Estudo de Salmos 9:16 – Comentado e Explicado

O Senhor se manifestou e fez justiça, capturando o ímpio em suas próprias redes.
Salmos 9:16

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é conhecido pelo julgamento que ele executa – Pelo quê; ele faz no trato com os homens, distribuindo recompensas e punições, concedendo bênçãos aos justos e enviando punições aos ímpios. Ou seja, seu caráter pode ser aprendido em suas relações com a humanidade; ou, estudando a dispensação de sua providência, podemos aprender o que ele é. Essa é sempre uma maneira justa e adequada de estimar o caráter, tanto em relação a Deus quanto ao homem; e é apropriado, em todos os momentos, estudar o que Deus faz, aprender o que ele é.

O ímpio é enredado na obra de suas próprias mãos – O mesmo sentimento que é expresso aqui ocorre no Salmo 7:16 . A idéia é que os iníquos são a causa de sua própria destruição; seus próprios dispositivos e projetos são o meio de sua ruína, e eles são feitos seus próprios executores. É a isso que o escritor parece se referir particularmente na parte anterior do versículo, quando diz que “o Senhor é conhecido pelo juízo que executa”. Esse grande princípio é revelado em suas relações com os seres humanos, de que o caminho que os homens maus seguem é a causa de sua própria ruína. As leis de Deus em grande parte se executam, e os homens trazem sobre si mesmos sua própria destruição. É a mais alta perfeição do governo fazer com que as leis de execução se executem.

Higgaion – Margem, “Meditação”. Esta palavra ocorre em outro lugar apenas nos seguintes lugares, Salmo 19:14 , prestados meditação; Salmo 92: 3 , emitido som solene; Lamentações 3:62 . dispositivo renderizado. Seu significado próprio é murmúrio; murmurando; a emissão de um som baixo, como o som baixo de uma harpa; ou o murmúrio ou murmuração de quem fala consigo mesmo; e depois meditação. Compare as notas no Salmo 2: 1 , na palavra “imagine”, Margem, medite – o verbo do qual isso é derivado. Gesenius supõe que é aqui um som musical. Portanto, é entendido pela Septuaginta – ?d? d?a???µat?? ode diapsalmatos Não se sabe por que é introduzido aqui. Parece não haver nada no sentido que o exija, pois não há uma razão específica para o leitor fazer uma pausa e meditar aqui, em vez de em qualquer outro lugar do salmo. É sem dúvida uma mera pausa musical, embora talvez indique o tipo de pausa na música, como um som ou interlúdio especial no instrumento musical empregado.

Selah – Outro termo musical, veja as notas no Salmo 3: 2 . Isso indica uma pausa geral; a palavra Higgaion denota o tipo particular de pausa.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 9:16 . Higgaion Veja a nota no Salmos 3: 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

Higgaion = solilóquio, ou meditação. Veja App-66.

Selah. Conectando o iníquo (singular) dos Salmos 9:16 com os iníquos (plural) dos Salmos 9:17 . Veja App-66.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é conhecido pelo julgamento – nem toda vítima pode ser adequadamente chamada de julgamento de Deus. O julgamento é seu trabalho estranho; mas quando ele executa, sua mente é claramente visível. Não há causas naturais às quais tais calamidades possam ser legalmente atribuídas.

O ímpio é preso na obra de suas próprias mãos – Não há nada que um homem mau faça que não seja contra seu próprio interesse. Ele está continuamente prejudicando a si mesmo e se esforça mais para destruir sua alma do que o justo faz para que seja salvo para a vida eterna. Esta é uma verdade pesada; e o salmista acrescenta: Higgaion, Selah. Medite sobre isso; marque bem. Veja no Salmo 3: 3 ; (Nota). Alguns pensam que é uma direção para os músicos, algo como o nosso Presto, Largo, Vivace, Allegro: “Toque de maneira rápida e ousada; bata longe; deixe que o sentido e o som se acompanhem”.

Comentário de John Calvin

16. O Senhor é conhecido na execução de julgamento. A leitura das palavras literalmente é esta: O conhecido Senhor fez julgamento. Essa maneira de falar é abrupta, e sua própria brevidade a torna obscura. É, portanto, explicado de duas maneiras. Alguns explicam assim: – Deus começa a ser conhecido quando castiga os iníquos. Mas o outro sentido se adapta melhor à passagem, a saber, que é algo óbvio e manifesto a todos que Deus executa o ofício de juiz, sempre que ele enlaça os iníquos em sua própria maldade. Em suma, sempre que Deus se volta contra quaisquer esquemas de malícia que eles inventem, Davi declara que, neste caso, o julgamento divino é tão evidente, que o que acontece pode ser atribuído nem à natureza nem à fortuna. Se Deus, portanto, assim manifestar manifestamente, a qualquer momento, o poder de sua mão, vamos aprender a abrir nossos olhos, para que, pelos julgamentos que ele executa sobre os inimigos de sua Igreja, nossa fé seja cada vez mais confirmada. . Quanto à palavra Higgaion, que significa propriamente meditação, atualmente não posso atribuir uma razão melhor por que ela foi inserida do que isso, porque Davi pretendia fixar as mentes dos piedosos na meditação nos julgamentos de Deus. A palavra Selah pretendia responder ao mesmo propósito e, como já disse antes, regulava o canto de maneira a fazer a música corresponder às palavras e sentimentos.

Comentário de John Wesley

O Senhor é conhecido pelo juízo que executa: o ímpio é enredado na obra de suas próprias mãos. Higgaion. / * Selah * /.

Higgaion – Este é um termo musical, ou uma nota de atenção, indicando que o assunto merece meditação profunda ou consideração, como a palavra significa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *