Estudo de Salmos 89:5 – Comentado e Explicado

Senhor, os céus celebram as vossas maravilhosas obras, e na assembléia dos anjos a vossas fidelidade.
Salmos 89:5

Comentário de Albert Barnes

E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó Senhor – Ou seja, os habitantes do céu encontrarão nova ocasião para louvor na fidelidade evidenciada em cumprir a promessa a Davi, e nas coisas maravilhosas que ocorrerão sob essa promessa, e em sua realização. Se supusermos que essa promessa abraçou o Messias e seu reinado, veremos que novas ocasiões os anjos encontrariam para louvor – na encarnação do Redentor, e em tudo o que seria realizado por ele.

Tua fidelidade também na congregação dos santos – Na assembléia dos santos; isto é, os anjos. Em seus cânticos de louvor, isso estará entre as coisas que os enchem de alegria. A idéia é que os habitantes dos céus – os santos anjos – se interessariam profundamente pelo cumprimento dessa promessa, pois forneceria novas manifestações do caráter de Deus. Compare Apocalipse 5: 11-14 ; 1 Pedro 1:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

santos = santos, ou anjos. Veja a linha anterior, etc.

Comentário de Adam Clarke

Os céus louvarão as tuas maravilhas – As obras que serão realizadas por este descendente de Davi serão tão milagrosas que provarão que sua origem é divina: e santos e anjos se unirão para celebrar seus louvores.

Tua fidelidade também – Todas as tuas promessas serão cumpridas; e particularmente e supereminentemente aqueles que respeitam a congregação dos santos – as assembléias de crentes cristãos.

Comentário de John Calvin

5. E os céus louvarão a tua obra maravilhosa. O profeta, tendo falado da aliança de Deus, assim como a fé deveria começar pela palavra, agora desce a uma recomendação geral de suas obras. Deve-se observar, porém, que quando ele trata do maravilhoso poder de Deus, ele não tem outro fim a não ser exaltar e magnificar mais altamente a santidade da aliança. Ele exclama, que este é o Deus que tem reivindicações legítimas de ser servido e temido, que deve ser acreditado e em cujo poder a confiança mais hesitante pode ser depositada. As palavras trabalho maravilhoso, na primeira cláusula, limitariam, portanto, o poder que Deus exibe na preservação e manutenção de sua Igreja. Os céus, é verdade, são excelentes testemunhas e pregadores do maravilhoso poder de Deus; mas, atendendo ao escopo da passagem, será ainda mais evidente que os anexos aqui pronunciados têm uma referência especial ao fim de que falei. Alguns intérpretes explicam judiciosamente a palavra céu, dos anjos, entre os quais há uma alegria e felicitações comuns na salvação da Igreja. Esta interpretação é confirmada a partir da última cláusula do versículo, na qual é afirmado, que a verdade de Deus será celebrada na congregação dos santos. Não há dúvida de que o mesmo assunto é processado aqui e que pela palavra verdade, destina-se a sinalizar as notáveis ??libertações pelas quais Deus manifestou sua fidelidade às promessas feitas a seus servos.

Comentário de John Wesley

E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó SENHOR; a tua fidelidade também na congregação dos santos.

Céus – Os habitantes do céu.

Fidelidade – Entenda, será louvado; quais suplementos são comuns nas escrituras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *