Estudo de Salmos 64:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Ouvi, Senhor, minha lastimosa voz. Do terror do inimigo protegei a minha vida,
Salmos 64:1

Comentário de Albert Barnes

Ouça minha voz, ó Deus, em minha oração – O uso da palavra voz aqui parece implicar que essa era uma oração audível ou que, embora sozinho, ele proferiu em voz alta suas petições. Temos o mesmo uso da palavra frequentemente nos Salmos, tornando provável que mesmo orações particulares fossem proferidas de maneira audível. Na maioria dos casos, quando não há perigo de ser ouvido, ou de ser interpretado como ostentação ou farisaísmo, isso é favorável ao espírito de devoção secreta. Compare as notas em Daniel 6:10 . A palavra aqui traduzida como oração significa propriamente fala, discurso; então, reclamação; então, meditação. É a queixa mais comumente prestada. Ver Jó 7:13 ; Jó 9:27 ; Jó 10: 1 ; Jó 21: 4 ; Salmo 55: 2 (notas); Salmo 142: 2 . Refere-se aqui a um estado de espírito causado por problemas e perigos, quando a profunda meditação sobre seus problemas e perigos encontrou expressão em palavras audíveis – sejam essas queixas ou queixas. Como não há indicações no salmo de que Davi estava disposto a reclamar no sentido de culpar a Deus, a interpretação correta aqui é que suas profundas meditações assumiram a forma de oração.

Preserve minha vida pelo medo do inimigo – Saulo ou Absalão. Ele orou para que sua vida fosse tão segura que ele não tivesse ocasião de ter medo de seu inimigo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 64.

Davi ora por libertação, reclamando de seus inimigos; promete a si mesmo ver uma destruição tão evidente deles, para que os justos se regozijem com isso.

Para o músico chefe, Um Salmo de Davi.

Título. ???? ????? ????? lamnatseach mizmor ledavid. Esse salmo provavelmente foi escrito por Davi quando ele caiu em desgraça com Saul e, talvez, expulso de sua corte pelas calúnias e falsidades que os cortesãos de Saul exalavam contra ele, a fim de se agradar do rei. Ele reclama muito da traição de seus inimigos, que ele descreve em fortes metáforas do sexto verso, após o que se segue a garantia de sua queda e a exaltação dos justos.

Salmos 64: 1 . Do medo do inimigo O medo parece ser algo artificial para destruir, por meio de aterrorizante. Veja Isaías 24, onde é mencionado com o poço e a armadilha, como um mecanismo de destruição.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 64: 1-4 . Preserve minha vida do medo – Ou seja, do perigo: o ato ou a paixão do medo são frequentemente colocados em seu objeto, o perigo, como Salmos 14: 5 ; 1 Pedro 3:14 , e freqüentemente em outros lugares. Esconde-me dos conselhos secretos dos ímpios – Ou seja, dos efeitos nocivos de suas conspirações contra mim. Quem atira suas flechas – De qual frase, veja notas nos Salmos 58: 7 . Palavras ainda amargas – discursos difamatórios e perniciosos contra mim. Que eles podem atirar em segredo – Deitados em uma emboscada ou se escondendo em lugares secretos, como costumam fazer os passarinhos; no perfeito – Ou homem justo; isto é, para mim, que, apesar de todas as suas calúnias, ousa declarar que meu coração é perfeito com Deus e que eu sou inocente quanto a eles, não lhes tendo dado apenas provocação; de repente – na primeira oportunidade; eles atiram nele e não temem? Nem os homens, porque escondem suas ações deles, como aparece nas palavras anteriores e seguintes; nem Deus, cujos julgamentos desprezam.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. App-65.

de Davi = relativo a Davi e o verdadeiro Davi.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

oração = meditação .

Comentário de Adam Clarke

Ouça minha voz – O salmista temia por sua vida e pela vida de seus companheiros cativos; e ele procurou a ajuda de Deus. Ele orou e levantou a voz; e assim mostrou sua seriedade.

Comentário de John Calvin

1. Ouça minha voz, ó Deus! Ele começa dizendo que orou sinceramente e com veemência, afirmando, ao mesmo tempo, o que tornava isso necessário. A voz é ouvida em oração, proporcionalmente à seriedade e ardor que sentimos. Ele condescende com as circunstâncias de angústia em que foi colocado atualmente e toma conhecimento dos perigos a que sua vida foi exposta dos inimigos, com outros pontos adequados para estimular a consideração favorável de Deus. Sua oração para que Deus proteja sua vida prova que ela deve estar em perigo neste momento. No segundo verso, ele sugere que seus inimigos eram numerosos; e que, sem a assistência divina, ele seria incapaz de sustentar seus ataques. Alguma dificuldade atribui às palavras, por serem suscetíveis de dois significados. O termo hebraico ??? , sod, que significa segredo, é entendido por alguns como se referindo aqui às tramas secretas dos iníquos, e por outros, para denotar seu encontro para consulta. Ao traduzi-lo, empreguei uma palavra que admite qualquer interpretação. O termo ???? , rigshath, usado na segunda parte do versículo, também pode ser traduzido de duas maneiras, como significando uma assembléia de homens, ou barulho e tumulto. Vem de ??? , ragash, uma raiz que significa causar um tumulto. Isso sugeriria que a palavra ??? , sod, na cláusula anterior, poderia se referir às conspirações clandestinas dos ímpios, e ???? , rigshath, na segunda, à sua violência aberta; e que Davi orou para ser protegido, por um lado, dos propósitos maliciosos de seus inimigos e, por outro, das medidas forçadas pelas quais eles procederam para executá-los. Mas o significado que me foi dado, e que adotei, parece o mais simples e natural: que ele solicite a compaixão de Deus, reclamando do número que foi colocado contra ele. Ainda assim, sua linguagem implica que ele considerava a proteção do céu amplamente suficiente contra a maior combinação de adversários. Devo acrescentar que há um apelo implícito ao fortalecimento de sua causa na oração, no que ele diz da malícia e da maldade daqueles que se opunham a ele; por mais cruel e injusta que seja a conduta de nossos inimigos, temos proporcionalmente o melhor terreno para crer que Deus interporá em nosso favor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *