Estudo de Salmos 9:13 – Comentado e Explicado

Tende piedade de mim, Senhor, vede a miséria a que me reduziram os inimigos; arrancai-me das portas da morte,
Salmos 9:13

Comentário de Albert Barnes

Tende piedade de mim, ó Senhor – O clamor por misericórdia implica que, embora Deus tivesse interposto e concedido a eles libertações surpreendentes, ele ainda estava cercado por inimigos e ainda estava com problemas. Veja a introdução ao salmo, 2,3. Ele havia sido libertado de muitos problemas, mas ainda havia muitos que o pressionavam, e agora pede a Deus que se interponha ainda mais em seu favor e conceda a ele libertação total de todas as suas tristezas e perigos. O problema a que ele se refere aqui era do mesmo tipo que o anunciado na parte anterior do salmo – o que resulta dos esforços de inimigos formidáveis.

Considere o meu problema – Não se esqueça deste problema; mantenha-o em lembrança; olhe para o seu caráter e sua profundidade, e misericordiosamente interponha para me libertar.

Que sofro daqueles que me odeiam – Ou: “veja meu sofrimento surgindo daqueles que me odeiam; ou, que é produzido por aqueles que me odeiam. ” O objetivo é fixar a atenção na grandeza desse sofrimento, causado por seus “inimigos” ou por seus inimigos – os inimigos que ainda não haviam sido vencidos.

Tu que me levantas das portas da morte – Tu em quem eu confio para fazer isso; ou, quem já fez isso no passado. A ideia de bares e paredes; como entrado pelos portões – a sepultura que conduz a ele. Veja Introdução a Jó, Seção 7, e as notas em Jó 10: 21-22 . O salmista sentiu que havia chegado perto daquela morada sombria e sombria, e que Deus só poderia resgatá-lo dela; portanto, no problema que agora ameaçava sua vida, ele espera que ele interfira e o salve.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 9: 13-14 . Considere o meu problema – Nomeadamente, com compaixão e eficácia, de modo a me tirar dele; tu que me elevas dos portões da morte – Do limiar ou da boca da sepultura, na qual eu estava caindo, estando tão perto da morte quanto um homem está na cidade que chegou aos próprios portões dela. Que eu possa mostrar teu louvor nos portões – Nas grandes assembléias que geralmente eram realizadas nos portões das cidades; da filha de Sião – Das pessoas que vivem, pertencem ou se reúnem em Sião. A esses portões de Sião, ele se opõe elegantemente aos portões da morte e declara que, se for retirado deste, ele entrará no primeiro. As cidades, deve-se observar, são como mães de seu povo, e as pessoas são comumente chamadas de filhas. Assim, as filhas do Egito, Jeremias 46:11 ; e de Edom, Lamentações 4:21 ; e de Tiro, Salmos 45:12 ; são colocados para as pessoas desses lugares. Eu me regozijarei em tua salvação – Nomeadamente, com alegria espiritual e ação de graças; caso contrário, não haveria motivo adequado para ser usado para Deus em oração.

Comentário de E.W. Bullinger

Tenha misericórdia = Seja gentil ou favorável a isso.

Comentário de Adam Clarke

Tende piedade de mim, ó Senhor – Davi, tendo estabelecido as máximas anteriores, agora reivindica sua parte na verdade deles. Eu também estou com problemas pelas trocas injustas de meus inimigos; Eu sou levado aos portões da morte; tende piedade de mim e me levanta, para que, sendo salvo das portas da morte, eu possa mostrar teu louvor nas portas da filha de Sião. Os portões da morte – uma cova aberta, levando a um inferno bocejando. Os portões da filha de Sião – todas as ordenanças de Deus, pelas quais a alma é ajudada a avançar para o céu.

Comentário de John Calvin

13. Tende piedade de mim, ó Jeová. Penso que esta é a segunda parte do salmo. Outros, no entanto, têm uma opinião diferente e consideram que Davi, de acordo com sua prática frequente, ao mesmo tempo em que agradece a Deus pela libertação realizada por ele, mistura com seu agradecimento um relato do que havia sido o problema de sua oração na igreja. extremidade de sua angústia; e exemplos do mesmo tipo, confesso, estão em todos os lugares nos Salmos. Mas quando considero todas as circunstâncias mais atentamente, sou obrigado a inclinar-me para a outra opinião, a saber, que no início ele comemorou os favores que lhe eram conferidos, a fim de dar lugar à oração; e o salmo é finalmente concluído com uma oração. Ele não passa, portanto, por aqui, a inserir as orações que ele havia feito anteriormente em meio a seus perigos e ansiedades; mas ele propositalmente implora a ajuda de Deus no momento atual (178) e pede que Ele, a quem ele havia experimentado frequentemente como seu libertador, continuasse o exercício da mesma graça para com ele. Seus inimigos, talvez, a quem ele já havia vencido em várias ocasiões, tendo reunido nova coragem e levantado novas forças, fizeram um esforço desesperado, pois muitas vezes vemos aqueles que são levados ao desespero se precipitarem sobre seus inimigos apenas com maior impetuosidade e raiva . De fato, é certo que Davi, quando fez essa oração, foi tomado pelo maior medo; pois ele, por um pequeno assunto, não teria chamado a Deus para testemunhar sua aflição da maneira que aqui faz. Deve-se observar que enquanto ele se humilha humildemente à misericórdia de Deus, ele carrega, com uma mente paciente e submissa, a cruz que foi colocada sobre ele. (179) Mas devemos principalmente marcar o título que ele dá a Deus, chamando- o de levantador dos portões da morte; pois não conseguimos encontrar uma expressão mais apropriada do que elevar para a palavra hebraica ????? , meromem. Com isso, o salmista, em primeiro lugar, fortalece sua fé a partir de sua experiência passada, na medida em que muitas vezes fora libertado dos maiores perigos. E, em segundo lugar, ele se assegura de libertação, mesmo nas próprias mandíbulas da morte; porque Deus está acostumado não apenas a socorrer seus servos, e a livrá-los de suas calamidades por meios comuns, mas também a trazê-los da sepultura, mesmo depois de toda a esperança de vida ser cortada; pois os portões da morte são uma expressão metafórica, denotando os maiores perigos que ameaçam a destruição, ou melhor, que abrem a cova diante de nós. Portanto, para que nem o peso das calamidades que atualmente suportamos, nem o medo daquelas que vemos iminentes sobre nós, possam sobrecarregar nossa fé ou interromper nossas orações, lembremos que o ofício de elevar o seu povo desde os portões da morte não é atribuído a Deus em vão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *