Estudo de Salmos 78:21 – Comentado e Explicado

O Senhor ouviu e se irritou: sua cólera se acendeu contra Jacó, e sua ira se desencadeou contra Israel,
Salmos 78:21

Comentário de Albert Barnes

Portanto, o Senhor ouviu isso e ficou irado – Veja Números 11: 1 , Números 11:10 .

Então, um fogo foi acendido contra Jacó … – O fogo pode ser usado aqui, como em Números 11: 1 , como um emblema da ira; um incêndio pode ter sido literalmente enviado para consumi-los.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 78: 21-22 . O Senhor ouviu e ficou irado – Tal linguagem rude e insolente irritou muito a Divina Majestade. Então, um fogo foi acendido contra Jacó – Ele enviou um raio do céu para consumir aqueles a quem antes ele acalentara, Números 11: 1 . Ou, a expressão pode ser tomada figurativamente para o fogo da ira de Deus, como segue. Observe, leitor, Deus é testemunha de todos os nossos murmúrios e desconfianças: ele os ouve e fica muito descontente com eles. Para os incrédulos, nosso Deus é um fogo consumidor, e aqueles que não confiarem no poder de sua misericórdia sentirão o poder de sua indignação e serão obrigados a confessar que é uma coisa terrível cair em suas mãos. Porque eles não creram em Deus – Porque, com isso, desconfiam e murmuravam, parecia que eles não davam crédito à revelação que Deus havia feito de si para eles: pois eles não se comprometem com seus cuidados, nem se aventuram em seus atos. mãos; e não confiava em sua salvação – que ele poderia e os salvaria da fome e destruição que eles temiam; eles não confiavam na salvação que ele começara a trabalhar para eles; pois, se tivessem, não teriam questionado seu progresso. Marque bem, leitor, não se pode dizer que aqueles que confiam na salvação de Deus são sua felicidade finalmente, que não conseguem encontrar em seus corações confiar em sua providência por comida conveniente no caminho para isso.

Comentário de John Calvin

21. Portanto, o Senhor ouviu e se indignou. Essa audição de Deus implica conhecimento pleno e perfeito; e é uma figura tirada de juízes terrestres, que não podem punir criminosos até que se familiarizem completamente com a causa. Dizem que ele ouve seu próprio povo, quando mostra seu favor e misericórdia para com eles, concedendo seus pedidos; e, por outro lado, diz-se que ele ouve as blasfêmias que ele não deixa passar impunes. Para remover toda a razão de pensar que a ira divina era indevidamente severa, a enormidade da culpa dos israelitas é novamente descrita como manifestada nisto: eles não creram em Deus nem confiaram em sua salvação. Aqui é tomado como um ponto indiscutível, que promessas foram feitas a eles, às quais deveriam ter dado um consentimento, as quais, no entanto, foram impedidas de ceder pela extrema paixão com que foram levadas. Confiar na salvação de Deus é apoiar-se na providência paterna e considerá-lo suficiente para suprir todos os nossos desejos. Com isso, aprendemos não apenas como a descrença é odiosa aos olhos de Deus, mas também qual é a verdadeira natureza da fé e quais são os frutos que ela produz. De onde é que os homens se submetem silenciosamente a Ele, mas porque estão convencidos de que sua salvação é singularmente preciosa aos seus olhos, e têm plena certeza de que Ele lhes dará o que for necessário para eles? É assim que eles são levados a se render a ele, a serem governados de acordo com seu bom prazer. A fé, então, é a raiz da verdadeira piedade. Ela nos ensina a esperar e a desejar todas as bênçãos de Deus, e nos molda a render obediência a ele; enquanto aqueles que desconfiam dele devem necessariamente estar sempre murmurando e se rebelando contra ele. O escopo do profeta é este, que as pretensões de fé feitas por aqueles que não esperam a salvação de Deus repousam sobre bases falsas; pois quando Deus é acreditado, a esperança de salvação é rapidamente produzida na mente, e essa esperança lhe rende o louvor de toda bênção.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *