Estudo de Salmos 65:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Cântico. A vós, ó Deus, convém o louvor em Sião, é a vós que todos vêm cumprir os seus votos,
Salmos 65:1

Comentário de Albert Barnes

Louvor te espera, ó Deus, em Sião – Ou seja, todos os arranjos são feitos; o povo está reunido; seus corações estão preparados para te louvar. O fato de Sião ser mencionado aqui como sede de louvor parece implicar que esse salmo foi composto antes da construção do templo, ao contrário da opinião de DeWette e outros, conforme observado na Introdução ao salmo, pois após a construção do templo a sede de culto foi transferida do monte Sião, onde Davi colocou a arca e preparou uma tenda para ela 1 Crônicas 15: 1 ; 1 Crônicas 16: 1 ; 2 Crônicas 1: 4 , ao monte Moriá. É verdade que o nome geral Sião foi dado familiarmente a Jerusalém como cidade, mas também é verdade que o local específico para a adoração a Deus na época de Davi era o Monte Sião, estritamente assim chamado. Veja as notas no Salmo 2: 6 . A margem neste local é: “O elogio é silencioso”. O hebraico é: “A ti é louvor ao silêncio”, uma espécie de frase composta, que não significa “louvor silencioso”, mas se refere a uma condição em que tudo está pronto; onde os preparativos foram feitos inteiramente; onde cessou o ruído que costumava ser feito na preparação e tudo está pronto, como se estivesse esperando pelo que os arranjos haviam sido levados adiante. O barulho da construção – da preparação – agora estava silencioso, e tudo estava calmo. A linguagem aqui também denota o estado de sentimento de um indivíduo ou de uma assembléia, quando o coração está preparado para louvar; quando foi preenchido com um profundo senso da majestade e bondade de Deus; quando todos os sentimentos de ansiedade se acalmaram ou estavam em estado de repouso; quando a alma estava pronta para irromper em expressões de ação de graças, e nada supria suas necessidades senão elogios.

E a ti o voto será cumprido – Veja Salmo 22:25 , nota; Salmo 50:14 , note; Salmo 56:12 , note. A referência aqui é aos votos ou promessas que o povo fez em vista dos julgamentos manifestos de Deus e das provas de sua bondade. Aqueles votos que estavam agora prontos para realizar em expressões de louvor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 65.

Davi louva a Deus por sua graça. A bem-aventurança dos escolhidos de Deus, em razão de benefícios.

Para o músico chefe. Um Salmo e Cântico de Davi.

Título. ???? ???? ????? ????? lamnatseach mizmor ledavid shiir. Este salmo é atribuído a Davi e, pelo conteúdo dele, parece ter sido feito após uma grande seca; e, portanto, alguns supõem que se relacione com a fome mencionada em 2 Samuel 21. O Dr. Delaney diz que, por todas as mãos, concordou-se em ter sido composto com o cessar dessa calamidade. Ver Salmos 65: 9 . Dizem ainda que alguns têm um senso espiritual; significativo da pregação dos apóstolos, que converteram os pagãos pela promulgação do Evangelho.

Salmos 65: 1 . Louvor te espera Ou, como as palavras podem ser traduzidas, Silêncio a ti é louvor. Segundo Martin, isso se refere ao silêncio religioso de toda a congregação no tabernáculo, enquanto o padre oferecia incenso no santuário. Assim, São Lucas nos diz que toda a multidão estava orando ou oferecendo suas devoções silenciosas na parte do templo que lhes foi designada, enquanto Zacarias estava no santuário no momento do incenso, Lucas 1. : 10

Comentário de Joseph Benson

Salmos 65: 1 . Louvor te espera, ó Deus, em Sião – espera na expectativa da misericórdia desejada; espera até que chegue, para ser recebido com gratidão em sua primeira abordagem. Pois, quando Deus está vindo em nossa direção com seus favores, devemos ir ao encontro dele com nossos louvores. O louvor espera com toda satisfação em tua santa vontade e em dependência de tua misericórdia. Quando estamos prontos em tudo para dar graças, então o louvor espera por Deus. Em hebraico, ??? ???? ???? , lecha dumijah tehillah, o louvor é silencioso para ti, como querendo palavras para expressar tua grande bondade, e sendo atingido com silenciosa admiração por ela. Como existem gemidos sagrados em oração, que não podem ser proferidos, também há adorações sagradas em louvor, que não podem ser expressas, e ainda serão aceitas por Aquele que pesquisa o coração e conhece o que é a mente do Espírito. Nosso louvor é silencioso, para que os louvores dos anjos abençoados, que se destacam em força, sejam ouvidos. Diante de ti (assim os caldeus), o louvor é considerado silencioso. Até agora Deus é exaltado acima de todas as nossas bênçãos e louvores. Louvor é devido a Deus de todo o mundo; mas espera por ele somente em Sion, em sua igreja entre seu povo; todas as suas obras o louvam, isto é, eles ministram matéria de louvor, mas somente seus santos o abençoam com adorações reais. A ti deve ser feito o voto Os sacrifícios e ofertas de agradecimento que o teu povo te prometeu, no tempo de seu perigo, quando estavam suplicando libertação, e outras bênçãos, às tuas mãos, serão fielmente pagas. Não seremos aceitos em nossas ações de graças a Deus pelas misericórdias que recebemos, a menos que tenhamos consciência de pagar os votos que fizemos quando estávamos em busca dessas misericórdias; para melhor é não fazer votos do que fazer votos e não pagar.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. App-65.

Música. Hebraico. shir. App-65.

de Davi = por, ou relacionado a Davi e o verdadeiro Davi.

espera. Como nos Salmos 62: 1 . A espera silenciosa de Israel agora é passada para Sião. Tudo está silencioso lá ainda.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Sion. Veja App-68. O tabernáculo de Davi estava lá. Essa grafia com “S” vem da Septuaginta e o hebraico da Vulgata é sempre “Z”.

Comentário de Adam Clarke

Louvor te espera – Louvor é silencioso ou mudo por ti. Só tu és digno de louvor; todas as outras perfeições se perdem em tua; e quem te considera correto não pode ter outro assunto de adoração.

A ti deve ser feito o voto – Todas as ofertas e sacrifícios devem ser feitos a ti. Todos os espíritos humanos têm a obrigação de viver e servir a ti. Todos os judeus e cristãos, por circuncisão e batismo, pertencem a ti; e todos eles são obrigados a pagar o voto de seus respectivos convênios somente a ti; e o espírito desse voto é: amar-te com todos os seus poderes e servi-lo com um coração perfeito e uma mente disposta, todos os dias de sua vida.

Comentário de John Calvin

1 Louvor te espera, ó Deus! Em Sião, literalmente, corre: Louvor é silencioso para você, mas o verbo , ??, dumiyah, foi metaforicamente traduzido primeiro, para ficar em repouso e depois para esperar. O significado da expressão é que a bondade de Deus para com o seu povo é capaz de proporcionar constantemente uma nova questão de louvor. É difundido por todo o mundo, mas especialmente mostrado à Igreja. Além disso, outros que não pertencem à Igreja de Deus, por mais abundantes benefícios possam ser derramados sobre eles, não vêem de onde vêm e se revoltam com as bênçãos que receberam sem o seu reconhecimento. Mas a principal coisa a ser transmitida pelo salmista é que a ação de graças é devida ao Senhor por sua bondade demonstrada à sua Igreja e seu povo. A segunda cláusula do versículo é para o mesmo efeito, onde ele diz, para ti o voto será realizado; pois enquanto ele se engaja por parte do povo a prestar o devido reconhecimento, sua linguagem implica que haverá sempre restos e novos motivos de louvor.

Com o versículo que estamos considerando agora, o que se segue está intimamente ligado, afirmando que Deus ouve as orações do seu povo. Isso forma uma razão pela qual o voto deve ser pago a ele, já que Deus nunca desaponta seus adoradores, mas coroa suas orações com uma resposta favorável. Assim, o que é afirmado por último, é o primeiro na ordem natural de consideração. O título aqui dado a Deus traz consigo uma verdade de grande importância: que a resposta de nossas orações seja assegurada pelo fato de que, ao rejeitá-las, ele, em certo sentido, negaria sua própria natureza. O salmista não diz que Deus ouviu a oração neste ou naquele caso, mas dá a ele o nome do ouvinte da oração, como o que constitui uma parte permanente de sua glória, para que ele possa negar a si mesmo assim que fechar os ouvidos. às nossas petições. Poderíamos apenas impressionar isso em nossas mentes, que é algo peculiar a Deus, e inseparável dele, ouvir oração, isso nos inspiraria com confiança infalível. O poder de nos ajudar ele nunca pode querer, para que nada possa impedir um problema bem-sucedido de nossas súplicas. O que se segue no versículo também é digno de nossa atenção, para que toda a carne venha a Deus. Ninguém poderia se aventurar em sua presença sem a persuasão de estar aberto a pedidos; mas quando ele antecipa nossos medos e avança declarando que a oração nunca é oferecida a ele em vão, a porta é escancarada para a admissão de todos. O hipócrita e o ímpio, que oram sob a restrição da necessidade atual, não são ouvidos; pois não se pode dizer que eles vêm a Deus, quando não têm fé fundamentada em sua palavra, mas uma mera expectativa vaga de uma questão casual. Antes que possamos nos aproximar de Deus de maneira aceitável em oração, é necessário que suas promessas sejam conhecidas por nós, sem as quais não podemos ter acesso a ele, como é evidente nas palavras do apóstolo Paulo ( Efésios 3:12 ,) onde ele nos diz, que todos os que vierem a Deus devem primeiro receber uma fé em Cristo que possa animá-los com confiança. A partir disso, podemos inferir que nenhuma regra correta de oração é observada no papado, quando eles oram a Deus em um estado de suspense e dúvida. Inestimável é o privilégio que desfrutamos pelo Evangelho, de livre acesso a Deus. Quando o salmista usa a expressão toda a carne, ele sugere por essas poucas palavras que o privilégio que agora era peculiar aos judeus seria estendido a todas as nações. É uma previsão do futuro reino de Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *