Estudo de Salmos 87:1 – Comentado e Explicado

Salmo dos filhos de Coré. Cântico. O Senhor ama a cidade que fundou nos montes santos;
Salmos 87:1

Comentário de Albert Barnes

Sua fundação – Este é um começo abrupto do salmo. Alguns dizem que o adjetivo “his” se refere ao próprio salmo, e essa expressão foi considerada parte do título do salmo, o que significa que o fundamento do salmo é a montanha sagrada onde os louvores a Deus foram celebrados; isso é Sião. Esta, no entanto, é uma interpretação forçada e antinatural. A explicação mais óbvia é se referir a Deus, e o significado é que seu “fundamento”, ou o que ele havia fundado e estabelecido, ou seja, o lugar para sua adoração ou para as instituições religiosas, estava no montanhas sagradas de Jerusalém. Parece que o salmista estava contemplando a cidade – olhando em seus muros e palácios, e especialmente no lugar que havia sido criado para a adoração a Deus, e que ele irrompe de maneira abrupta, dizendo que isto era o que Deus havia fundado; que aqui ele havia estabelecido sua casa; que aqui era o lugar onde ele era adorado e onde ele morava; que este era o lugar que ele mais amava do que todos os outros lugares onde os descendentes de Jacó habitavam.

Está nas montanhas sagradas – As montanhas de Jerusalém. Jerusalém é cercada por colinas, e dentro da própria cidade havia as colinas de Sião, Moriá, Acra e Bezetá; Veja as notas em Mateus 2: 1 . Essas colinas sagradas que Deus havia escolhido como o local de sua adoração solene – de sua própria morada. Compare as notas no Salmo 48: 1-2 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 87.

A natureza e a glória da igreja. O aumento, honra e conforto de seus membros.

Um Salmo ou Cântico para os filhos de Corá.

Título. ???? ????? ??? ???? libnei korach mizmor shiir. A inscrição deste salmo não o atribui a Davi, nem é particularmente mencionada a ocasião em que foi escrita. É certo que foi escrito em louvor a Jerusalém e dos privilégios particulares dos quais poderia se vangloriar acima de todas as outras cidades mais célebres do mundo: e pela maneira de começar, acho que foi escrito quando o autor completara seu desígnio na reparação, ampliação, embelezamento e fortificação de Jerusalém; portanto, atribuo-o a Davi, e acho que ele foi enviado por ele aos filhos de Corá, para ser cantado por eles no solene festival que foi designado para celebrar a fundação e a construção da cidade. Essa conjectura é, em certa medida, contada pelo parafrast de Chaldee, que faz esse salmo começar no segundo versículo: O Senhor ama os portões de Sion; e o primeiro verso, Seu fundamento está nas montanhas sagradas, para fazer parte da inscrição ou título, que, segundo ele, deve ter sido: “Uma canção do fundamento nas montanhas da santidade”. Houbigant acha que o salmo foi cantado pela primeira vez ao lançar as fundações do templo no Monte Sion. Mas é a cidade, e não o templo, que se diz estar fundado nessas montanhas. O começo deste salmo é impressionante e, que repentina exclamação de admiração e alegria deveria ser, abrupta e curta: o final, o que todo cidadão de Jerusalém que conhecia e valorizava os privilégios a que tinha direito, cantaria alegremente: fontes estão em ti. Nessas circunstâncias, juntamente com a glória dele, pela preferência que Deus deu a todas as outras cidades de Judá; ele a representa como uma honra maior nascer e habitar nela do que ser cidadão de qualquer uma das cidades mais célebres do mundo; sua garantia de que Deus a protegeria e estabeleceria: Deus mantendo um registro de todas as nações e marcando nele os cidadãos de Sion como seu povo favorito; e a alegria e o triunfo dos habitantes ao rever seus privilégios peculiares são belezas que não serão esquecidas por um leitor cuidadoso. Veja o Dr. Chandler.

Salmos 87: 1 . Seu fundamento está nas montanhas sagradas, etc. – É o seu fundamento nas montanhas da santidade: isto é, “Sião é o fundador de Deus”. Então, Isaías 14:32 . O Senhor fundou Sion, etc. Veja Salmos 132: 13 . E como Jerusalém foi construída em várias colinas, monte Sião, monte Moriá e outras montanhas menores, elas são chamadas montanhas ou colinas sagradas , sendo toda a cidade consagrada a Deus; e a própria cidade, a cidade santa, porque Deus habitava mais nela, pois era a morada fixa da arca de sua presença. Se imaginarmos o salmista observando a cidade recém-construída de alguma eminência ou do terraço no telhado de seu palácio, assim como ele a havia terminado, quão natural era para ele gritar de prazer e gratidão a Deus , que lhe permitiram concluir esse ótimo design; É o seu fundamento nas montanhas da santidade! Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 87: 1 . Sua fundação – Nomeadamente, a fundação da cidade, ou templo de Deus, da qual ele fala nos versículos seguintes. Os pensamentos do salmista, podemos supor, estavam fortemente fixados no templo e na cidade de Deus; ele os considerava plenamente e contemplava as glórias deles, e finalmente explode essa expressão abrupta, que tem uma referência, embora não ao que ele havia escrito antes, mas ao que ele pensava profundamente; nem seu significado era obscuro para quem sabia o que havia sido objeto de sua meditação. Assim, Dr. Horne: “O salmista, meditando sobre a força, a beleza e a glória da cidade santa, e imaginando os pensamentos de seus ouvintes ou leitores como empregados no mesmo assunto, surge imediatamente neste maneira.” Está nas montanhas sagradas – hebraico, ????? ???? , beharree kodesh, as montanhas da santidade; com o que ele se refere àquelas montanhas, ou “colinas da Judéia, que Deus havia escolhido e separado de todas as outras pessoas, para construir a cidade e o templo altamente favorecidos, a saber, o monte Sião, o monte Moriá e outras colinas menores. Eles são chamados de montanhas sagradas, ou montanhas de santidade, porque a cidade e o templo foram, em um sentido peculiar, consagrados a Deus, e porque Deus de maneira especial habitava nela, a arca de sua presença sendo fixada ali. As doutrinas, méritos e leis de Cristo são aquelas montanhas sagradas nas quais sua igreja, aqui tipificada pela cidade e pelo templo de Jerusalém, é construída; pois é edificado sobre Cristo, nosso Profeta, Sacerdote e Rei, e outro fundamento além deste que ninguém pode estabelecer. Está fundamentado na santidade; Cristo é um santo profeta, um santo sacerdote e um santo rei; sua doutrina, méritos e leis são todos santos. E santidade é a força e a estabilidade de sua igreja; que, e somente isso, o apoiará e evitará afundar: nem tanto “, diz Henry,” que seja construído sobre montanhas, mas que sobre montanhas sagradas ; ” mediante a palavra e a promessa do santo Deus, cuja confirmação ele jurou por sua santidade; mediante a mediação de seu santo Filho, que se manifestou para tirar nossos pecados, e se entregou por sua igreja, para que pudesse santificá-la e purificá-la; e sobre a influência santificadora do seu Espírito Santo e das leis sagradas, todas as quais, juntas, asseguram a santidade e a felicidade de seus membros.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. App-65.

Música. Hebraico. shir . App-65.

para os filhos de Corá: ie de ou por eles. Este título é repetido na subscrição após os Salmos 87: 7 , para enfatizar a ocasião de seu uso na elevação da Arca a Sião por Davi (951 aC, um ano sabático). Veja nota lá, e no título do Salmo 24.

Dele: ie Jeová (que Ele colocou em Sião).

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Sua fundação está nas montanhas sagradas – Jerusalém foi fundada nas montanhas ou colinas de Sião e Moriá. O aumento posterior da população obrigou os habitantes a inclinar todas as colinas contíguas; mas Sião e Moriá eram os principais. Sabemos que a Roma antiga foi construída em sete colinas.

Comentário de John Calvin

1 Seus fundamentos estão nos montes sagrados. Aqueles que concebem que Jerusalém aqui é entendida, como se se dissesse que foram fundados sobre as montanhas sagradas, estão em meu julgamento equivocados; pois o parente está no gênero masculino. Sei que alguns homens instruídos defendem essa opinião, supondo que as palavras, o povo, sejam fornecidas, embora seja especificada a capital da Judéia. Mas é desnecessário dizer algo para provar o que é aparente para todos, que essa exposição é forçada. Alguns intérpretes judeus acham mais provável que essa frase de abertura seja referida ao próprio salmo; e, consequentemente, eles explicam os fundamentos como denotando metaforicamente o tema, ou o assunto do poema, porque trata da cidade santa de Jerusalém, situada nas montanhas. Mas estou surpreso que eles devessem ter se enganado em um assunto tão óbvio. É bastante comum entre os hebreus colocar um parente sem antecedente, (495) esse modo de falar não deve parecer duro ou estranho. O nome de Deus é mencionado um pouco depois; e sabemos que ele está em toda parte representado como tendo fundado Jerusalém.

Alguns nas montanhas entendem Moriah e Sião (496), que eram os dois cumes de uma montanha em dois, mas isso é muito forçado. Como o país era montanhoso, devemos entender o profeta como tendo em seus olhos as várias montanhas vizinhas e contíguas que formaram uma corrente ao redor de Jerusalém; pois veremos em outro lugar que Jerusalém estava cercada por montanhas ( Salmos 125: 2 ). O significado verdadeiro e natural é que Deus escolheu as montanhas sagradas para fundar e erguer sua cidade no meio delas. Por um pouco depois, na acusação do sujeito, essas palavras ocorrem: “O próprio Altíssimo a estabelecerá”. Ele é de fato o fundador de outras cidades também; ainda não lemos sobre ele dizendo com respeito a qualquer outra cidade,

“Este é o meu descanso para sempre; aqui vou habitar; pois eu o desejei “
( Salmos 132: 14. )

Há essa diferença, que sempre deve ser lembrada, que enquanto outras cidades foram fundadas e construídas pela orientação e poder de Deus, apenas por uma questão de governo civil, Jerusalém era seu santuário peculiar e sua sede real. Isaías também usa uma forma semelhante de expressão ( Isaías 14:32 ): “O Senhor fundou Sião, e os pobres do seu povo confiarão nela.” Além disso, embora todo o país da Judéia tenha sido consagrado a Deus, ainda assim, diz-se que ele rejeitou todas as outras cidades e escolheu esta para si, na qual reinaria. Aqui a questão não é sobre política terrena, mas governo espiritual; pois a religião pura, a verdadeira adoração a Deus e a doutrina da piedade, naquela época não eram encontradas em nenhum outro lugar senão em Jerusalém.

Comentário de John Wesley

Sua fundação está nas montanhas sagradas.

Sua fundação – A fundação do templo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *