Estudo de Salmos 94:18 – Comentado e Explicado

Quando penso: Vacilam-me os pés, sustenta-me, Senhor, a vossa graça.
Salmos 94:18

Comentário de Albert Barnes

Quando eu disse: Meu pé escorregou – não aguento mais. Minha força se foi; e devo afundar na sepultura. O original aqui é: “Se eu disser, meu pé escorrega”, etc. A afirmação é geral; que se a qualquer momento ele tivesse sido, ou deveria ser, nessas circunstâncias, Deus interporia. A observação geral, no entanto, baseia-se em sua interposição nessa ocasião específica. Sua ajuda foi tão marcante e oportuna que ele sentiu que poderia fazer a declaração geral em relação a toda a sua vida – a todas as circunstâncias em que ele seria colocado.

Tua misericórdia, ó Senhor, me sustentou – Por tua interposição misericordiosa, me impediste de cair. Foi a força apresentada como a expressão de “misericórdia”; não força para a qual ele tinha alguma reivindicação. Quantas vezes na vida podemos dizer isso de nós mesmos, que quando estamos prontos para afundar; quando nossa força quase se foi; quando uma pressão um pouco mais severa nos levaria à sepultura, Deus, por sua misericórdia e poder, interpôs e nos salvou! Todo ato de misericórdia – toda nova interposição dessa maneira – é uma nova dádiva da vida e nos impõe uma obrigação como se tivéssemos acabado de ser criados, pois é muito mais a vida dada por Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 94:18 . Quando eu disse: Meu pé escorrega O escorregamento ou movimento do pé é uma expressão com a qual frequentemente nos encontramos, para significar qualquer perigo inevitável, como acontece aqui; e parece ser uma metáfora tirada da conseqüência segura de tal acidente, quando dois homens estão envolvidos em um único combate; nesse caso, se um deles tropeçar e cair, seu adversário o terá à sua mercê.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 94:18 . Quando eu disse: Meu pé escorregou – agora estou a ponto de cair em travessuras e destruição total; Tua misericórdia, ó Senhor, me sustentou . Uma mão misericordiosa, graciosa e poderosa foi imediatamente estendida para apoiar meus passos e estabelecer meus passos. Observem, leitor, estamos atentos, não apenas ao poder de Deus, mas à sua pena, por suportes espirituais, e então estamos preparados para receber esses suportes, quando somos sensíveis à nossa própria fraqueza e incapacidade de sustentar nossa própria força, e venha a Deus para reconhecê-lo e dizer a ele como nosso pé escorrega.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça.

segurou-me. Compare os Salmos 91:12 .

Comentário de Adam Clarke

Quando eu disse, meu pé escorregou – Quando me senti tão fraco e meu inimigo tão forte, que saí primeiro da minha guarda e depois do meu centro de gravidade, e minha queda pareceu inevitável:

Tua misericórdia, ó Senhor, me sustentou – ?????? yisadeni , me sustentou . É uma metáfora tirada de qualquer coisa que caia, que seja sustentada, escorada ou apoiada. Quantas vezes a misericórdia de Deus impede a ruína dos crentes fracos e daqueles que foram infiéis!

Comentário de John Calvin

18. Se eu disser: Meu pé caiu O que é dito neste versículo confirma a afirmação anterior. Quanto mais elogia a bondade e o poder de Deus, ele declara que não era um perigo comum do qual ele havia sido resgatado, mas de certa maneira da morte atual. A importância da linguagem é que a morte o encarava tão completamente à vista, que ele se desesperava; como Paulo fala de ter tido a mensagem da morte em si mesmo, quando sua condição estava desesperada, e ele havia perdido a esperança de vida ( 2 Coríntios 1: 9 ). O fato de o salmista ter sido entregue depois de considerar a morte certa , tornou a interposição divina a mais visível. Se o entendermos como falando de morte temporal apenas na expressão, Meu pé caiu – não há nada inexplicável na circunstância de ele ter se desesperado, (37) pois Deus muitas vezes prolonga a vida de seu povo no mundo, quando perdeu a esperança e estava se preparando para a partida. Possivelmente, no entanto, o salmista significa apenas que essa era a linguagem dos sentidos; e isso é o mais provável, porque já vimos que ele nunca deixou de orar a Deus – uma prova de que ele ainda tinha alguma esperança. O versículo seguinte oferece ainda mais provas, pois ali ele nos diz que suas aflições sempre foram misturadas com algum conforto. Por pensamentos, ele quer dizer preocupações ansiosas e desconcertantes, que o teriam dominado se o consolo não lhe tivesse sido comunicado do alto. Aprendemos essa verdade com a passagem: Que Deus interpõe em favor de seu povo, com a devida consideração pela magnitude de suas provações e angústias, e no exato momento necessário, ampliando-os em seus estreitos, como achamos declarado em outros lugares. Quanto mais pesadas nossas calamidades crescem, devemos esperar que a graça divina seja apenas a mais poderosa manifestada para nos confortar debaixo deles ( Salmos 4: 1 ). Mas, se pela fraqueza da carne formos atormentados e atormentados por preocupações ansiosas, devemos fique satisfeito com o remédio de que o salmista aqui fala em termos tão elevados. Os crentes estão conscientes de dois estados mentais muito diferentes. Por um lado, são afligidos e angustiados com vários medos e ansiedades; por outro, há uma alegria secreta que lhes é comunicada do alto, e isso corresponde à necessidade deles, de modo a impedir que sejam engolidos por qualquer complicação ou força de calamidade que possa assaltá-los.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *