Estudo de Salmos 7:1 – Comentado e Explicado

Lamentação de Davi, que cantou em honra do Senhor, por causa de Cus, o benjaminita. Senhor, ó meu Deus, é em vós que eu busco meu refúgio; salvai-me de todos os que me perseguem e livrai-me,
Salmos 7:1

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, meu Deus, em ti coloco minha confiança – O salmo se abre com uma expressão de forte confiança em Deus. O salmista se dirige ao Senhor como seu Deus e diz que nele ele confia ou confia. A palavra prestada confiança – ch ? châsâh – significa “fugir”; fugir para um lugar; se abrigar; e é aplicado a se abrigar sob a sombra ou proteção de um dos juízes 9:15 ; Isaías 30: 2 ; Salmo 57: 1 ; Salmo 61: 4 . A idéia aqui é que, em seus problemas, ele fugiu para Deus como refúgio e se sentiu seguro sob sua proteção.

Salve-me de todos os que me perseguem – isto é, proteja minha vida; me salve do poder deles. A palavra “perseguir” aqui se refere àqueles que buscaram sua vida, que se esforçaram para privá-lo de seus direitos. O idioma se aplicaria a muitas ocasiões na vida de Davi – às perseguições que ele sofreu por Saul, por Absalão, etc. Nesse caso, o idioma foi sugerido pela oposição de Cush, o benjamita; e foi isso que Davi tinha particularmente em vista. É provável, no entanto, que quem quer que fosse Cush, ele não estava sozinho, mas que outros estavam associados a ele em sua oposição a Davi; e era natural também que, em circunstâncias como essas, Davi se lembrasse de seus outros perseguidores e orasse para que ele fosse libertado de todos eles. A oração, portanto, tem uma forma geral, e o desejo expresso é o que todos temos naturalmente, para que possamos ser libertos de tudo o que nos perturba.

E me entregue – me salve. Parece que, a partir dessa expressão e do versículo seguinte, havia mais a ser apreendido no caso do que meras palavras de censura e que sua vida estava realmente em perigo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 7.

Davi ora contra a malícia de seus inimigos, professando sua inocência. Pela fé ele vê sua defesa e sua destruição.

Shiggaion de David, que ele cantou ao SENHOR, a respeito das palavras de Cuche, o benjamita.

Título. ???? ?????? Shiggaion ledavid. Shiggaion de David Cantio erratica. Houbigant. Uma música errante, diz Parkhurst, depois de Fenwick; uma canção de perambulações, provavelmente composta por Davi em suas perambulações, quando perseguida por Saul e seus servos; em que o salmista se destaca como um tipo de Cristo e sua igreja, perseguido por Satanás e seus seguidores. Quem foi esse Cush , não nos disseram em nenhum lugar, se ele não é o mesmo com Shimei. Nos versículos 3 e 4, ele parece ter reprovado Davi, da mesma maneira que Shimei, com sua ingratidão por Saul. Alguns são de opinião que, por Cush, ou Cis, significa o próprio Saul, filho de Cis; e eles têm alguma aparência de conjectura do título dos caldeus; “A interpretação de uma ode de Davi, que ele cantou diante do Senhor, quando proferiu um poema sobre a morte de Saul, filho de Cis, que era da tribo de Benjamim.” Os termos completos e fortes, no entanto, nos quais a pessoa que fala neste salmo declara sua inocência e, de fato, todo o assunto, parece garantir-nos que, em qualquer ocasião que Davi o escreveu, o Espírito Santo o levou a usar palavras que, em seu sentido pleno e mais apropriado, devem ter sido projetadas para a boca daquele que era perfeitamente justo e em cujas mãos nunca houve iniquidade. Ele começa o salmo orando pela libertação de seus inimigos que o perseguiam; um mais eminentemente além dos outros, podemos imaginar, desde o seu número recorrente até o singular: ele então protesta sua inocência e passa a orar a Deus para fazer justiça ao mundo e a si mesmo; supõe que ele se sente em juízo, Salmos 7: 8, e pede-lhe, como está sentado, que julgue imparcialmente o bem e o mal. Conseqüentemente, ele o faz nos Salmos 7: 9-13 . Seu inimigo é derrotado e cai em sua própria armadilha; 14-16, sobre o qual ele louva a Deus por esse ato de justiça.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 7: 1 . Em ti coloco minha confiança – Toda a minha esperança e confiança estão a teu favor e fidelidade para cumprir a tua promessa feita a mim. Salve-me de todos os que me perseguem – “Para um espírito terno e ingênuo”, diz o Dr. Horne, “a perseguição da língua é pior que a da espada, e com mais dificuldade; como, de fato, um bom nome é mais precioso que a vida corporal. Crentes em todas as épocas têm sido perseguidos dessa maneira; e o rei dos santos freqüentemente o menciona como um dos ingredientes mais amargos em seu cálice de dores. Fé e oração são os braços com os quais essa tentação formidável deve ser encontrada e pode ser superada. O primeiro nos assegura que Deus pode nos ‘salvar e livrar’ dele; o último o induz a fazê-lo. ”

Comentário de E.W. Bullinger

eu = tenho eu?

colocar minha confiança = fugir para refúgio. Hebraico. tem um. Veja App-69.

perseguir = me perseguir. Refere-se provavelmente a Saul.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, meu Deus – ???? ???? Jeová Elohai , palavras expressivas da mais forte confiança que a alma pode ter no Ser Supremo. Tu ser auto-existente, incompreensível, onipotente e eterno, que não precisa nem odeia qualquer coisa que tu fizeste; tu és o meu Deus; Deus em aliança com a tua criatura, homem; e meu Deus e parte particularmente. Portanto, em ti coloco a tua confiança – repouso toda a minha confiança em ti, e espero todo o meu bem de ti.

Salve-me – proteja-me dos meus perseguidores; diminua seu orgulho, alivie sua malícia e confunda seus artifícios!

Livrai-me dos conselhos que eles inventaram, e das armadilhas e gins que eles colocaram no meu caminho.

Comentário de John Calvin

No início do salmo, Davi fala de ter muitos inimigos, e no segundo verso ele especifica alguém no número singular. E certamente, como a mente de todos os homens estava inflamada contra ele, ele tinha muito boas razões para orar para ser libertado de todos os seus perseguidores. Mas como a crueldade perversa do rei, como uma queima de fogo, se acendeu contra ele, embora uma pessoa inocente, o ódio de todo o povo, ele também tivesse boas razões para virar sua caneta particularmente contra ele. Assim, no primeiro verso, ele descreve o verdadeiro caráter de suas próprias circunstâncias – ele era um homem perseguido; e, no segundo verso, a fonte ou causa da calamidade que ele estava enfrentando. Há uma grande ênfase nessas palavras que ele usa no início dos Salmos Ó Jeová, meu Deus de Deus, em ti em que confio. O verbo, é verdade, está no passado no hebraico; e, portanto, se traduzida literalmente, a leitura seria: Em ti confiei; mas como os hebreus freqüentemente tomam um tempo para outro, (98) prefiro traduzi-lo no presente. Em ti confio, especialmente porque é abundantemente evidente que um ato continuado, como é denominado, é indicado. Davi não se orgulha de ter confiança em Deus, da qual ele havia caído agora, mas de uma confiança que ele constantemente nutria em suas aflições. E esta é uma prova genuína e inquestionável de nossa fé, quando, sendo visitados com adversidades, não obstante, perseveramos em valorizar e exercitar a esperança em Deus. Nesta passagem, também aprendemos que o portão da misericórdia está fechado contra nossas orações se a chave da fé não a abrir para nós. Ele também não usa linguagem supérflua quando chama Jeová de seu próprio Deus; pois, estabelecendo isso como um baluarte diante dele, ele derruba as ondas de tentações, para que não dominem sua fé. Nos segundos versículos da figura de um leão, ele representa de maneira mais forte a crueldade de Saul, como um argumento para induzir Deus a conceder-lhe assistência, assim como atribui a Ele como sua província peculiar para resgatar suas pobres ovelhas de as mandíbulas dos lobos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *