja as notas no Salmo 54: 7 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 59:10 . Deus me deixará ver, etc. – A palavra traduzida para inimigos neste versículo significa apropriadamente homens insidiosos, que astuciosamente observaram e esperavam por ele. Davi diz: Deus fará com que eu veja entre eles, ou seja, descubra suas conspirações e artifícios para me arruinar; para que eles não sejam fatais para mim; ou vê-los cair na destruição que me pretendem.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 59:10 . O Deus da minha misericórdia – O doador de toda a misericórdia e conforto que tenho ou espero; deve me impedir – Com as bênçãos de sua bondade, Salmos 21: 3 . Ajudar-me-ei sazonalmente, antes que seja tarde demais, e mais cedo do que espero. Deus me deixará ver meu desejo sobre meus inimigos – Nomeadamente, em sua decepção e derrube, como segue; o que era muito desejável para Davi, não menos para o bem público como para sua própria segurança e felicidade. O Dr. Waterland apresenta a cláusula: Deus me fará olhar para os meus inimigos. “A palavra rendeu inimigos”, ?????? , shorerai, “significa propriamente homens insidiosos, que astuciosamente observaram e esperavam por ele. Davi diz: Deus fará com que eu os veja, ou entre eles; isto é, descobrir suas conspirações e artifícios para me arruinar, para que não me provem fatais; ou vê-los cair pela destruição que me pretendem.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça.

impedir = antecipar.

Comentário de Adam Clarke

O Deus da minha misericórdia deve me impedir – A misericórdia de Deus irá diante de mim e, assim, me ajudará em todas as minhas ações.

Deus me deixará ver meu desejo – A frase é curta. Deus me deixará ver a respeito de meus inimigos, isto é, como ele os tratará.

Comentário de John Calvin

10. O Deus da minha misericórdia me impedirá. No hebraico, há o afixo da terceira pessoa, mas temos o ponto que denota o primeiro. (367) A Septuaginta adotou a terceira pessoa, e Agostinho muito engenhosamente, embora com um bom design, citou repetidamente a passagem contra os pelagianos, como prova de que a graça de Deus é antecedente de todo mérito humano. Da mesma maneira, ele citou repetidamente o verso anterior, para refutar a arrogância daqueles que se gabam do poder do livre-arbítrio. “Confiarei minha força contigo” , diz ele; “Isto é, os homens devem se sujeitar com toda a modéstia e humildade a Deus, como não tendo força senão aquela com a qual ele os fornece.” Agora, pode-se dizer com grande plausibilidade que o homem confia em Deus sua força, que declara que não tem força senão o que vem dele e que depende inteiramente de sua ajuda. O sentimento inculcado também é, sem dúvida, piedoso e instrutivo; mas devemos estar sempre em guarda contra tirar as Escrituras de seu significado natural. A palavra hebraica kid , kidem, não significa mais do que avançar oportunamente; e Davi simplesmente sugere que a assistência divina seria imediata e oportunamente estendida. (368) O escopo das palavras é que Deus interporá no exato momento em que for necessário, por mais que ele possa retardar ou adiar sua assistência. Se não nos apressássemos pela ansiedade excessiva de nossos próprios desejos, reconheceríamos suficientemente a prontidão com que Deus acelera em nossa ajuda, mas nossa própria precipitação nos faz imaginar que ele é dilatador. Para confirmar sua fé, ele o chama de Deus da sua misericórdia, tendo frequentemente provado que ele era misericordioso; e a experiência do passado deu-lhe boas esperanças do que ele poderia esperar no futuro. A idéia de alguns, de que Davi usa a palavra em um sentido ativo e elogia sua própria misericórdia, é pobre e não natural. Seu uso passivo é bastante comum.

Comentário de John Wesley

O Deus da minha misericórdia me impedirá: Deus me permitirá ver meu desejo sobre meus inimigos.

Prevenir – Tu me ajudarás mais cedo do que eu espero.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *