Estudo de Salmos 69:5 – Comentado e Explicado

Vós conheceis, ó Deus, a minha insipiência, e minhas faltas não vos são ocultas.
Salmos 69:5

Comentário de Albert Barnes

Ó Deus, tu conheces minha loucura – Os erros e loucuras da minha vida. Embora consciente da inocência nesse caso – embora sentisse que seus inimigos o odiavam “sem causa”, e que eles levavam o que lhe pertencia e não a eles, ele não era insensível ao fato de ser um pecador, e ele não estava disposto a confessar diante de Deus que, por mais consciente que ele fosse íntegro em suas relações com as pessoas, ainda assim com Deus, ele era um homem pecador. Dele ele merecia tudo o que tinha acontecido com ele. De fato, as mesmas calamidades que lhe foram permitidas eram uma prova de que ele era um pecador, e serviu, como sem dúvida foram planejadas, para voltar sua mente a esse fato e humilhá-lo. O efeito das calamidades que sobrevêm a nós, como lembrando-nos do fato de que somos pecadores, é freqüentemente referido nos Salmos. Ver Salmo 38: 2-4 ; Salmo 40:12 .

E meus pecados não estão escondidos de ti – Margem, “culpa”. A palavra usada aqui sempre anexou a idéia de “culpa”. O significado é que Deus conheceu toda a sua vida; e que, por mais injusta que seja a conduta dos “homens” em relação a ele, quando o trataram como se ele os tivesse prejudicado, ainda assim considerado parte dos tratos de Deus, ou como sendo sofrido por Deus, tudo isso Ocorreu que estava certo, pois era uma expressão apropriada do desagrado divino contra seus pecados. Podemos sentir que não prejudicamos nossos semelhantes; todavia, até o tratamento que recebemos deles, por mais injusto que seja, pode ser considerado como merecido por nós nas mãos de Deus, e tão apropriado por sua parte como uma expressão de seu descontentamento por nossas transgressões contra ele, e como prova de que somos pecadores. A provação nunca chega a nós a qualquer momento, exceto quando fundamentada no fato de que somos pecadores; e mesmo onde há toda a inocência em relação aos nossos semelhantes, Deus pode fazer uso de suas paixões para repreender e nos disciplinar por nossos pecados contra si mesmo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 69: 5 . Ó Deus, tu conheces minha loucura – hebraico, ????? , ivalti, traduzido na versão litúrgica, minha simplicidade. Como se ele dissesse: Tu sabes a simplicidade e a retidão do meu coração, que nunca magoei intencionalmente aqueles que me cruelmente odeiam e me perseguem, mas sempre planejaram e esforçaram-me para agir de acordo com eles. E meus pecados não estão escondidos de ti – Mas, ó Senhor, embora eu tenha sido inocente em relação a meus inimigos, ainda assim devo confessar que sou culpado de muitos pecados e loucuras contra ti, e te dei apenas uma causa para me punir, me dando nas mãos deles, e negando ou atrasando para me ajudar.

Comentário de E.W. Bullinger

pecados. Hebraico. “asham. App-44.

Comentário de Adam Clarke

Tu conheces minha loucura – Embora tenhamos sido levados em cativeiro por causa dos crimes de nossos pais, ainda temos culpa suficiente para merecer a continuação de nossas misérias. Como as palavras contidas neste versículo podem ser atribuídas ao nosso abençoado Senhor, por mais que sejam distorcidas ou distorcidas?

Comentário de John Calvin

5. Ó Deus! tu sabes que minha tolice Agostinho trabalhou com pouco propósito para mostrar de que maneira essas palavras são aplicáveis ??a Cristo; e, por fim, ele transfere para seus membros o que não podia ser dito adequadamente sobre o Chefe. (72) Davi aqui usa a linguagem da ironia; e, com esse modo de se expressar, pretendia dizer que, sobrecarregado com os julgamentos injustos dos homens, ele se entrega a Deus e implora que ele apareça como defensor de sua causa. Isso é muito mais enfático do que se ele tivesse afirmado claramente, e sem figura, que sua integridade era conhecida por Deus. Desse modo, ele administra uma forte repreensão a seus inimigos, e por assim dizer despreza os nobres discursos caluniosos que proferiram contra ele; como Jeremias faz quando diz:

“Ó Senhor! tu me enganaste, e eu fui enganado. ”
( Salmos 20: 7 )

Algumas pessoas ignorantes constroem violentamente essas palavras de Jeremias, como se estivessem implícitas de que ele foi realmente enganado; considerando que ele deve ser entendido como ridicularizando com sarcasmo amargo seus caluniadores, que, ao falarem mal dele, eram responsáveis ??por censurar e blasfemar contra o próprio Deus. Davi da mesma maneira, na passagem diante de nós, como um meio de preservar-se de sucumbir sob os julgamentos perversos dos homens, apela a Deus como o juiz de sua causa; e possuindo, como fez o testemunho aprovador de uma boa consciência, ele considera em grande medida com indiferença a estimativa injusta que os homens podem formar de seu caráter. Era de fato desejável que nossa integridade também fosse reconhecida e aprovada pelos homens, e isso não tanto por nossa conta como para a edificação de nossos irmãos. Mas se, depois de termos feito tudo o que estiver ao nosso alcance para fazer com que os homens formem uma opinião favorável a respeito de nós, eles interpretem mal e pervertam toda boa palavra que proferimos e toda boa ação que realizamos, devemos manter essa grandeza mental com ousadia desprezar o mundo e todos os acusadores falsos, descansando contentes com o julgamento de Deus e somente com isso; para aqueles que estão ansiosos demais por manter seu bom nome, não podem deixar de sentir desmaios no coração. Esteja sempre pronto para satisfazer os homens; mas se eles se recusarem a ouvir o que temos a dizer em auto-justificação, prossigamos em nosso curso através de maus relatos e bons relatos, seguindo o exemplo de Paulo, onde, sem medo, apela ao julgamento de Deus,

“Quem trará à luz as coisas ocultas das trevas”
( 1 Coríntios 4: 5 )

Comentário de John Wesley

Ó Deus, tu conheces a minha loucura; e meus pecados não estão escondidos de ti.

Meus pecados – Mas, ó Senhor, embora eu tenha sido inocente dos meus inimigos, sou culpado de muitos pecados e loucuras contra ti.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *