Estudo de Salmos 80:17 – Comentado e Explicado

Estendei a mão sobre o homem que escolhestes, sobre o homem que haveis fortificado.
Salmos 80:17

Comentário de Albert Barnes

Que a tua mão esteja sobre o homem da tua destra – Lutero afirma: “Que a tua mão guarde os povos da tua destra e as pessoas que escolheste poderosamente”. A mão direita é o lugar de honra; e a frase “o homem da tua mão direita” significa alguém que ocupa tal posição de honra. A frase “que a tua mão esteja sobre” é ambígua. Pode denotar favor ou ira; cabe a ele protegê-lo ou puni-lo. A conexão, no entanto, evidentemente exige a interpretação anterior, pois é em referência ao “homem a quem Deus havia fortalecido para si”. A alusão é

(a) a algum homem individual a quem Deus havia levantado para honrar, como um príncipe ou governante do povo; ou

(b) para o povo como tal – como Lutero entende.

Provavelmente a primeira é a interpretação correta; e a oração é que Deus interponha em nome do governante do povo – o rei da nação – a quem ele exaltou com tão alta honra e a quem ele colocou em tal posição de responsabilidade; que ele agora o daria adequadamente por seu trabalho; que ele lhe daria sabedoria em conselho e valor em batalha, a fim de que a nação fosse libertada de seus inimigos. É, portanto, uma oração para o governante civil e militar da terra, que Deus lhe dê graça, firmeza e sabedoria, em um momento de grande emergência. O professor Alexander estranhamente supõe que isso se refere ao Messias.

Sobre o filho do homem – Isso significa simplesmente homem, a linguagem sendo variada por causa da poesia. Compare as notas no Salmo 8: 4 . É verdade que a denominação “o Filho do homem” era uma designação favorita que o Senhor Jesus aplicou a si próprio para denotar que ele era verdadeiramente um homem e para indicar sua conexão com a natureza humana; mas a frase é freqüentemente usada apenas para denotar um homem. Aqui se refere ao rei ou governante civil.

A quem tu loucas forte por ti mesmo – O homem a quem tu levantaste para aquela posição exaltada, e a quem tu dotaste para fazer um trabalho por ti nessa posição. Um magistrado é um servo e um representante de Deus, designado para fazer uma obra por ele – não por si mesmo. Ver Romanos 13: 1-6 .

Comentário de E.W. Bullinger

sobre: ou mais.

homem. Hebraico ” i . H. App-14.

filho do homem = filho de Adão. Hebraico. “adão. App-14. Ver nota em Ezequiel 2: 1 .

Comentário de Adam Clarke

O homem da tua mão direita – A única pessoa que se pode dizer que está à direita de Deus como intercessora, é Jesus, o Messias. Que ele se torne nosso Libertador: indique-o para esse fim, e que sua força se manifeste em nossa fraqueza! Por quem os judeus serão restaurados, se é que algum dia serão restaurados em sua própria terra, mas por Jesus Cristo? Somente por Ele podem encontrar misericórdia; somente por meio dEle eles podem ser reconciliados com Deus.

Comentário de John Calvin

17 Que essa mão esteja sobre o homem da tua mão direita. Aqui o salmista repete em palavras claras a oração que ele havia expressado sob a figura de uma vinha, alegando que Deus defenderia, sob suas mãos, o homem de sua mão direita e o filho do homem que ele fortaleceu para si mesmo . incerto se ele fala apenas do rei ou se o povo também está incluído. Embora Jeroboão tenha sido ungido para ser rei, ele não chegou à posse da dignidade real de maneira lícita; e Deus nunca aprovou assim nenhum de seus sucessores, a ponto de despojar a posteridade de Davi do direito e poder do domínio. Deus, como vimos nos Salmos 78:67 , não escolheu a tribo de Efraim. pelo contrário, o cetro, por seu imutável decreto, foi dado à casa de Judá, como é claramente ensinado na profecia de Jacó ( Gênesis 49:10 .) Era, portanto, uma desmembragem básica e perversa do corpo, quando a maioria do povo se revoltou da casa de Davi e se submeteu a Jeroboão como seu rei. Sendo essa a facilidade, por que, então, pode-se dizer, o rei de Israel é orado dessa maneira? Para remover essa dificuldade, observe-se que, embora esse reino tenha tido um início desagradável, e Deus, como é afirmado em Oséias 13:11 , deu a eles um rei em sua ira, mas depois ficou satisfeito em tolerar sua continuidade; e a unção de Jeroboão testificou que ele havia ratificado o que havia sido feito de maneira desaconselhada e perversa pelo tumulto e rebelião do povo. A nação de Israel poderia, portanto, dizer que seu rei foi criado e estabelecido por Deus, que, com o objetivo de remediar a ruptura que havia sido feita, o adicionou como um participante na dignidade real dos filhos de Davi. Com esse aluguel, o estado do povo ficou muito prejudicado; mas, para impedir uma derrubada inteira, a ereção das dez tribos em um reino separado, sob a soberania de Jeroboão, foi, por assim dizer, um pilar posto sob o conselho secreto de Deus para sustentá-lo.

No entanto, não hesito em considerar todo o corpo da Igreja como compreendido sob as expressões: o homem da mão direita de Deus e o filho do homem. Um número semelhante é usado de maneira muito apropriada, pois foi a vontade divina que o povo escolhido deve ser como um homem. Pela mesma razão, o apóstolo Paulo também, em Gálatas 3:16 , coloca grande ênfase nas palavras, uma semente; pois Ismael, Esaú e outros, foram separados e dispersos quando Deus redimiu o braço, reunindo a semente de Abraão. Assim, pelo Filho do homem deve ser entendido o povo que Deus havia adotado para si mesmo, para que pudessem ser como um homem. (400) Mas, como essa unidade dependia da cabeça, admito prontamente que a frase tem uma referência particular ao rei, que preservou a maior parte do povo de se envolver em completa destruição. Aqui, novamente, o Profeta, ao procurar obter o favor divino, funda seu argumento e esperança apenas nos benefícios que Deus anteriormente lhes havia conferido. “Senhor”, como se ele tivesse dito, “já que pertence a ti aperfeiçoar o que você começou, preserve o rei a quem você nos deu!”

O descendente que a tua mão direita plantou;
Até o ramo que mais te enlouquece.

Seja estendido o teu apoio ao homem da tua mão direita;
Ao Filho do homem, a quem enlouquece por si mesmo.

E ele observa no versículo 17: “O salmista aqui abandona a representação figurativa e fala literalmente do povo de Israel, a quem Deus havia escolhido e muito favorecido”. “Comparando 2 Crônicas 36:22 ; Isaías 44:26 e Jeremias 25:12 ”, diz Dimock,“ com este versículo, Jeremias não pode, ou quem foi o autor deste salmo, dizer Ciro , por esses títulos, profetizado como restaurador de Israel, pelo nome , mais de cem anos antes de seu nascimento? Já foi pensado por outros, e é altamente provável, que a fraseologia aqui empregada contenha uma alusão mística ao Messias. Os piedosos israelitas estavam acostumados, em tempos de grande calamidade, a aguardar ansiosamente os dias daquele que reinaria sobre a casa de Jacó para sempre, e cujo reino não teria fim. Essas expressões marcantes, O homem da tua mão direita e O Filho do homem , aplicam-se no sentido mais pleno e perfeito a Cristo. Se a mão direita do homem de Deus for o homem colocado ali, a quem o título pode ser aplicado senão a ele? pois “a qual dos anjos disse Deus a qualquer momento, sente-se à minha mão direita?” ( Hebreus 1: 3 😉 e muito menos ele disse isso de qualquer rei judeu. Quanto à outra denominação, O Filho do homem , é um dos títulos mais definitivos de Cristo, sendo dado a ele nas Escrituras não menos que setenta e uma vezes; em sessenta e sete instâncias sozinho; uma vez por Daniel; uma vez pelo mártir Stephen; e duas vezes pelo apóstolo João no Apocalipse. Ele é também quem o Pai fortaleceu para a salvação de sua Igreja, e que ainda afastará a iniqüidade do povo escolhido e os restaurará para um lugar na Igreja, para que a partir de agora eles “não voltem mais. de Deus.”

Comentário de John Wesley

Seja a tua mão sobre o homem da tua destra, sobre o filho do homem a quem enlouqueces forte por ti mesmo.

Ser – Para protegê-lo e fortalecê-lo.

Mão direita – Benjamin significa o filho da mão direita, um filho amado, como Benjamin era para Jacó.

Filho do homem – O povo de Israel, que é freqüentemente mencionado como uma pessoa, como filho de Deus e primogênito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *