Estudo de Salmos 88:14 – Comentado e Explicado

Por que, Senhor, repelis a minha alma? Por que me ocultais a vossa face?
Salmos 88:14

Comentário de Albert Barnes

Senhor, por que rejeitas a minha alma? Por que me abandonas ou me abandonas? Por que você não interpõe, pois você tem todo o poder e desde que você é um Deus de misericórdia? Por que não me livras dos meus problemas? Quantas vezes as pessoas boas são constrangidas a fazer esta pergunta! Quantas vezes essa linguagem expressa exatamente o que está passando em suas mentes! Quão difícil é também responder à pergunta e ver por que Deus que tem todo o poder e que é infinitamente benevolente não se interpõe para libertar seu povo na aflição! A resposta a esta pergunta não pode ser totalmente dada neste mundo; haverá uma resposta fornecida sem dúvida na vida futura.

Por que escondeste de mim o teu rosto? Por que você não levanta a luz do seu rosto sobre mim e me mostra o seu favor? Deus parecia se afastar dele. Ele parecia não querer nem olhar para o sofredor. Ele permitiu que ele suportasse suas mágoas, impiedoso e sozinho.

Comentário de E.W. Bullinger

face. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Por que rejeitas a minha alma? Em vez da minha alma, várias versões antigas têm minha oração. Por que você se recusa a me ouvir e, assim, me abandona até a morte?

Comentário de John Calvin

14. Portanto, ó Jeová! rejeitarás a minha alma? Essas lamentações à primeira vista parecem indicar um estado de espírito no qual prevaleceu a tristeza sem nenhum consolo; mas eles contêm nelas orações tácitas. O salmista não orgulhosamente entra em debate com Deus, mas lamentavelmente deseja algum remédio para suas calamidades. Esse tipo de reclamação merece justamente ser considerado entre os gemidos indizíveis dos quais Paulo faz menção em Romanos 8:26 . Se o profeta se considerasse rejeitado e detestado por Deus, certamente não teria perseverado em oração. Mas aqui ele expõe o julgamento da carne, contra a qual lutou com força e magnanimidade, para que finalmente se manifeste pelo resultado de que ele não havia orado em vão. Embora, portanto, esse salmo não termine com ações de graças, mas com uma queixa triste, como se não houvesse lugar para a misericórdia, mas é muito mais útil como um meio de nos manter no dever de oração. O profeta, ao soltar esses suspiros e lançá-los, por assim dizer, no seio de Deus, sem dúvida deixou de não ter esperança na salvação da qual não via sinais pelo olho do sentido. Ele não chamou Deus, na abertura do salmo, o Deus da sua salvação, e depois se despediu de toda esperança de socorro dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *