Estudo de Salmos 59:4 – Comentado e Explicado

Senhor, não há em mim crime nem pecado. Sem que eu tenha culpa, eles acorrem e atacam. Despertai-vos, vinde para mim e vede,
Salmos 59:4

Comentário de Albert Barnes

Eles correm e se preparam – isto é, eles “se apressam” para conseguir isso; eles são rápidos em obedecer à ordem de Saul, exigindo que eles me matem. A palavra “preparar” refere-se ao que for considerado necessário para permitir que eles realizem o que lhes foi ordenado – armar-se, tomar providências para sua jornada etc.

Sem minha culpa – Ou seja, sem nada de minha parte para merecer isso, ou para justificar Saul e os empregados por ele no que eles tentam fazer. David, em tudo isso, estava consciente da inocência. Em seus próprios sentimentos em relação a Saul, e em todos os seus atos públicos, ele sabia que havia buscado apenas o bem-estar do rei e que havia sido obediente às leis.

Acordado para me ajudar – Ou seja, “despertar”, como se faz durante o sono. Veja as notas no Salmo 7: 6 . Compare o Salmo 35:23 . A palavra traduzida como “para me ajudar” é traduzida na margem “para me encontrar”. Este é o significado do hebraico. É uma oração que Deus o encontre, ou venha a ele, e o ajude.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 59: 4 . Eles correm e se preparam ou seja, diligentemente e ansiosamente se dedicam à minha destruição.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 59: 4 . Eles correm – de um lado para o outro, primeiro para receber os comandos de Saul, e depois para executá-los com toda diligência; e preparem-se – Com a máxima velocidade e fúria, para me fazerem mal; ou eles se dispõem, como ?????? , jeconanu, pode ser adequadamente traduzido. Eles se colocam aqui e ali sobre a minha casa, para que possam me pegar quando eu sair dela. Acorde em minha ajuda – hebraico, ?????? , likraati, para me encontrar quando eu for para o exterior e me conduzir com segurança. E eis – Com um olho de piedade; toma conhecimento do meu caso e exerce teu poder para meu alívio.

Comentário de Adam Clarke

Eles correm e se preparam – Eles não deixam pedra sobre pedra para que possam afetar minha destruição e impedir a construção.

Comentário de John Calvin

4. Acorde para me apressar e veja. Ao usar essa linguagem, ele olha para a ansiedade com que seus inimigos, como ele já havia dito, estavam pressionando-o, e declara seu desejo de que Deus mostrasse a mesma pressa em estender a ajuda que eles procuravam em sua destruição. Com o objetivo de conciliar o favor divino, ele mais uma vez pede a Deus que seja testemunha e juiz de sua causa, acrescentando e contemplando. A expressão é aquela que saboreia ao mesmo tempo a fé e a enfermidade da carne. Ao falar de Deus, como se seus olhos estivessem até agora fechados para os erros que ele havia sofrido, e precisava agora pela primeira vez ser aberto para a descoberta deles, ele se expressa de acordo com a fraqueza de nossa apreensão humana. Por outro lado, ao pedir a Deus que contemple sua causa, ele mostra sua fé virtualmente reconhecendo que nada foi escondido de seu conhecimento providencial. Embora Davi possa usar linguagem dessa descrição, adequada à fraqueza dos sentidos, não devemos supor que ele tenha duvidado antes dessa época de que suas aflições, inocência e erros eram conhecidos por Deus. Agora, porém, ele coloca o todo diante de Deus para exame e decisão.

Ele prossegue a mesma oração com maior veemência no versículo que sucede. Ele se dirige a Deus sob novos títulos, chamando-o de Jeová, Deus dos Exércitos e Deus de Israel, o primeiro dos quais apelações denota a imensidão de seu poder, e o segundo o cuidado especial que ele exerce sobre a Igreja e sobre todos os seus pessoas. A maneira pela qual o pronome é introduzido, e Tu, etc., é enfático, denotando que era tão impossível para Deus deixar de lado o ofício de um juiz quanto negar a si mesmo ou se desfazer de seu ser. Ele o convida a visitar todas as nações: pois, embora a causa que ele agora submetesse não tivesse esse interesse universal, o exercício mais amplo de julgamento incluiria necessariamente o menor; e sob a suposição de que pagãos e estrangeiros estavam sujeitos ao julgamento de Deus, seguiu-se que uma condenação ainda mais certa e pesada seria concedida aos inimigos sob o pálido da Igreja, que perseguiram os santos sob o disfarce de irmãos e derrubaram aquelas leis que eram de nomeação divina. A oposição que Davi encontrou pode não abraçar todas as nações; mas se estes fossem visitados judicialmente por Deus, era absurdo imaginar que aqueles dentro da Igreja seriam os únicos inimigos que deveriam escapar impunemente. Ao usar essas palavras, é provável também que ele esteja enfrentando uma tentação com a qual foi severamente atacado, relacionado ao número de seus inimigos, pois estes não consistiam apenas em três ou quatro indivíduos abandonados. Eles formaram uma grande multidão; e ele se eleva acima de todos eles, refletindo que Deus reivindica isso como sua prerrogativa, não apenas para reduzir algumas pessoas refratárias à submissão, mas para punir a maldade de todo o mundo. Se os julgamentos de Deus se estendiam até as partes mais longínquas da terra, não havia razão para ele ter medo de seus inimigos, que, embora numerosos, formavam apenas uma pequena parte da raça humana. Veremos em breve, no entanto, que a expressão admite ser aplicada sem impropriedade aos israelitas, divididos, por assim dizer, em tantas tribos ou povos. Nas palavras que se seguem, quando ele deprecia a extensão da misericórdia de Deus aos transgressores iníquos, devemos entendê-lo como se referindo aos réprobos, cujo pecado era de caráter desesperado. Também devemos lembrar, o que já foi observado, que em tais orações ele não foi influenciado por meros sentimentos particulares, e esses de uma descrição rancorosa, distorcida e desordenada. Ele não apenas sabia muito bem que aqueles com quem ele falava com tanta severidade já estavam condenados à destruição, mas ele está aqui defendendo a causa comum da Igreja, e isso sob a influência do zelo puro e bem regulado do Espírito. Portanto, ele não oferece precedentes, como ressentir-se de ferimentos particulares vendendo maldições àqueles que os infligiram.

Comentário de John Wesley

Eles correm e se preparam sem a minha culpa: acordados para me ajudar, e contemplam.

Executar – de um lado para o outro, para receber os comandos de Saul e executá-los com toda velocidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *