Estudo de Salmos 96:4 – Comentado e Explicado

Porque o Senhor é grande e digno de todo o louvor, o único temível de todos os deuses.
Salmos 96:4

Comentário de Albert Barnes

Pois o Senhor é grande – o Senhor é grande. Veja as notas no Salmo 77:13 . Este versículo é retirado literalmente de 1 Crônicas 16:25 .

E muito a ser louvado – Digno de louvor e adoração exaltados.

Ele deve ser temido acima de todos os deuses – Ele deve ser reverenciado e adorado acima de todos os que são chamados deuses. Maior honra deve ser dada a ele; mais elogios elevados devem ser atribuídos a ele. Ele é o governante de toda a terra e tem uma reivindicação de louvor universal. Mesmo se fosse admitido que eles eram deuses reais, ainda assim seria verdade que eles eram divindades locais e inferiores; que eles governavam apenas os países específicos onde eram adorados e reconhecidos como deuses, e que eles não tinham direito à adoração “universal” como o Senhor fez.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 96: 4-6 . Para o Senhor – hebraico, Jeová, é grande – infinito em sua natureza e atributos; e muito para ser louvado – Todos os nossos louvores mais exaltados ficam infinitamente aquém da sua grandeza. Ele deve ser temido acima de todos os deuses – Os deuses dos pagãos, como as próximas palavras explicam. Pois todos os deuses das nações são ídolos – ou, nada, como são chamados 1 Coríntios 8: 4 ; 1 Coríntios 10:19 ; e, como ?????? , elilim, aqui representados ídolos, significa; ou coisas vãs, como outros traduzem a palavra. O sentido é que, embora tenham usurpado o nome e o lugar da Divina Majestade, eles não têm nada de sua natureza ou poder neles. Honra e majestade estão diante dele – isto é, na presença dele, como raios disparados de seu rosto, que é o Sol da justiça. Há uma glória e majestade inconcebíveis em seu semblante e no lugar de sua presença. Força e beleza estão em seu santuário – ou em seu lugar santo; isto é, onde ele registra seu nome e garante sua presença, há as manifestações de seu poder e graça, ou bondade, e de todas as suas perfeições.

Comentário de E.W. Bullinger

deuses = governantes. Hebraico. “elohim. App-4. Ver nota em Êxodo 22: 9 .

Comentário de Adam Clarke

Ele deve ser temido acima de todos os deuses – acho que as duas cláusulas deste versículo devem ser lidas assim:

Jeová é grande e muito louvável.

Elohim deve ser temido acima de tudo.

Duvido que a palavra ????? Elohim seja sempre, por construção justa, aplicada a falsos deuses ou ídolos. A forma contratada no versículo seguinte parece ter esse significado.

Comentário de John Calvin

4. Porque Jeová é grande e muito louvável. Ele descreve particularmente aquele Deus, a quem ele gostaria de celebrar, e isso porque as nações gentias estavam propensas a se fundir em erro sobre esse assunto. Para que o mundo inteiro abjure suas superstições e se una à verdadeira religião, ele aponta o único Deus que é digno de louvor universal. Este é um ponto de maior importância. A menos que os homens sejam impedidos pelo devido respeito, eles podem apenas desonrá-lo quanto mais tentam adorá-lo. Devemos observar essa ordem se não profanarmos o nome de Deus e nos classificarmos entre homens incrédulos, que expuseram deuses por sua própria invenção. Por deuses no versículo pode ser entendido, como já observei ( Salmos 95: 3 ), anjos ou ídolos. Eu ainda seria de opinião que o termo compreende o que é ou é uma divindade considerada. Como Deus, por assim dizer, envia raios de si mesmo por todo o mundo por seus anjos, estes refletem algumas faíscas de sua Divindade. (78) Os homens, novamente, ao enquadrar os ídolos, formam para si mesmos deuses que não têm existência. O salmista os convenceria de que é um erro grosseiro atribuir honra indevida aos anjos ou ídolos, prejudicando assim a glória do único Deus verdadeiro. Ele convence as nações pagãs de paixão manifesta, com o fundamento de que seus deuses são vaidade e nada, pois esse é o significado da palavra hebraica ?????? , elilim (79), que é aplicada aqui aos ídolos com desprezo. O grande ponto do salmista é mostrar que, como a divindade é realmente e verdadeiramente encontrada em ninguém além do único Criador do mundo, essas religiões são vaidosas e desprezíveis, que corrompem a pura adoração a ele. Alguns podem perguntar: os anjos não devem ser considerados nada e vaidade, apenas porque muitos foram enganados ao pensarem nesses deuses? Eu responderia que ferimos os anjos quando lhes damos a honra que é devida somente a Deus; e, embora não estejamos afirmando que eles não são nada em si mesmos, ainda assim qualquer glória imaginária que lhes tenha sido anexada deve ser inútil. (80) Mas o salmista tem em seus olhos as ilusões grosseiras dos pagãos, que impiedosamente formaram deuses para si mesmos.

Antes de refutar suas noções absurdas, ele comenta muito bem a Deus que ele é grande e muito louvável – insinuando que sua glória como o infinito excede em muito o que eles sonhavam anexar aos seus ídolos. Não podemos deixar de notar a confiança com que o salmista afirma a glória do Deus verdadeiro, em oposição à opinião universal que os homens podem ter. O povo de Deus naquela época foi chamado a manter um conflito de descrições irrelevantes ou comuns com os anfitriões e a prodigiosa massa de superstições que então enchiam o mundo inteiro. Pode-se dizer que o verdadeiro Deus está confinado no canto obscuro da Judéia. Júpiter era o deus em todos os lugares recebido – e adorado em toda a Ásia, Europa e África. Todo país tinha seus próprios deuses peculiares a si mesmo, mas estes não eram desconhecidos em outras partes, e somente o verdadeiro Deus era roubado daquela glória que lhe pertencia. Todo o mundo conspirou para acreditar em uma mentira. No entanto, o salmista, sensível a que as vãs ilusões dos homens nada derrogariam da glória do Deus único, (81) menospreza com indiferença a opinião e o sufrágio universal da humanidade. A inferência é clara: não devemos concluir que essa seja necessariamente a verdadeira religião que se encontra com a aprovação da multidão; pois o julgamento formado pelo salmista deve ter caído imediatamente, se a religião fosse determinada pelos sufrágios dos homens, e sua adoração dependesse do capricho deles. Seja então que tantos concordam erradamente, insistiremos depois do Espírito Santo que eles não podem tirar da glória de Deus; pois o homem é vaidade, e tudo o que dele provém deve ser desconfiado. (82) Tendo afirmado a grandeza de Deus, ele prova isso por referência à formação do mundo, que reflete suas perfeições. Deus deve necessariamente existir por si mesmo e ser auto-suficiente, o que mostra a vaidade de todos os deuses que não fizeram o mundo. Os céus são mencionados – uma parte para o todo – como o poder de Deus é principalmente aparente neles, quando consideramos sua beleza e adorno.

e? ????, ??t?? ?fe??e?
??sµ?? ?s?? t??t? st?sa? e?pe?? ?µ?? ??t??.

Um Deus que nossos corações confessam: quem está ao lado
Aspira com Ele nossa homenagem a dividir,
Um mundo tão bonito que ele primeiro projete,
E diga, seu tecido terminou: ‘Este é meu.’ ”
Anotações de Merrick.

Comentário de John Wesley

Porque o SENHOR é grande e deve ser louvado; ele deve ser temido acima de todos os deuses.

Deuses – Os deuses das nações, como o próximo versículo expõe.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *