Estudo de Salmos 96:1 – Comentado e Explicado

Cantai ao Senhor um cântico novo. Cantai ao Senhor, terra inteira.
Salmos 96:1

Comentário de Albert Barnes

Ó cante ao Senhor uma nova canção – Veja as notas no Salmo 33: 3 . Esta é a única adição feita à forma original do salmo. A palavra nova aqui implica que houve uma nova ocasião para celebrar os louvores a Deus; que algum evento ocorreu, ou que alguma verdade relativa ao caráter divino havia sido divulgada, o que não poderia muito bem ser expresso em nenhum salmo ou hino então em uso. É um apelo a todos para que celebrem os louvores ao Senhor em uma canção “nova” – nova, particularmente porque ela pede que “toda a terra” se junte a ela; e possivelmente isso foi planejado para sugerir a idéia de que, enquanto o templo estivesse em pé, começaria uma dispensação, sob a qual a distinção entre judeus e gentios seria quebrada, e toda a humanidade se uniria no louvor a Deus.

Cante ao Senhor, toda a terra – todas as nações. Todas as pessoas tiveram ocasião de abençoar seu nome; para elogiá-lo. O que ele havia feito, o que ainda estava fazendo, era do interesse de todas as terras e fez um apelo a todas as pessoas para elogiá-lo. O salmo é construído com base nessa suposição, de que a ocasião de louvor referida foi aquela em que todas as pessoas estavam interessadas; ou, em outras palavras, que o Senhor era o Deus verdadeiro sobre todas as nações e que todas as pessoas deveriam reconhecê-lo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 96.

Uma exortação a louvar a Deus, por sua grandeza, por seu reino e por seu julgamento geral.

Este salmo é atribuído a Davi nas cópias gregas. Foi composta por ele após a tradução da arca da casa de Obede-Edom para o lugar que ele preparara para ela no monte Sião: e existe em 1 Crônicas 16, diferindo apenas em alguns detalhes, que deveriam ter foi adicionado por Esdras ao reconstruir o templo após o cativeiro. Mas, diz o bispo Patrick, nunca houve uma conclusão completa até a época do Messias, que era de fato o templo de Deus, que veio habitar entre nós. Vários rabinos judeus reconhecem que pertence ao seu tempo, e o título siríaco nos informa, que era uma profecia da vinda de Cristo e o chamado dos gentios.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 96: 1-3 . Ó canta ao Senhor um novo cântico – Nesta nova e grande ocasião, não a remoção da arca, na qual não havia nada novo, senão uma circunstância insignificante de lugar, mas a vinda do Messias, a confirmação da nova aliança por sua sangue e o chamado dos gentios; abençoe e louve o nome do Senhor, cantando uma nova canção, ou seja, uma excelente canção, produto de novos afetos, revestida de novas expressões. Mostre sua salvação dia após dia – Essa grande obra da redenção e salvação do mundo pelo Messias. Declare sua glória entre os pagãos – Você, que será designado como mensageiro para as nações gentias, e todos os que serão chamados dessas nações para o conhecimento de Deus e de Cristo, publiquem esta obra gloriosa e maravilhosa a todos os pagãos entre a quem você mora ou a quem você pode vir.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

uma nova música. Salmo 96 é o chamado; Salmo 97 é a resposta. Compare o Salmo 98 e o Salmo 99. O assunto é o próximo descanso para a Terra, para o qual a criação espera Romanos 8: 18-23 ).

a Terra. Este é o assunto do livro IV. Veja notas na p. 809

Comentário de Adam Clarke

Cante ao Senhor um novo cântico – Um cântico de excelência peculiar, pois nesse sentido o termo novo é repetidamente adotado nas Escrituras. Ele fez coisas extraordinárias por nós, e devemos nos destacar em louvor e ação de graças.

Comentário de John Calvin

1 Cante um novo cântico a Jeová Este começo mostra que, como já observei, o salmista está exortando o mundo inteiro, e não apenas os israelitas, ao exercício da devoção. Tampouco isso poderia ser feito, a menos que o evangelho fosse universalmente difundido como meio de transmitir o conhecimento de Deus. O ditado de Paulo deve necessariamente ser verdadeiro,

“Como invocarão aquele em quem não creram?” ( Romanos 10:14 .)

O mesmo apóstolo prova o chamado dos gentios, aduzindo em seu testemunho: “Louvai ao Senhor, gentios, com seu povo” – do qual se segue que a comunhão na fé está ligada à celebração conjunta de louvor ( Romanos 15:11 .) Além disso, o salmista exige um novo cântico (75), que não era comum e que havia sido criado anteriormente. Ele deve, portanto, referir-se a alguma exibição incomum e extraordinária da bondade divina. Assim, quando Isaías fala da restauração da Igreja, que foi maravilhosa e incrível, ele diz: “Cante ao Senhor um novo cântico” ( Isaías 42:10 .) O salmista insinua que o tempo chegou quando Deus erigiria seu reino no mundo de uma maneira totalmente desconhecida. Ele sugere ainda mais claramente, à medida que prossegue, que todas as nações compartilhariam o favor de Deus. Ele os convoca em todos os lugares para mostrar sua salvação e, desejando que eles a celebrem dia após dia, denota que não era de natureza enfraquecida ou evanescente, mas que deveria durar para sempre.

Comentário de John Wesley

Canta ao SENHOR um cântico novo; canta ao SENHOR toda a terra.

O canta – Nesta nova e grande ocasião, não a remoção da arca, mas a vinda do Messias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *